sexta-feira, 15 de junho de 2012

Resumo de História 7ª Série


Bom, para quem quiser estudar os critérios abaixo, esse resumo ajudará bastante. Se você estuda em qualquer colégio Bom Jesus, esses são os critérios do primeiro trimestre da 7ª série/8º ano.


1.       Diferenciar o colonialismo europeu do século XVI do neocolonialismo do século XIX:

Colonialismo Europeu do século XVI
Neocolonialismo do século XIX
Área principal de dominação
América
África e Ásia
Fase do capitalismo
Capitalismo mercantilista (comercial)
 Capitalismo financeiro e monopolista (industrial)
Patrocinadores
Burguesia comercial e Estados metropolitanos europeus
 Burguesia financeiro-industrial e Estados da Europa, América (EUA) e Ásia (Japão)
Objetivos econômicos
*Garantia de mercado consumidor para a produção econômica europeia
*Garantia de fornecimento de produtos coloniais, como artigos tropicais e metais preciosos.
 *Reserva de mercado para produção industrial
*Garantia de fornecimento de matérias primas, como carvão, ferro, petróleo e metais preciosos.
*Controle dos mercados externos para investimento de capitais excedentes.
Justificativa ideológica
 Expansão da fé cristã
 O homem branco tem a missão de espalhar o progresso técnico-científico pelo mundo.

2.       Caracterizar o termo darwinismo social de modo a relacioná-lo ao neocolonialismo do século XIX:
Teoria de Darwin (1859)
Sobrevivem as espécies que melhor se adaptarem ao meio em que vivem.
Justificativa-missão civilizadora.
·         Características biológicas do povo (raça branca)
·         Fé religiosa (cristianismo)
·         Desenvolvimento técnico e científico (proveniente da revolução industrial)

3.       Caracterizar os modelos de colonização do século XVI: povoamento e exploração:
Colonização de exploração:
·         Atendia aos interesses da metrópole (país que colonizava).
·         Era baseada na retirada de recursos e riquezas naturais (madeira e peles) das colônias com uso e mão de obra escrava.
·         Foi introduzido nas colônias o cultivo de produtos agrícolas de alto valor no mercado europeu (cana de açúcar) algodão e tabaco.
Colonização de povoamento:
·         Era baseada no trabalho livre e voltada para a criação de um mercado interno.
·         O colonizador tinha interesse em devolver o território.
·         Tinham autonomia e isso possibilitou a criação das bases do desenvolvimento.

4.       Caracterizar as ações da Inglaterra após a Guerra dos Sete Anos:
A guerra dos sete anos foi uma disputa entre a França e a Inglaterra pela região do atual Canadá.
Eles disputavam, pois ambos desejavam o domínio do comércio de peles e pesca.
 Os ingleses queriam atravessar os Montes Apalaches e o Rio Mississipi, avançando sobre as terras ocupadas pelos franceses.

Após a Guerra dos sete anos, os ingleses:
·         Aumentaram os impostos sobre os colonos para suprir os gastos da guerra (lei do açúcar e lei do selo)
·         Militarizaram dos colonos
·          O comércio colonial ficou restrito, proibindo a exportação de fumo, arroz, alcatrão e madeira para outros países além da Inglaterra e Escócia.


5.       Caracterizar as Leis Intoleráveis, as quais prejudicavam os colonos dos EUA:
·         Ocupação da Inglaterra do Porto de Boston.
·         Suspensão do direito de reunião na colônia.
·         Fechamento das assembleias.

6.       Identificar as principais características da Constituição dos EUA instituídas após a independência desse país:
A Constituição federalista dos EUA foi baseada nas teorias iluministas do filósofo Montesquieu. Os poderes da União foram divididos em Executivo, Legislativo e Judiciário, e o sistema adotado foi o presidencialismo. George Washington foi eleito o primeiro presidente dos EUA.

A Constituição dos EUA mantém suas características básicas desde 1790, porém pode ser alterada pela incorporação de novas medidas. Foram incorporadas dez novas normas (emendas) um ano após sua promulgação.
·         Liberdade de expressão: todos têm direito à livre opinião, e o Estado não ode punir ninguém pela expressão de ideias.
·         Liberdade de credo: todos têm direito a escolher sua religião.
·         Liberdade de imprensa: o governo não pode interferir no conteúdo a ser publicado na imprensa.
·         Liberdade de reunir-se em lugares públicos.
·         Liberdade de ter armas de fogo.
·         Liberdade de protestar contra as ações do governo e exigir mudanças.

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