sexta-feira, 22 de junho de 2012

Resumo Geografia 7ª Série


Bom, para quem quiser estudar os critérios abaixo, esse resumo ajudará bastante. Se você estuda em qualquer colégio Bom Jesus, esses são os critérios da primeira prova de geografia do segundo trimestre da 7ª série/8º ano.

Geografia
1.    Reconhecer os grupos étnicos que contribuíram na formação da população americana explicando a diversidade desses povos nos países:
Astecas: Dominavam técnicas avançadas de construção com arrojo arquitetônico, pavimentaram ruas com petróleo, construíram aquedutos, produziam obras de artesanato, pintura e escultura. Desenvolveram a escrita pictórica, a matemática e a astronomia. Deixavam a terra em descanso, e a irrigavam como hoje em dia. Criavam animais, praticavam o comércio, desenvolveram a metalurgia de ouro, prata, cobre, estanho e desenvolveram um calendário solar. Alimentavam-se de milho, cacau, mel e carne.

Maias:  Na época que os europeus chegaram à América, esta civilização já se encontrava em decadência. Eram conhecidos como os “gregos do Novo Mundo”, principalmente por seu forte desempenho na arquitetura. Eles elaboraram um calendário completo e exato, com base em profundos conhecimentos Matemáticos e Astronomicos, chegando a representar em tabelas, os eclipses da Lua e do Sol. Viviam onde hoje estão situados Belize, Guatemala, Honduras, El Salvador entre outros. Calendário solar: o ano era dividido em 365 dias, 18 meses com 20 dias cada, além de um mês com cinco dias.

Incas: As terras ocupadas por esta civilização eram montanhosas, na maior parte com mais de 3000 metros de altitude. Sua antiga capital era Cuzco. Foram a primeira civilização americana a criar um animal de médio porte, a lhama, para transporte. Atualmente os locais onde eles viviam são Peru, Bolívia, Chile e Argentina. Construíram um canal de irrigação e desenvolveram a metalurgia.

2.    Apontar fatores que explicam o crescimento e distribuição da população no continente americano:
As taxas de crescimento populacional estão diretamente relacionadas ao nível de desenvolvimento econômico e social de cada país. Isso explica, em parte, as diferenças entre os índices de crescimento dos países latino-americanos, que são elevados, e os índices do EUA e Canadá onde a população cresce mais lentamente. A partir de 1950, várias conquistas médicas e sanitárias foram estendidas a uma parte do mundo subdesenvolvido, incluindo América - Latina, diminuindo os índices de mortalidade nessas regiões. Como não ocorreu nenhuma alteração significativa no número de nascimentos houve uma profunda aceleração no crescimento populacional nos países mais pobres da América.

3.    Interpretar e comparar pirâmides etárias de países americanos:
Pirâmide etária: É um gráfico que apresenta a distribuição da população por idade e por sexo. Ela serve para o planejamento socioeconômico dos governos e para elaboração de planos de investimentos por alguns setores empresariais.
As pirâmides etárias se dividem em três faixas de idades: jovens (0 a 19 anos), adultos (20 a 59 anos) e idosos (mais de 60 anos).
Os países desenvolvidos apresentam pirâmides com base estreita e topo largo, já os países subdesenvolvidos apresentam pirâmides com base larga e topo estreito.

4.    Reconhecer a distribuição da PEA americana nos setores da economia:
PEA: população economicamente ativa.


A PEA se distribui pelos três setores econômicos. De acordo com o grau de desenvolvimento de um país, ele terá um ou outro setor mais desenvolvido.

5.    Caracterizar a mobilidade humana no continente americano:
Migração: movimento da população.
Imigração: entrada de pessoas no continente ou país.
Emigração: saída de pessoas de um país ou continente, em busca de melhor qualidade de vida, buscando empregos no exterior.

A maior parte dos emigrantes americanos buscam os estados unidos. Outros destinos da população Americana são a Espanha, o Japão e o Canadá.
O Brasil atrai Bolivianos e Peruanos, que vivem irregularmente no país.
O número de mulheres migrantes tem aumentado muito, principalmente das domésticas.

6.    Caracterizar a atividade tectônica e de vulcanismo no continente americano:
O continente americano apresenta grande diversidade geológica. Devido à sua grande extensão, possui terras situadas tanto próximas às zonas de contato entra placas tectônicas, como na porção central dessas placas. Essa característica, associada à variedade climática, criou formadas de relevo diversificadas e de rara beleza natural.
A Terra é formada por 12 placas tectônicas que se movimentam sobre o magma pastoso, elas se chocam, se afastam e se atritam continuamente.
As regiões do globo onde as placas tectônicas se chocam umas com as outras estão sujeitas a terremotos de grande intensidade ou podem formar montanhas, vulcões, falhas geográficas.

Observação:
·         Placas tectônicas que se chocam – convergentes
·         Placas tectônicas que se afastam – divergentes
·         Zona de subducção – área de convergência de placas tectônicas, onde uma das placas desliza para debaixo da outra.
·         Zona de obducção – ocorre quando uma placa tectônica é arrastada para cima de outra. É o oposto de subducção.
Ficheiro:Subduction.svg
Zona de subducção debaixo da Cordilheira dos Andes.

7.    Identificar as principais unidades do relevo americano, apontando características relevantes e as influências no dia a dia da população:
O relevo americano se divide em montanhas e planaltos de leste, planícies centrais e montanhas jovens de oeste.

Planícies centrais:
·         Planície do Rio São Lourenço: acompanha o vale desse rio, corresponde à área mais povoada do Canadá e possui grande expressão econômica.
·         Prairies (pradarias), próximas aos Grandes Lagos, que corresponde a uma área intensamente cultivada, onde se sobressai a cultura do trigo.
·         Planície do rio Orinoco: situada entre os Andes e os planaltos residuais norte amazônicos, ocupando o território venezuelano. Apresenta vegetação savana, onde se desenvolve a criação de bovinos.
·         Planície Amazônica: acompanha o rio Amazonas e caracteriza-se por uma intensa sedimentação.
Planaltos da porção Oriental:
·         Planalto Canadense: te, a forma de uma grande ferradura voltada para a baía de Hudson.
·         Montes Apalaches: se encontram as altitudes mais elevadas da América do Norte, situado no estado da Califórnia do Norte.

Na América do Sul, os mais importantes são os planaltos e serras do Atlântico-Leste-Sudeste (Brasil) e, no extremo sul da América do Sul, o Planalto da Patagônia. Nessas formações encontram-se minerais, como ferro e manganês, que são intensamente explorados no Canadá e Brasil. Nos Apalaches desenvolve-se a atividade extrativa do carvão.


Gostaram do resumo? Comentem!

3 comentários: