terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Resumo de Geografia AV2 3º Tri

Oi pessoal! Desculpem a demora, mas eu não tive muito tempo de fazer o resumo essa semana. Bom, não sei se vocês gostam de geografia, mas eu não gosto, nem um pouco, e ainda por cima são 9 critérios. Mas, pensem pelo lado bom: essa é a ÚLTIMA prova do ano! Claro, para quem não pegou recuperação... Bom, apesar de ter bastante matéria, eu sinceramente acho que será uma prova fácil. Bom, boa sorte, estudem bastante.


Geografia
1.       Demonstrar conhecimento sobre a localização dos países que constituem a América Central (porção continental e insular) em uma representação do continente americano:  



PRETO: CONTINENTAL OU ÍSTIMICA: Belize, Honduras, Guatemala, Nicarágua, El Salvador, Costa Rica, Panamá
VERMELHO: INSULAR: Cuba, Haiti, República Dominicana, Porto Rico (EUA), São Cristóvão e Névis, Antígua e Barbuda, Dominica, Santa Lúcia, Barbados, São Vicente e Granadinas, Granada, Trinidade e Tobago, Jamaica, Bahamas.

2.       Apontar os aspectos principais relacionados à população e ao espaço econômico dos países da América Central (porção continental e insular):
CONTINENTAL:
• A América Central continental possui 40 bilhões de habitantes.
• A maior parte habita os planaltos centrais e o litoral do pacifico.
• A mais baixa densidade demográfica é encontrada no litoral banhada pelo mar do caribe e das Antilhas.
• O país mais populoso é a Guatemala com 1/3 da população.
• Atividades econômicas primarias destacam-se agricultura de exportação (frutos e produtos tropicais).
• Nos planaltos em função dos bons solos de origem vulcânica produtos mais cultivados são o café (El Salvador) e o milho (Guatemala).
• Nas zonas de maior altitude cultiva-se trigo.
• Nas baixadas litorâneas do mar do caribe, o principal é a banana, nessa área entre Belize e o Panamá, chamamos de costa da banana. A produção dessa fruta, é feita por grandes companhias norte-americanas.
• Também cultiva-se em grande quantidade a cana-de-açúcar, o algodão e o abacaxi.
• Nas florestas do litoral caribenho temos madeiras de grande valor comercial (peroba, pau rosa e cedro) e chicle, exportado principalmente pelos EUA, para a produção de goma de mascar.
• A atividade industrial é pouco desenvolvida, apenas no Panamá e na Costa Rica há atividade industrial.

INSULAR:
• O arquipélago das Antilhas ou do caribe, é constituído por um grande número de ilhas, das quais 70 a 80 são habitadas.
• Existem 4 grandes grupos (de acordo com a posição geográfica e o tamanho): grandes Antilhas, pequenas Antilhas, arquipélago das Bahamas, e Ilha das Bermudas.
• A agricultura é a principal atividade econômica, destacando-se o cultivo de cana-de-açúcar. A república dominicana depois de cuba é o maior produtor da região.
• Também são cultivados banana, algodão, café, abacaxi e fumo.
• Encontram-se importantes jazidas minerais, entre elas de ferro, cobre, petróleo e bauxita (Jamaica).
• O setor industrial não apresenta grande desenvolvimento, no entanto, em razão da não cobrança de imposto de renda, várias empresas industriais norte-americanas optaram por abrir escritórios ali, para diminuir os custos dos impostos.
• Paraísos fiscais e turismo.

3.       Analisar a questão do Canal do Panamá e a importância que apresenta para o comércio americano:
Com a finalidade de encurtar a distância das viagens marítimas entre a costa do Atlântico e do Pacífico, e permitir rapidez na comunicação entre os dois oceanos, foi construído um canal em um dos pontos mais estreitos do istmo que une a América do Norte à América do Sul, no Panamá. Concluída em 1914, pelos EUA, a empreitada recebeu o nome de canal do Panamá. O canal possui 85 quilômetros de comprimento e sua travessia é possível graças a um sistema de eclusas e comportas.

4.       Demonstrar conhecimento sobre a localização dos países exportadores de produtos primários em uma representação do continente americano:
Mesma localização da imagem do critério 1.
Os países capitalistas subdesenvolvidos da América Latina apresentam basicamente o papel de exportadores de produtos primários – matérias-primas agrícolas e minerais. De modo geral, caracterizam-se pela forte dependência financeira, econômica e cultural em relação aos países desenvolvidos e por uma atividade industrial pouco diversificada e competitiva.
A agricultura é a principal atividade econômica das Antilhas, destacando-se o cultivo de cana-de-açúcar, algodão, banana, abacaxi, café e fumo. Nesse arquipélago encontram-se importantes jazidas minerais, entre elas as de ferro, cobre, petróleo e bauxita.

5.       Apontar os aspectos principais relacionados à população e ao espaço econômico dos países andinos e da Venezuela:
A denominação regional América Andina (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru) deve-se ao elemento natural mais marcante nesses países: a cordilheira dos Andes. A base da economia da América Andina é a produção de matérias-primas, principalmente minerais. Nessa atividade, destaca-se a extração de ouro, prata, petróleo, cobre, estanho, carvão e minério de ferro, que se destinam aos mercados externos.
Bolívia: um dos produtos nacionais mais importantes é o estanho, mas em virtude da localização das minas, a extração do estanho é muito difícil, e as condições de vida dos mineiros são muito precárias. Outro importante recurso natural na Bolívia é o gás natural.
Chile: tem como grande riqueza mineral o cobre. Conheceu entre 1987 e 2006 uma redução da pobreza e da pobreza extrema, no entanto, em termos de desigualdade social, não houve a mesma evolução – os 20% mais ricos tinham 13 vezes mais renda que os 20% mais pobres.
Colômbia: são significativas as reservas de petróleo, gás natural, carvão mineral, níquel, ouro e esmeraldas. No setor industrial, merecem destaque as indústrias química, têxtil, de alimentos, de couro e de máquinas. O país é o segundo mais populoso da América do Sul, com cerca de 44 milhões de habitantes.
Equador: abriga reservas de ouro, prata, chumbo e zinco. A cidade portuária de Guayaquil é a mais populosa.
Peru: produz em grande quantidade a prata e cobre. É, juntamente com o Chile, um dos principais produtores de pescado do mundo.
Venezuela: Assim como o Equador, a Venezuela possui importantes reservas petrolíferas. A produção de hidroeletricidade vem crescendo no país.

6.       Apontar os aspectos gerais relacionados à população e ao espaço econômico do Paraguai, do Uruguai e dos países que compõem as Guianas:
GUIANAS:
Espaço econômico:
• Situadas ao Norte do Brasil.
• Diferentemente dos outros países Sul-americanos, não foram colonizados por espanhóis nem por portugueses, eram colônias da França (Guiana Francesa), Inglaterra (Guiana inglesa) e Holanda (Guiana Holandesa). Hoje em dia são constituídos por dois países independentes, Guiana (inglesa) e Suriname (holandesa) e um departamento ultramarino Frances (Guiana Francesa).
• Principal riqueza: os minerais , destacando-se a bauxita (alumínio), extraída sobre tudo na Guiana e Suriname e exportada para EUA e Canadá. No litoral, Cana-de-açúcar, cacau, café e frutas tropicais.

PARAGUAI: 

Espaço econômico:
• Faz parte dos países platinos, por causa da bacia platina. 
• Não possui contato com o oceano, seu intercambio comercial com o exterior por via aérea, por via fluvial (rio Paraguai e Paraná), ou por rodovias (território Brasileiro atingindo o ponto de Paranaguá).
• A indústria e a atividade extrativa mineral são inexpressivas, a economia é baseada nas exportações de madeira e mate, soja, algodão, carne e laticínios.
• Tráfico de drogas e o contrabando também contribuem, ainda que de forma ilícita, para movimentar a economia.
• Exportador de energia elétrica.

URUGUAI:
População/espaço econômico:
• 91% vivem em áreas urbanas e praticamente a metade desse número se concentra na capital (Montevidéu), nesse local as principais atividades econômicas são o bancário e o portuário.
• Turismo: Punta del Este (cassinos, hotéis e restaurantes).
• Exportações: gado, tanto bovino, quanto ovino.
• O trigo, o milho e o arroz fazem parte das exportações, mas a agricultura é basicamente voltada para o consumo interno.
• Principais produtos importados: Carne, couro e lã.
• A indústria do Uruguai é pouco desenvolvida, destacando-se a alimentícia (frigorifico e laticínios, têxtil, que aproveitam os produtos agropecuários).

7.       Demonstrar conhecimentos sobre a localização de Cuba em uma representação do continente americano: 


8.       Identificar aspectos geográficos do arquipélago que compõe a República de Cuba:
·         Relevo: Planícies 60% do território.
·         As maiores altitudes da ilha estão na cordilheira Guaniguanico (no extremo oeste), o maciço de Escaubray (na porção central) e a Sierra Maestra, que é o ponto mais alto do arquipélago.
·         É tropical. Temperaturas entre 20°- 25°C.
·         Precipitação pluviométrica média anual de 1400 milímetros.

9.       Identificar as medidas adotadas pelo governo de Cuba para superar a crise decorrente do fim do apoio comunista:
1898: Independência politica em relação à Espanha.
1902: EUA começa a intervir politica e militarmente na ilha.
1961: EUA rompem relações comerciais e diplomáticas com cuba.
1962: Cuba é expulsa da OEA.
1990: Abertura do país aos investimentos estrangeiros.
2006: Fidel Castro se afasta da presidência, assumindo seu irmão Raul Castro.

4 comentários:

  1. Valeeeeeu! Nuss é mta coisa mas o conteúdo é fácil :)

    ResponderExcluir
  2. Oii! Vocês tem Facebook ? Eu sou de uma unidade do Sul,e sempre pego os resumos de vocês ! Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Eai a prova estava fácil?? Nós daqui de Rio Grande ainda vamos fazer esta pova :)

    ResponderExcluir
  4. Vocês podiam botar o gabarito da prova

    ResponderExcluir