domingo, 16 de setembro de 2012

Resumo de História AV1 3º Trimestre

Ooi pessoal! Aqui está, mas um resumo, e esse está bem grande, então estudem bastante e leiam o livro, das páginas 185 até 200, mais ou menos.


História
1.       Constatar como se deu a trajetória de ascensão política de Napoleão Bonaparte:
Após o golpe de 10 de novembro de 1799, chamado 18 Brumário, o poder do Diretório foi substituído pelo governo do consulado, estabelecendo uma nova ordem na França.
O jovem general Napoleão assumiu o cargo de 1º Consul. Pouco tempo depois, fortalecido politicamente por sucessivas vitórias militares, tornou-se imperador, legitimado por um plebiscito. Dois anos mais tarde, na catedral de Notre Dame, em Paris, Napoleão tornou-se Napoleão I, coroando a si mesmo, imperador da França – em vez desse ritual ser feito pelo Papa para deixar claro que o Estado não se submetia à Igreja.

2.       Identificar as principais realizações do governo napoleônico:
Como governante, Napoleão confirmou a distribuição de terras promovida pela Revolução Francesa e realizou obras públicas de grande porte, como a drenagem de pântanos e a construção de pontes, de redes de estradas e de canais. Reformou o sistema de impostos e fundou o Banco da França.
A educação mereceu atenção especial. Durante seu governo, grande parte das aldeias e cidades francesas ganhou escolas públicas elementares, onde as crianças aprendiam que deveriam amar seu imperador e obedecer a ele, além de rezar por sua segurança.
O imperador centralizou o governo em Paris e criou o Código Civil Napoleônico, que regulamentou a propriedade privada, mas também revelou preocupação com a família, destacando a importância da autoridade do marido sobre a mulher e filhos.
Também houve uma concordata que impôs o domínio do Estado sobre o clero: os bispos passaram a receber pensões do governo e a serem nomeados pelo imperador, e não pelo papa.

3.       Identificar os principais fatores do declínio político de Napoleão Bonaparte:
Em 1812, o Império Napoleônico atingiu sua extensão máxima, porém a população dava sinais de que já não suportava os custos, tanto em dinheiro como em vidas humanas, das sucessivas guerras. A insatisfação popular aumentou nos últimos anos do governo, quando as más colheitas resultaram em uma crise por escassez de alimentos em todo o império.
Aproveitando-se da crise interna do Estado francês, Inglaterra, Áustria, Prússia, Rússia e Suécia organizaram uma coligação, que venceu a França em 1813, na Batalha de Leipzig. Paris foi invadida e o imperador foi deposto.
Aprisionado em Elba, uma pequena ilha, Napoleão organizou uma tropa e voltou a Paris. Foi recebido com entusiasmo e reassumiu o trono em 1815. Governou pouco mais de três meses, até que novamente ocorreu a coligação que o havia deposto.
A derrota definitiva dele ocorreu na Batalha de Waterloo, na Bélgica, quando o exército coligado de ingleses e prussianos pôs fim à sua política imperialista e ao seu poder político na França. Ele foi obrigado a abdicar de vez do cargo de imperador e foi exilado na ilha de Santa Helena, onde viveu sobre rigorosa vigilância até sua morte, em 5 de maio de 1821.

4.       Caracterizar o Congresso de Viena e a Santa Aliança:
Congresso de Viena: entre 1814 e 1815, representantes das potências que derrotaram Napoleão reuniram-se em Viena. Eles pretendiam devolver ao continente a estabilidade abalada pela Revolução Francesa e pelas guerras napoleônicas. Planejavam recuperar as fronteiras europeias tais como eram antes do governo de Napoleão e elaborar um acordo de paz. Defensores dos privilégios da nobreza monárquica queriam reestabelecer o Antigo Regime. Os líderes do Congresso de Viena estabeleceram dois princípios a serem seguidos: o princípio da legitimidade, que determinava que as dinastias reinantes no período pré-revolucionário deveriam ter de volta seus tronos e territórios que possuíam até 1789, e o princípio do equilíbrio de poder, que estabelecia que as forças vencedoras teriam o direito de obter novas possessões fora da Europa e manter aquelas que já controlassem, como recompensa pela participação nas batalhas contra o imperador francês.
Santa Aliança: criada em 1815, com o objetivo de garantir a realização das medidas aprovadas durante o Congresso de Viena. A Santa Aliança dedicou-se a combater revoltas liberais na Europa e interferiu na política colonial dos países ibéricos, pois era favorável à recolonização das colônias americanas. Porém, não conseguiram cumprir seus principais objetivos, pois era tarde, o liberalismo já havia começado em todo continente europeu e americano.

5.       Identificar o contexto que antecedeu e resultou, em 1808, na fuga da Família Real para o Brasil:
A estratégia da transferência da corte para a colônia era uma forma de preservar o poder monárquico da família Bragança, evitando que ocorresse em Portugal o mesmo que na Espanha e em outros reinos, onde os governantes foram feitos reféns do imperador Napoleão.
Desse modo, o príncipe regente D. João, acompanhado de sua mãe, a rainha D. Maria, e de membros da corte, sob proteção da Marinha britânica, deixou Lisboa em novembro de 1807, chegando a Salvador em 22 de janeiro de 1808.
Assim que aportou no Brasil, D. João assinou um decreto abrindo os portos da colônia portuguesa às nações amigas, cumprindo o acordo feito com os ingleses. Essa medida extinguiu o chamado pacto colonial, isto é, a exclusividade de comércio da colônia com a metrópole.

6.       Reconhecer as mudanças políticas, econômicas e culturais ocorridas no Rio de Janeiro, em decorrência da chegada da Corte portuguesa:
Políticas: na política interna, o governo de D. João revogou decretos que proibiam a instalação de manufaturas na colônia e a assinatura de dois tratados com a Inglaterra: o de Aliança e Amizade e o de Comércio e Navegação.
Criaram-se o Banco do Brasil, a Casa da Moeda, as escolas da Marinha, Médico-Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro.
Na política externa, D. João implementou uma política expansionista, ordenou a invasão da Guiana Francesa e determinou a ocupação da Banda Oriental do Uruguai, incorporando-a, mais tarde, ao Brasil, como o nome de Província Cisplatina.
Econômicas: novos bairros foram criados para abrigar o aumento da população. A Rua do Ouvidor, no centro, ganhou ares de cidade europeia, com o surgimento de elegantes cabeleireiros, costureiras francesas, lojas de roupas, joalherias, chapelarias, tabacarias etc.
Culturais: a cultura foi bastante estimulada com a criação do Arquivo Central, que reunia mapas e cartas geográficas do Brasil e projetos de obras públicas. D. João criou a Imprensa Régia e, em setembro, surgiu a Gazeta do Rio de Janeiro. Logo vieram livros didáticos, técnicos e de poesia. Foram inaugurados um Observatório Astronômico, o Jardim Botânico e a Biblioteca Real, a atual Biblioteca Nacional.

7.       Constatar os motivos de retorno de D. João a Portugal, deixando D. Pedro como regente:
Portugal, desde a transferência da família real para o Brasil, estava sendo governado por um Conselho Inglês que prestava contas a D. João. O descontentamento começou a crescer no país. A perda do monopólio do comércio brasileiro e de diversos privilégios portugueses foi desastrosa para a economia portuguesa. O comércio com as colônias da Ásia e da África passou a ser feito diretamente com o governo português, sediado no Rio de Janeiro.
Em 1820, iniciou-se em Portugal, um processo revolucionário que apresentou duas exigências básicas: o retorno imediato de D. João VI para a Europa e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.

8.       Identificar a independência do Brasil como um projeto da elite brasileira desde o Dia do Fico e do ano de 1823:
p. 200
Do outro lado do Oceano Atlântico, as Cortes portuguesas continuavam exigindo o retorno do príncipe regente à Portugal. No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro recebeu um abaixo-assinado com centenas de assinatura (a Petição do Fico), pelo qual os brasileiros pediam ao regente que ficasse no país, e ele declarou que ficaria.
A separação de Portugal estava cada dia mais próxima. Em 7 de setembro de 1822, às margens do Riacho Ipiranga, em SP, D. Pedro oficializou a independência do Brasil.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Resumo de Ciências AV1 3º Trimestre

Oi pessoal! Olha só, a professora ainda não passou nada sobre o sistema urinário, mas vai cair na prova, provavelmente ela vai dar a matéria amanhã, mas leiam das páginas 116 até 119, porque mesmo sendo um sistema fácil e sem muitos órgãos, é bom estudar bastante :)


 Ciências
1.       Caracterizar a estrutura do coração e o funcionamento desse órgão:
O coração é uma bomba que impulsiona o sangue pelo corpo e é dividido em quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Ele é localizado na caixa toráxica, entre os pulmões, no local chamado de mediastino. Os batimentos cardíacos de contração são chamados sístole, e de relaxamento, diástole.

1.       Diferenciar circulação geral de circulação pulmonar:
Circulação pulmonar/pequena circulação: compreende o percurso do sangue do ventrículo direito até os pulmões, por meio da artéria pulmonar, e dos pulmões até o átrio esquerdo, por meio das veias pulmonares.
Circulação sistêmica/grande circulação: compreende o percurso do sangue do ventrículo esquerdo para todo o organismo, por meio da artéria aorta e de seus ramos, e dos diversos órgãos até o átrio direito, por meio das veias cavas e de seus ramos.

2.       Caracterizar os diferentes tipos de vasos sanguíneos presentes no corpo humano:
Artérias:
·         Partem do coração.
·         Tem paredes grossas, formadas por tecido muscular.
·         Suportam altas pressões.
·         O sangue circula com rapidez.
·         São elásticas, expandem-se a cada batimento cardíaco.
·         Afinam-se até formar arteríolas.
Veias:
·         Trazem o sangue até o coração.
·         Paredes mais finas do que as artérias.
·         O sangue circula mais lentamente.
·         Possuem válvulas que evitam refluxo.
·         As veias mais finas são vênulas.
Capilares:
·         Tubos muito finos.
·         São microscópicos, formados por uma única camada de células.
·         Do capilar sai uma solução contendo oxigênio e nutrientes para cada célula.
·         Esta solução volta ao capilar trazendo gás carbônico e resíduo.

3.       Reconhecer a importância do sangue no corpo humano:
O sangue, impulsionado pelo coração, percorre todo o corpo e tem as seguintes funções:
·         Transporte de nutrientes do intestino para todos os órgãos do corpo e suas células.
·         Transporte de impurezas das diferentes regiões do corpo para os órgãos excretores (rins) que filtram o sangue.
·         Transporte dos gases (O2 e CO2) que participam da respiração entre os pulmões e o restante do organismo.
·         Defesa do organismo devido à presença de glóbulos brancos, anticorpos e outros elementos de defesa.
·         Transporte de hormônios, substâncias produzidas pelas glândulas cuja função é regular grande parte de nossa atividade fisiológica.
·         Manutenção da temperatura corpórea, facilitando ou dificultando a perda de calor.

4.       Apontar a composição do sangue, de modo a reconhecer o papel de cada componente:
O sangue é formado por uma parte líquida, o plasma, e pelos elementos figurados: glóbulos vermelhos e brancos e plaquetas.
Plasma: parte líquida do sangue, que contém água, proteínas, oxigênio, gás carbônico, nutrientes, sais minerais, excretas, hormônios.
Hemácias: são os glóbulos vermelhos, células sem núcleo, achatadas, são produzidas na medula óssea e possui hemoglobina, o pigmento que dá cor vermelha ao sangue e tem função de transportar o oxigênio e gás carbônico.
Leucócitos: são os glóbulos brancos, desprovidas de hemoglobina, porém nucleadas, são produzidas na medula dos ossos longos e nos gânglios linfáticos e participam do processo de defesa do organismo, podendo ocorrer por fagocitose, diapedese, emitindo pseudópodes, etc.
Plaquetas: são fragmentos de células formadas na medula óssea, e tem função relacionada ao processo de coagulação sanguínea, que depende da presença do cálcio e da vitamina K (encontrada em brócolis, espinafre, iogurte...).

5.       Demonstrar conhecimento sobre a organização do sistema urinário, os órgãos que o compõem e suas respectivas funções, de modo a evidenciar a importância desse sistema para o organismo:
Rins: são dois órgãos vermelho-escuros, com a forma de um feijão de aproximadamente 12 centímetros. Em cada rim, a borda interna côncava constitui o hilo renal, por onde passam a artéria renal, a veia renal e o início do ureter, canal de escoamento da urina. Cada rim é um conjunto de muitos túbulos que filtram o sangue, chamados néfrons.
Os néfrons limpam o plasma sanguíneo de substâncias inúteis ou tóxicas, como ureia e ácido úrico, que, dissolvidas na água, vão formar a urina. Além de purificar o plasma sanguíneo, os rins também desempenham um papel de controle da pressão arterial e da quantidade de água no organismo.
Vias urinárias: as vias urinárias comunicam os rins com o exterior. Compreendem os cálices renais, a pelve renal, os ureteres, a bexiga e a uretra. Os cálices renais comunicam-se com a pelve renal, que se estende até o ureter, que liga cada rim à bexiga. Desta sai um canal, a uretra, que se abre para o exterior por meio de um orifício.

6.       Explicar o processo de excreção:
A excreção consiste na eliminação, pelo organismo, de substâncias nitrogenadas tóxicas. Pela urina nosso organismo elimina ureia, produzida no fígado a partir da amônia, que é resultante do metabolismo das proteínas, e água. O ácido úrico, outro produto do metabolismo das proteínas, também é eliminado pela urina.

7.       Reconhecer as unidades de filtração do sistema urinário, bem como o seu funcionamento:
Néfrons: recebem o sangue que chega por meio de pequenas arteríolas, que são ramificações da artéria renal. Chegando ao néfrons, a arteríola se ramifica em pequeníssimos capilares que entram numa região do néfrons chamada cápsula de Bowman. Tais capilares se enrolam e se aglomeram de tal forma que passam a formar um glomérulo dentro da cápsula de Bowman.
A alta pressão nos capilares do glomérulo força a parte fluida do sangue a atravessar as paredes da cápsula de Bowman. Então, água, sais minerais, glicose, aminoácidos, ureia e ácido úrico são filtrados caindo no interior do néfrons. O líquido passa pelos túbulos renais que constituem o néfrons. No caminho, glicose, aminoácidos, parte dos sais minerais e parte da água são reabsorvidos, isto é, abandonam os túbulos renais e retornam para a corrente sanguínea dos vários capilares que circundam o néfrons.
Resta no interior do néfrons um líquido mais concentrado com água, sais minerais, ureia e ácido úrico e algumas outras substâncias: a urina, que vai para o tubo coletor, e depois leva a urina para as pirâmides renais até cair nas vias urinárias.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Resumo de Português AV1 3º Trimestre

Ooi, desculpem a demora pra postar, mas é de português, então é bem mais longo e complicado. Aqui está, espero que estudem bastante. Não se esqueçam de ler as páginas: 67-69 sobre vozes do verbo; 160-163 sobre complementos nominais e outras, mas principalmente essas.


Língua Portuguesa
1.       Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto:
2.       Relacionar as ideias explícitas ou implícitas do texto em análise com informações diversificadas:
3.       Interpretar o sentido de palavras ou expressões, com base no contexto:
4.       Reconhecer as características de uma resenha crítica:
·         Trata-se de um texto que informa sobre um objeto cultural, destacando aspectos positivos e negativos dele, com a finalidade de orientar o leitor a consumi-lo ou não.
·         Tem estrutura relativamente livre.
·         Descreve o objeto e avalia seus aspectos mais significativos.
·         Apresenta verbos predominantemente no presente do indicativo.
·          Linguagem geralmente impessoal, de acordo com a norma-padrão, mas que pode variar conforme o veículo em que é publicada e o público a que se destina.

5.       Interpretar resenhas críticas, identificando as intenções do resenhista:
A intenção do resenhista é fazer com que os leitores consumam ou não o produto que está sendo tratado, de acordo com as características (positivas ou negativas) dadas.

6.       Estabelecer relações intertextuais entre a obra lida e outros textos:
7.       Identificar os complementos nominais presentes em um texto percebendo o valor de sentido que eles têm:
Complemento nominal é o termo sintático que complementa nomes, isto é, substantivos, adjetivos e advérbios.
Normalmente é precedido de preposição e quase sempre representa o alvo para o qual tende um movimento, um sentimento ou uma disposição.
Ex.: Nicolau tem muito interesse por leitura. (Complemento nominal).

O complemento nominal pode ter como núcleo:
·         Um substantivo: Ele é apaixonado pelos filhos.
·         Um pronome: Sempre moramos perto deles.
·         Um numeral: Esta refeição é suficiente para dois.
·         Uma palavra ou oração substantivada: O asilo tem necessidade de que todos colaborem na campanha do agasalho.
                                                             
8.       Completar a significação de palavras, de acordo com as exigências da transitividade nominal e com o contexto:
9.       Identificar as três situações diferentes de o verbo se referir ao sujeito: na voz ativa, passiva e reflexiva:
Voz: é a forma tomada pelo verbo para indicar a relação entre a ação expressa por ele e o sujeito. Essa relação pode ser de atividade, de passividade ou de atividade e passividade ao mesmo tempo.
Voz Ativa: indica que a ação expressa pelo verbo é praticada pelo sujeito.
Ex.: A comissão (sujeito agente) sorteou (voz ativa) a tartaruga para o exame antidoping.
Voz passiva: Indica que a ação expressa pelo verbo é recebida pelo sujeito.
Ex
Agente da passiva: é o termo da oração que, na voz passiva, corresponde ao ser que realiza a ação recebida pelo sujeito. Esse termo sempre é introduzido pela preposição por ou de.
Voz passiva analítica: formada pelos verbos ser ou estar + particípio do verbo principal + agente da passiva.
Ex.: A tartaruga (sujeito paciente) foi sorteada (verbo auxiliar + particípio) pela comissão (agente da passiva) para o exame antidoping.
Voz passiva sintética: formada por verbo transitivo direto na 3ª pessoa + se + sujeito paciente.
Ex.: Sorteou-se a tartaruga.
Voz reflexiva: indica que a ação expressa pelo verbo é praticada e recebida pelo sujeito.
Ex.: A tartaruga (sujeito) lava-se (voz reflexiva) no lago.
Para admitir flexão de voz, o verbo precisa ser transitivo direto ou intransitivo direto e indireto.

10.   Apontar o sujeito do texto, reconhecendo-o como agente ou paciente do processo verbal:
Ex.: “Homens que não sabem ler e morrem de fome plantaram e colheram a cana”.
Sujeito de plantaram: Homens
Sujeito de colheram: Eles
São agentes e estão na voz ativa.

11.   Transformar frases com verbos na voz ativa para a voz passiva e vice-versa, explicando a alteração de sentido/intenção:
Voz ativa: Policiais cercavam os ladrões.
Voz passiva: Os ladrões estavam cercados por policiais.
Não houve alteração de sentido, mas houve de intenção: indicar que a ação expressa pelo verbo é recebida pelo sujeito.
                                                                                               
12.   Fazer a concordância nominal adequada com a palavra meio, observando o contexto discursivo:
A professora não deu esse critério, e eu não achei no livro, assim que achar, eu posto.
13.   Empregar a palavra menos, obedecendo à característica de classe de palavra invariável:
A professora não deu esse critério, e eu não achei no livro, assim que achar, eu posto.
14.   Escrever segundo as normas ortográficas: