segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Resumo de Língua Portuguesa AV2 3º Trimestre

Oi pessoal, desculpem a demora, mas sabem como é resumo de português, né? Eu tirei todos os critérios do tipo: escrever de acordo com as normas ortográficas, fazer relações com outros textos, relacionar ideias implícitas e explícitas... E aí sobraram 9 critérios. Ainda é muito, mas faz diferença. Estudem bastante, refaçam as atividades do livro e boa sorte!


Língua Portuguesa
1.       Identificar no texto o início e o término de um período.
A primeira oração começa no início da frase, engloba um verbo ou locução verbal e vai até a conjunção, onde inicia o segundo período.
Ex.: Acho muito desagradável que vocês briguem por qualquer coisa.
Meu desejo era que todos desaparecessem dali.
Os meninos esperaram que a mãe saísse para pôr o som bem alto.

2.       Transformar períodos compostos em períodos simples e vice-versa.
Ex.: É importante que o professor tome uma atitude.
É importante a tomada de atitude do professor.

Ex.: O homem levou o carro.
O homem levou o carro, mas não o roubou.

3.       Analisar o tipo de relação que há entre as orações de um período, observando a ideia de dependência ou independência sintática ou semântica.
Período composto por coordenação: as orações apresentam independência sintática entre si e são chamadas de coordenadas.
Período composto por subordinação: as orações funcionam como termos de outras orações e denominam-se subordinadas.

4.       Interpretar o sentido expresso pelas conjunções presentes no texto.
5.       Identificar conjunções no texto de modo a reconhecer o tipo de relação estabelecida por elas.




6.       Substituir nos períodos as conjunções que ligam as orações, mantendo o mesmo significado.
Ex.: Comprei apenas as revistas, porque [como, visto que, já que] nenhum livro me interessou.
Cheguei mais cedo a fim de que [para que] possamos conversar.

7.       Estabelecer a coesão sequencial no texto por meio de expressões conjuntivas.

8.       Completar frases com orações de sentido adequado à conjunção que a inicia.
É preciso identificar a conjunção e saber o que ela expressa, para completar a frase de acordo.
Ex.: O diretor falava bem alto, a fim de que...
Todos o ouvissem.

9.       Empregar adequadamente a expressão senão, reconhecendo-lhe as possibilidades de sentido.
Senão é uma conjunção adversativa e preposição, com sentido de:
1.       Do contrário, caso contrário, de outro modo, de outra forma.
Ex.: Venha logo, senão chegaremos atrasados.
2.       Mas, mas sim.
Ex.: Não comprou os livros que gosta, senão os que precisa.
3.       Mais do que.
Ex.: Não há senão 20 passageiros a bordo.
4.       A não ser.
Ex.: Não lhe resta outra coisa senão pedir perdão.
5.       Falha, defeito.
Ex.: A miss só tem um senão: seu nariz é fino demais.

Eu sei que faltou o critério 7, mas eu não sei o que colocar, hehe. É só decorar as conjunções coordenativas e saber usar elas.

domingo, 21 de outubro de 2012

Resumo de Empreendedorismo

Ooi gente! Nossa, sério, nem precisava fazer resumo para essa prova porque tem toda a matéria nas folhinhas que o professor nos deu, mas como eu sei que a maioria de vocês perdeu essas folhas, fiz o resumo mesmo assim, hehe'.


Empreendedorismo
1.       Identificar os conceitos básicos de marketing:
Marketing é uma expressão derivada da palavra “mercari”, do latim, que significa comércio, mercar. É a entrega de satisfação ao cliente na forma de benefício. O marketing é mais do que propaganda ou venda. Busca atração, retenção e encantamento ao cliente.
É um processo que utiliza ferramentas para a demanda (a procura do cliente por um determinado produto) aos desejos e necessidades do consumidor.

1-produto.
2-público.
3-necessidade (fisiológica, estética, etc.).
4-estratégia de marketing (anúncios em jornais, comerciais na TV...).

2.       Diferenciar publicidade de propaganda:
Publicidade: divulgar, tornar público.
Propaganda: compreender a ideia de implantar; incluir uma ideia, uma crença na mente alheia.
Merchandising: é um conjunto de operações táticas efetuadas no ponto de venda para colocar no mercado o produto ou serviço certo no lugar certo, na quantidade certa, no preço certo, no tempo certo, com o impacto visual adequado na exposição adequada.

3.       Identificar os canais de divulgação:
Veja no critério abaixo.

4.       Definir vantagens e desvantagens dos meios de divulgação:
Televisão
É o meio de comunicação mais abrangente. É vista em ambiente familiar e pode levar a uma discussão e troca de ideias sobre os produtos.
Vantagens: meio audiovisual de grande impacto, possibilita elevados níveis de penetração em todos os segmentos da população, possibilita cobertura nacional, custo muito baixo por contato, devido à sua eficácia e é um excelente veículo para a demonstração de produto e serviço.
Desvantagens: necessidade de orçamentos elevados para alcançar um mínimo impacto, dificuldade em alcançar um alvo muito específico, saturação publicitária do meio, características técnicas obrigam a um planejamento a longo prazo, elevados custos de produção, o tempo de vida de um spot televisivo é normalmente curto, ás vezes há impossibilidade de regionalização.

Marketing Direto
É o meio mais personalizado. Pode ser mala direta, telemarketing direto, e-mail, web marketing, venda face a face.
Vantagens: elevada possibilidade de segmentação do alvo, possibilidade de um contato direto e personalizado com o público-alvo, utilização de técnicas específicas de comunicação que garantem uma maior eficácia nos resultados obtidos.

Impressão/escrita
É o meio mais versátil. Divide-se em:
- impresso cotidiano: nacional, regional.
- impresso periódico: revistas, semanários.
Vantagens: veículo essencialmente informativo, maior tempo de exposição da comunicação ao alvo, possibilidade de contato direto com o público de forma dinâmica, possibilidade de uma boa reprodução de cores, não exige elevados orçamentos para um mínimo de impacto.
Desvantagens: baixos índices de cobertura a alguns segmentos da população, infidelidade de audiência a cada impresso, saturação publicitária, determinação de espaço e acompanhamento da pauta, obrigam um planejamento de longo prazo.

Rádio
É um meio que exige menos concentração, acompanhando-nos na maioria das nossas tarefas diárias.
Vantagens: possibilita a obtenção de elevados índices de repetição, custo por contato muito baixo, diálogo direto com o público, elevada capacidade de exploração musical, tornando-o um instrumento fundamental na veiculação de um jingle, custos de produção muito baixos.
Desvantagens: fraca identificação e demonstração do produto, rápido esgotamento da comunicação utilizada (por causa dos níveis tão elevados de repetição) e saturação publicitária.

Mobiliário Urbano
Pode ser outdoor, cartazes, zepelins, placas, busdoor, front light, pontos de ônibus, termômetros e relógios, telas em elevadores, etc.
Vantagens: boa penetração, não requer uma atitude de seleção por parte do receptor para entrar em contato com ele, obtém elevados índices de repetição, excelente meio para uma eficaz identificação do produto, flexibilidade na forma, dimensão e regionalização.

5.       Compreender as identidades de campanhas publicitárias:
A identidade de uma campanha ou anúncio é o registro da expressão utilizada. Há uma variedade de registros possíveis:
·         Demonstrativo
·         Emotivo
·         Humorístico
·         Autoritário
·         Grande espetáculo
·         Estético
·         Alegre
·         Dramático

6.       Identificar os 4 Ps do marketing e sua importância:
Produto: composto pelas características, design, benefícios, marca, embalagem, serviços, garantia e linha de produtos.
Preço: composto pelo preço da lista, crédito, financiamento, descontos e política de preços.
Praça: composto pelos canais, estoque, sortimento e locais de distribuição.
Promoção: composto pela propaganda, promoção de vendas, relações públicas, venda pessoal e marketing direto.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Ensino Religioso 3º Trimestre

Oi pessoal! Desculpem pela demora, mas eu não tinha feito o resumo, então eu resolvi postar o resumo feito pela Sophia, com pequenas modificações. Acho que esta prova vai ser bem fácil, é basicamente só ler o livro umas duas vezes e deu, mas com bastante atenção, hein? Qualquer dúvida comentem.


Ensino Religioso
1.       Exemplificar diferença como fenômeno natural e diferença como produto social:
Natural: Diz respeito às características humanas que possibilitam distinguir uma pessoa demais como única, irrepetível e singular. Significa dizer que não existiu, não existe e não existirá alguém exatamente igual a você (Cor da pele, cabelo olhos, etnia...).
Social: É originada pelas relações desiguais de poder que “fabricam” o outro, ditando o que você deve ser, classificando como igual ou diferente. Neste caso, pode-se reconhecer e incluir, ou simplesmente, negar e excluir (Econômica, religiosa, politica...).

2.       Relatar a forma como as Tradições Religiosas podem auxiliar os jovens a compreender as dificuldades e a buscar o respeito mesmo diante de conflitos:
As tradições religiosas, diante das diferenças, promovem reflexões para conduzir os jovens ao discernimento, ajudando em seu desenvolvimento enquanto sujeitos e cidadãos na comunidade em que vive. Ainda, auxiliam o jovem no seu processo de socialização, sensibilizando-os para colher e reconhecer os seus semelhantes, respeitando em suas singularidades.
• Cultiva-se o sentimento de pertença em que os jovens aprendem a valorizar e cultivar a cultura.
• Participação de palestras e encontros, cujos temas abordam os questionamentos e conflitos, a prática da caridade, sentindo-se parte importante da comunidade.
• Pela responsabilidade que cada jovem deve assumir diante do grupo. 

3.       Citar as orientações dadas aos jovens nas Tradições Religiosas do Confucionismo, do Xintoísmo, do Cristianismo e do Islamismo no processo de humanização dos jovens:
Confucionismo: Os jovens devem cultivar virtudes como amor e honestidade. Também devem dedicar-se ao máximo para ter uma educação que os de liberdade da ignorância, a fim de viverem mais plenamente na humanidade.

Xintoísmo: Os jovens aprendem a reverenciar os grandes personagens e familiares falecidos como uma forma de manter o presente em contato com o passado, conservando assim a memória dos ensinamentos transmitidos. Devem buscar a pureza, pois com ela, as pessoas vivem melhor com elas mesmas e enfrentam os desafios com mais naturalidade e sabedoria.

Cristianismo: A justiça, o amor e a fidelidade de Jesus à sua missão são exemplos de como os jovens cristãos devem se orientar em relações aos conflitos, as transformações e questionamentos, buscando sempre o entendimento e o reconhecimento da dignidade humana.

Islamismo: Os jovens devem conviver da melhor maneira possível com as diferenças, consideradas por Maomé bênçãos. Eles são iniciados nessa perspectiva, evitando o conflito com o outro, enfrentando os questionamentos e as transformações de uma forma coletiva e responsável.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Resumo de Geografia AV1 3º Tri

Oi pessoal! Eu não achei um critério, mas leiam o livro das páginas 211 até 221 que vocês vão se sair bem. E se alguém tiver encontrado, por favor, comente aqui nessa postagem!

Geografia
1.       Apontar características econômicas comuns entre Brasil, Argentina e México e respectiva localização geográfica desses países:
Características econômicas:
·         Mercado consumidor de porte considerável;
·         Abundância de matérias-primas agrícolas e minerais;
·         Oferta de mão de obra barata;
·         Fortes investimentos do estado em infraestrutura (transporte e energia);
·         Criação de empresas estatais e multinacionais em diversos setores;
·         Interesse em produzir o que antes era importado;
Localização geográfica:
Argentina: está totalmente localizado nos hemisférios sul e ocidental,
México: está totalmente localizado no hemisfério norte ocidental. Tem fronteiras ao norte com os Estados Unidos, ao Sul com Guatemala e Belize, ao leste com o Oceano Atlântico e ao oeste com o Pacífico.
Brasil: está totalmente localizado no hemisfério ocidental, e a maior parte no sul.


2.       Reconhecer os aspectos que caracterizam a política econômica adotada por Brasil, México e Argentina até o final dos anos 80 e as consequências decorrentes:
Como o objetivo foi produzir internamente bens industrializados que antes eram importados,  o processo de crescimento industrial do Brasil, Argentina e México ficou conhecido como industrialização por substituição de importação (ISI).
               Para possibilitar o desenvolvimento da indústria local, os países adotaram politica de restrição aos bens importados elevando as tarifas de importação e beneficiando, além das empresas privadas e estatais nacionais as próprias multinacionais instalas em seus territórios. Tratou-se, assim, de um modelo de desenvolvimento econômico caracterizado pelo protecionismo (as empresas nacionais e multinacionais instaladas no país eram protegidas da concorrência externa).
               Consequências:
•             As multinacionais se fortaleceram e provocaram a falência das empresas nacionais.
•             Durante duas ou três décadas de crescimento econômico expressivo e geração de empregos.
•             Ampliação do mercado consumidor.
•             Diversificação de produtos exportados, com a presença de bens industrializados.
•             As empresas multinacionais foram adquirindo fatias cada vez maiores no mercado consumidor interno (isso reduziu a concorrência e permitiu as empresas impor preço no mercado).
•             Dependência tecnológica aos países desenvolvidos em que se situavam as sedes transnacionais.
•             Grande concentração de riqueza a poucas pessoas.
Abertura econômica e privatizações. No final dos anos 80 e início dos 90 o modelo baseado das empresas locais e na forte presença do estado foi sendo substituído por uma politica de abertura econômica e privatizações. Consequência:
•             Dependência desses países em relação aos investimentos estrangeiros.
•             As empresas multinacionais aumentaram a produção e as vendas.
•             Boa parte do setor de telefonia e o setor de energia passou para a mão de estrangeiros.
•             O poder dos grupos estrangeiros influenciou a vida da sociedade como a quantidade de empregos, a qualidade de serviços (telefone e energia) e também a politica econômica do governo.

3.       Caracterizar o espaço econômico mexicano com relação às principais atividades econômicas:
A abundância de prata, petróleo e outros minerais e a expansão da produção de energia elétrica, das indústrias petroquímicas, siderúrgicas e automobilísticas favoreceram o desenvolvimento industrial mexicano.
Entre os principais produtos agrícolas cultivados no México destacam-se o milho, algodão, café e cana-de-açúcar.
O turismo é uma importante atividade econômica desse país. Ele é o mais visitado da América Latina, por suas belas praias, monumentos e ruínas históricas das civilizações asteca e maia.

4.       Caracterizar a população mexicana com relação à sua composição étnica, crescimento, distribuição no território:
Com exceção da área localizada entre as cidades de Tampico e Veracruz, a costa do golfo do México é pouco habitada. Nos extremos norte e sul do país encontram-se as menores densidades demográficas. O mais importante centro urbano mexicano é sua capital, a Cidade do México, no planalto de Anauhac. É cercada por vulcões e é a cidade mais antiga das grandes cidades do continente, e uma das que mais crescem no mundo, com mais de 18 milhões de habitantes na área metropolitana.
No estado de Chiapas, o mais pobre do país, quase metade das habitações não está conectada à rede de esgoto, 30% da população é analfabeta e quem mais sofre com a miséria é a população indígena.

5.       Caracterizar a migração que ocorre no México:
As primeiras maquiadoras começaram a funcionar em 1965 e, em meados dos anos 1970, já eram cerca de 120, passando a 2 mil no final de 1994, ano da implantação do Nafta. Atualmente somam mais de 3 mil empresas. Algumas delas são: Canon, Motorola, Phillips, Sony e BMW. Essas multinacionais se beneficiam da barata mão de obra mexicana, de impostos e encargos sociais mais baixos, e que em sua maioria estão estrategicamente instaladas nas áreas de fronteira com os EUA. Em razão desses benefícios e do acordo de livre-comércio (Nafta), os produtos produzidos pelas maquiadoras são vendidos nos Estados Unidos, seu principal mercado consumidor, por um preço reduzido. Assim, para muitas multinacionais, o México acaba sendo uma ótima porta de entrada para o mercado estadunidense.

6.       Apontar aspectos do processo de urbanização do México:
Com a população crescendo numa proporção maior do que a oferta de trabalho, o desemprego fez aumentar intensamente o número de favelas em torno da capital e das demais principais cidades do país. A capital mexicana também enfrenta o problema da violência, com o aumento da criminalidade, decorrente do crescimento do tráfico de drogas. Outro problema é a poluição atmosférica. Isso se deve à grande quantidade de veículos particulares e à presença de indústrias, além das características topográficas da área ocupada pela cidade, pois as elevações não favorecem a dispersão dos poluentes.

7.       Caracterizar a população argentina com relação à sua composição étnica e aos indicadores socioeconômicos:

Em meados da década de 1990, o país começou a enfrentar sérias dificuldades econômicas. O plano de estabilização, que recebeu amplo apoio do FMI e do Banco Mundial, acabou provocando a redução das exportações, pois a valorização da moeda fez com que os produtos argentinos se tornassem mais caros no mercado internacional. As importações, por sua vez, aumentaram. Além disso, algumas empresas multinacionais que atuavam no país e empresas nacionais encerraram suas atividades, diminuindo a oferta de empregos. Com isso, o índice de desemprego elevou-se consideravelmente, assim como o número de trabalhadores sem registro em carteira e o número de argentinos vivendo em situação de pobreza.
A Argentina é composta por uma população basicamente branca de origem europeia, principalmente espanhola e italiana. 

8.       Identificar fatores do processo de urbanização na Argentina:

9.       Caracterizar o espaço econômico argentino com relação à atividade agropecuária, extrativista e industrial:
                   Subdividida em 4 regiões: Pampa, Chaco, Patagônia e Região Andina.
                   No Pampa, uma das áreas mais produtivas do globo, é praticada intensa atividade agrícola ao lado de uma excelente criação de bovinos e ovinos. Seu solo é muito fértil o que favorece a alta produtividade, principalmente do trigo. É nessa região que eles obtêm metade de sua produção agrícola, é a região mais dinâmica, concentrando grande parte da produção agropecuária industrial. É onde fica Buenos Aires e nessa região se concentra 60% da população do país.
                   O rebanho bovino corresponde a mais de 60 milhões de cabeça, a menos da metade do rebanho brasileiro, e destina-se principalmente a produção de carne.
                   Eles exportam grandes quantidades de carnes, cereais (trigo e soja) e lã.
                   Setor industrial: Os mais expressivos são: Alimento (carne) e o têxtil (couro e lã). Outros setores são o automobilístico, o metalúrgico e da construção civil.
                   As empresas multinacionais controlam a grande parte das indústrias.
                   Apesar da produção reduzida de minerais, merecem destaque: Chumbo, Zinco, Prata, Cobre e Urânio, utilizado nas centrais nucleares responsáveis pela geração de energia (2,5%).