Resumos

Aqui nessa página você terá acesso à resumos que não foram publicados antes das provas das respectivas matérias, mas caso você precise estudar isso novamente e caso alunos de futuras sétima séries precisem, os resumos estarão aqui.




Língua Portuguesa
5º Perceber no texto elementos de estrutura narrativa:
Tipo de narrador: onisciente (observador) e onipresente (narrador personagem).
Personagens: principal (protagonista), antagonista (vilão/quem se opõem ao protagonista), coadjuvante (personagem secundário).
Sequência narrativa: situação inicial, conflito, clímax e desfecho.
Cenário: lugar onde e passa a narrativa.
Tempo em que ocorre a narrativa.
Tempo transcorrido dentro da narrativa.
Tipo de narrativa: dando voz ao personagem ou contando o que ele disse.
            6º Apontar no texto o quem é sujeito a que a ação verbal se refere e o tipo de sujeito que o representa:
Ex.: Fulana foi ao shopping no sábado – Fulana é o sujeito (simples).
            7º Apontar a funcionalidade dos diferentes tipos de sujeito presentes no texto:
Tipos de sujeito:
1-Simples: contém apenas um núcleo. – Ele corre todos os dias.
2-Composto: contém dois ou mais núcleos. – Eu e ela jantamos pizza ontem.
3-Desinencial: através da desinência do verbo (fim do verbo) sabemos quem é o sujeito. – Fomos para Paris nas férias.
4-Indeterminado: Não se sabe quem é o sujeito. – Roubaram o carro da vizinha.
5-Oração sem sujeito: ninguém pratica a ação, tem verbos impessoais. – Choveu muito esta tarde.
Funcionalidade dos sujeitos:
1-      Mostra quem sofre a ação, quem pratica a ação ou de quem se fala.
2-      Mostra os dois ou mais sujeitos da frase.
3-      Deixa as frases mais econômicas, isto é, mais sintéticas e com menos repetição de sujeito.
4-      O locutor não sabe quem é o sujeito ou não quer dizer.
5-      Não se pode atribuir a ninguém, é uma ação da natureza.

8º Apontar nos textos a relação de transitividade que existe entre o verbo e o termo que o complementa, identificando ou não a presença de preposições:
Transitividade Verbal: é a necessidade de ter complemento apresentada por alguns verbos. Esses verbos que exigem complementos chamamos de transitivos e aos que não exigem complemento chamamos de intransitivos.
Verbos Intransitivos: que tem sentido completo, não precisam de complemento.
Ex.: Ele morreu.
Verbos Transitivos Diretos: Não tem sentido completo. Precisam de complemento verbal sem preposição (O.D.).
Ex.: Ela comeu lasanha no almoço.
Verbos Transitivos Indiretos: Também não tem o sentido completo, porém exige complemento verbal com preposição (O.I.).
Ex.: Ele morreu de câncer.
Verbos Transitivos Diretos e Indiretos: São os verbos que precisam de dois complementos, um com preposição e outro sem.
Ex.: Dei um presente ao meu amigo.
            9º Criar frases com verbos indicados, empregando-os como verbos não nocionais e como verbos nocionais:
Verbo nocional: não é um verbo oracional, é significativo e dá noção de alguma coisa.
Ex.: Eu corro todos os dias as quintas feiras.
Verbo não nocional: são os verbos de ligação ou uma frase sem verbo.
Ex.: Eu sou preguiçosa. – Verbo de ligação.
Ex.: Socorro!/ Fogo! – Sem verbo.
10º Interpretar os diferentes aspectos que os verbos de ligação atribuem ao estado ou qualidade do sujeito:
Os verbos de ligação podem atribuir diferentes estados ao sujeito:
Ex.: Beatriz está cansada, foi um longo dia. O verbo “está” sugere um estado.
Ex.: Beatriz ficou chateada, pois não passou na prova. O verbo “ficou” sugere uma mudança de estado.
Verbo de Ligação
Aspecto
Ser
A qualidade ou estado atribuído ao sujeito é permanente.
Estar, andar, achar-se, etc.
Exprime estado transitório.
Ficar, tornar-se, fazer-se etc.
Exprime mudança de estado.
Ficar, continuar, permanecer, etc.
Mostra continuidade de estado.
Parecer, semelhar, etc.
Denota semelhança.

            11º Identificar os tipos de complementos verbais, considerando a maneira como estes se relacionam ao verbo, com ou sem preposição:
Há complementos verbais que são diretos e outros indiretos:
Objeto Direto: é o termo que se liga diretamente, ou seja, sem preposição, a um verbo transitivo.
Objeto Indireto: é o termo que se liga indiretamente, ou seja, por meio de uma preposição, a um verbo transitivo.






Filosofia
1.       Compreender o conceito de linguagem:
 A linguagem expõe nossa maneira de ser, de nos comunicar, até mesmo oferecendo pistas as pessoas sobre o que realizamos ou queremos realizar. A linguagem proporciona a estruturação do pensamento, da própria personalidade e da cultura. Nossos sentimentos, pensamentos e a forma como nos expressamos são representações da linguagem. É pela linguagem que nos comunicamos com o outro e buscamos sentido para a nossa própria existência.      
Tipos de linguagens:
·         Oral
·         Escrita
·         Gestos
·         Expressões
Esses tipos de linguagem são usados com: Imagens, gráficos, sinais, setas, números, luzes, sons, músicas, gestos, expressões faciais, cheiros, sabores...
Signos de linguagem são: elementos de leitura da realidade, sinais que traduzem o mundo que nos cercam.
Tipos de signos:
Signos de semelhança:
É igual, semelhante ao que representa. Ex.: Cabum, ploft, tic-tac.
Signos de Causa-efeito:
Nos indica algo, alertas.
Ex.: Fumaça=fogo.
Signos de arbritragem:
Traduzem a realidade por convenção (combinação).
Ex.: Nome das coisas. Cadeira, copo.

2.       Compreender o conceito de comunicação:
Existem quatro elementos na comunicação:
·         Emissor
·         Receptor
·         Mensagem
·         Código
A comunicação só ocorre quando a mensagem, expressa pelo emissor, é compreendida pelo receptor. Podemos dizer que ocorre comunicação quando o receptor compreende a mensagem recebida.

3.       Analisar o papel da mídia na sociedade:
A mídia nos informa, mas também influencia na opinião das pessoas.
MCS-Meios de comunicação  Ex: Internet, celular, jornais, rádio, TV, revistas.
Códigos-Imagem, som, texto.
A mídia serve como um emissor de mensagens para nós.

4.       Analisar a linguagem que a mídia emprega para transmitir suas mensagens:
Talvez a TV, a internet, e alguns outros meios de comunicações não foram criados com o propósito de formar opinião, mas formam. A informação é transmitida de forma acelerada, a informação não é processada, ou seja, não é assimilada pelos receptores, apenas visualizadas.

5.       Compreender o conceito de cibercultura oferecido pelo filosofo Pierre Lévy:
A cibercultura segundo Lévy , é a expressão maior da Revolução da Informação, isto é porque a internet está promovendo mudanças visíveis na vida individual e social.
               “Por trás das técnicas, agem e reagem ideias, projetos sociais, utopias, interesses econômicos, estratégias de poder, , toda gama de jogos dos homens em sociedade. Portanto, qualquer atribuição de um sentido único à técnica só pode ser dúbia” (LEVÝ, 1999, p.24).
               “Estamos vivendo a abertura de um novo espaço de comunicação, e cabe apenas nós explorar as potencialidades mais positivas  desse espaço nos planos econômico, político, cultural e humano”(LEVÝ, 1999, p.11)
               A técnica, representada pela cibercultura, não pode ser considerada a motivadora de um abismo social. Para o filósofo, coordenar esse meio comunicacional é não pensarem novas possibilidades; coordenar a cibercultura é estagnar o pensamento, e a única saída que ele percebe é o pensamento crítico sobre qualquer realidade.
               A cibercultura segundo o filósofo, é a expressão maior da chamada Revolução da Informação. Isso porque a internet está promovendo mudanças visíveis na vida individual e social das pessoas, de modo a integrá-las, sem limite de distância, tempo e espaço.
               A cibercultura é o meio pelo qual se discutem as ideias referentes ao ciberespaço lugar onde o virtual é real.

6.       Analisar os efeitos das ferramentas virtuais na vida das pessoas:
Os efeitos podem ser positivos ou negativos.
Positivos: aprendemos coisas na internet, nos comunicamos em qualquer lugar do mundo, diversão...
Negativos: podem usar a internet contra nós,fazendo bullying, nem tudo que está na internet está correto e você pode ser quem você quiser, fingir ser alguém que não é e deixar as pessoas mais acomodadas com essa facilidade de informação, ao invés de buscar conhecimento em livros, muito mais demorado, busca na internet, onde é fácil e rápido.




Língua Portuguesa

1.       Analisar os diferentes recursos expressivos empregados no texto:
Recursos expressivos são processos, utilizados pelos autores, para tornar o texto literário mais belo, sugestivo e eficaz.
 Onomatopeias – são palavras que procuram imitar certos sons: vozes de pessoas ou animais, ruídos de objetos, fenómenos da natureza, etc..
Adjetivação – consiste na utilização de um ou mais adjetivos de forma a tornar o texto mais belo ou mais expressivo.
“O tigre é um mamífero carnívoro, robusto, elegante e muito feroz, cujo pelo apresenta coloração com lindas listas transversais negras…”.
Personificação – é um processo pelo qual se atribui características humanas a animais, objetos ou plantas.
“O gato fartou-se de rir com a queda do dono.”
Comparação – consiste em estabelecer uma relação de semelhança entre duas ou mais coisas através de uma palavra ou expressão (“como”) ou de verbos equivalentes (“parece”, “lembra”…).
“A Margarida é linda como uma flor!
Repetição – consiste no uso repetido da mesma palavra ou palavras.
“E a professora fala, fala, fala ela nunca se cala!”
Suspensão da frase – ajuda a transmitir a ideia de que a personagem foi interrompida ou mergulhou nos seus pensamentos. Essa ideia é transmitida através das reticências.
“A ideia era aterradora! Mas, o que iria eu fazer agora”.
Interjeições – são palavras com que, de maneira espontânea, exprimimos vivamente as nossas emoções.
Ai de mim, tenho teste amanhã!”
Aliteração – consiste na repetição intencional do mesmo som.
“O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia.”

2.       Diferenciar a estrutura entre o predicado verbal e o verbo nominal:
Predicado verbalO núcleo significativo do predicado é um verbo, não sendo seguido obrigatoriamente por complemento(s) ou termos acessórios. No predicado verbal vemos que o verbo exprime ação.
Ex.: Os alunos estudam todos os dias para o concurso.

Predicado nominalO núcleo significativo do predicado é um nome (isto é, substantivo, pronome, adjetivo) que está ligado ao sujeito através de um verbo de ligação. No predicado nominal a função básica do verbo é ligar o sujeito com uma característica ou estado dele.
Ex.Ela está cansada.

3.       Identificar a estrutura de um predicado verbo-nominal, apontando as suas características:
O predicado verbo-nominal possui dois núcleos: um verbo nocional, e um predicativo, que pode referir-se tanto ao sujeito quanto ao verbo.

Ex.: Os alunos estudaram cautelosos para o simulado.

Observamos na frase que há dois núcleos: o verbo nocional (estudaram), ou seja, o sujeito praticou uma ação. No entanto, há uma característica dada ao sujeito, “cautelosos”, que é, portanto, uma predicação, uma qualidade concedida ao sujeito, logo, é o predicativo do sujeito.

4.       Desdobrar o predicado verbo-nominal em duas estruturas diferentes, uma de predicado verbal e outra de predicado nominal:
Ex.: Os alunos estudaram cautelosos para o simulado.
Poderíamos desdobrar a última oração em duas:

Os alunos estudaram para o simulado. Eles foram cautelosos.

Na primeira oração temos um predicado verbal “estudaram para o simulado”, no qual o núcleo é o verbo nocional “estudaram”. Já na segunda oração o núcleo do predicado é um nome, “cautelosos”, que está conectado por um verbo de ligação (foram) ao sujeito (Eles) e, portanto, é um predicado nominal.

5.       Criar predicados verbo-nominais, unindo orações e transformando o predicativo do sujeito em predicativo do objeto:
1-      Vi sua blusa. Ela estava caída no chão.  – Vi sua blusa caída no chão.
2-      O juiz julgou o réu. O réu é inocente. - O juiz julgou o réu inocente.
3-      Devo classificar o seu comportamento. Seu comportamento é infantil e inadequado. –
Devo classificar (VTD) o seu comportamento (Objeto Direto) como infantil e inadequado. (Predicativo do objeto).

6.       Explicar o significado do predicativo na oração e indicar o termo ao qual se refere:
O gato está desanimado.
Como se nota, o sujeito da oração é o gato. O adjetivo desanimado refere-se ao sujeito, o gato, indicando o seu estado. Logo, o adjetivo desempenha função sintática de predicativo do sujeito.

7.       Interpretar as diferentes conotações que podem ser atribuídos ao modo imperativo:
Os valores expressos pelo imperativo dependem do significado do verbo, do sentido geral do contexto e, principalmente, da entonação que damos à frase imperativa. Assim, o imperativo pode expressar ordem, comando, súplica, conselho, convite, solicitação.

8.       Analisar o efeito de sentido do modo imperativo nos textos publicitários e no discurso do dia a dia:
Anúncio publicitário:
Trata-se de um texto que tem a finalidade de persuadir o leitor a consumir um produto ou aderir uma ideia. Os verbos são geralmente empregados no imperativo ou no infinitivo.

Discursos do dia a dia:
Para dar uma receita, os verbos são usados no modo imperativo: mexa, coloque, prove... Para dar instruções de como lavar uma roupa, para ensinar a fazer algo, para mandar...




Empreendedorismo

1.       Identificar os diferentes tipos de empresas existentes e a sua forma de atuação:
Tipos de empresas:
Públicas (dinheiro público para fins públicos)
Primeiro Setor - É o poder público, constituído pelo voto e concursos públicos.
 (SUS, DMAE, DMLU).
Privadas (dinheiro privado para fins privados)
Segundo Setor – Corresponde a livre iniciativa, que opera o mercado, usando o lucro como instrumento.
 (Havaianas, Lacta, Coca Cola).
ONG’s ( dinheiro privado e público para fins privados)
Terceiro Setor – Instituições com preocupações e práticas sociais, sem fins lucrativos, que geram bens e serviços de caráter público.
 (Green Peace, instituições religiosas, entidades beneficentes...).
Cooperativas
Dirigidas por uma associação de indivíduos que possuem os mesmos direitos e o mesmo objetivo, o de realizar uma atividade econômica ou prestar serviços diretamente ao consumidor.
 (COPAVI, COORLAC…).

2.       Reconhecer a classificação dos tipos de empresas:
Critério 1.

3.       Conceituar gestão:
Gestão é administrar, organizar, planejar e liderar um projeto, pessoas de uma equipe ou de uma organização. Está associada à aplicação dos princípios básicos de administração: planejar, controlar, comandar e coordenar.

4.       Reconhecer a importância da gestão empresarial a fim de coletar informações para a abertura de uma empresa:
Quatro trabalhadores podem fazer 6 unidades em um turno de oito horas sem um gestor. Se eu contratar um gestor para administrá-los e eles  ainda fazem as mesmas 6 unidades por dia qual é o benefício para o meu negócio? Por outro lado, se  agora produzem 8 unidades por dia,  o gestor tem valor para a empresa. 

A mesma analogia aplica-se a serviço, ou varejo, ou  ensino, ou qualquer outro tipo de atividade. Posso lidar com o seu grupo   e conquistar mais clientes do que sem você? Vender mais produtos? Transmitir conhecimentos de forma mais eficaz?   Esse é o valor de gestão – tornando um grupo de  indivíduos mais eficazes. 


5.       Conceituar negócio:
Negócio é a atividade comercial, sustentada por um processo produtivo de bens ou serviços, destinado ao atendimento das necessidades e desejos dos consumidores.

6.       Compreender o que é mercado:
Mercado é o local onde as pessoas se encontram para comprar ou vender determinados produtos ou serviços. Também significa negociar, vender, revender, comprar algo.

7.       Reconhecer a importância de coletar informações sobre o mercado para abrir ou expandir um negócio:
Para que um determinado produto ou serviço tenha sucesso, é preciso que o empreendedor conheça de forma detalhada o seu negócio, fazendo um estudo de mercado, ou seja, também do comércio. Alguns conceitos que o empreendedor deve conhecer ao abrir o seu negócio são:
Oferta: relaciona-se ao produto que se expõe no mercado, oferecido ao cliente.
Demanda: refere-se a procura do cliente por determinado produto.
Elevada demanda: quando há muita gente procurando um determinado produto.
Baixa demanda: quando não há procura por um produto, por ele estar ultrapassado ou caro.
Elevada oferta: quando existe grande quantidade de determinado produto no mercado.
Baixa oferta: quando a quantidade disponível no mercado é pequena.
8.       Identificar quais fatores poderão fazer diferença na abertura de um negócio:
·         Conhecer o mercado
·         Conhecer seu público
·         Montar bem sua equipe
·         Ponderar sobre cada passo do empreendimento
·         Pensar o que poderia diferenciar o seu negócio dos demais

9.       Demostrar a importância do planejamento antes de iniciar a ação empreendedora:
Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações internacionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos, como:
·         Permite o controle apropriado
·         Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente
·         Melhor coordenação das interfaces do projeto
·         Possibilita a resolução antecipada de problemas e conflitos
·         Propicia um grau mais elevado de assertividade nas tomadas decisões

10.   Reconhecer a importância de um plano de negócios para o sucesso do empreendimento:
O plano irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio. Um plano de negócios é um documento que descreve os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para esses objetivos serem alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel em vez de cometê-los no mercado. Lembre-se de que a preparação de um plano de negócio é um grande desafio, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho dura e muita criatividade.




Ensino Religioso
1.       Conceituar cultura:
Cultura é a diversidade de elementos que o ser humano desenvolve e utiliza para compreender o mundo e a si mesmo, seja ao estabelecer uma inter-relação com o outro, seja com as coisas.
Ladrière compreende a cultura como “um conjunto das representações que os indivíduos têm do mundo e de se mesmos, dos valores a partir dos quais são apreciados, das mediações técnicas e sociais”.
Salas Astrain afirma que “a cultura se define como uma trama de sentidos e significados transmitidos por símbolos, mitos, acontecimentos, relatos, práticas e reconstruções que expressam uma compreensão e reconstrução do sentido da totalidade da existência e dos sujeitos entre si.”

2.       Identificar a dimensão religiosa no relacionamento humano:
A religiosidade é uma dimensão inerente ao ser humano que contribui para a busca de respostas às grandes interrogações da existência. É o desejo daquilo que transcende o mundo visível, daquilo que é considerado sagrado, espiritual, mas que incide significamente no cotidiano das pessoas, pois se trata de uma experiência com o Transcendente.

3.       Descrever de que maneira a religiosidade é manifestada na vida humana:
A religiosidade torna-se mais evidente à medida que o ser humano participa de orações, peregrinações, rituais, meditações, cultos devocionais, procissões, estudos do Texto Sagrado... No processo de vivência da religiosidade pode haver a procura por orientação e meditação de pessoas para se relacionar com o Sagrado, ou recorrer ao uso de imagens, colares, fitas, rosários...

4.       Explicar a relação entre cultura e religiosidade:
Primeiramente, é preciso lembrar que todo ser humano nasce em uma culturaPassa desde então a cultivar a sua religiosidade conforme os costumesos preceitos e crenças do grupo familiar, as pessoas de convívio. Aquele desejo inerente ao ser humano assume as características culturais de como acreditar, em que acreditar e por que acreditar, bem como as formas de expressar e cultivar crenças por meio dos ritos, símbolos, objetos, gestos... A religiosidade serve de base para os grupos humanos estruturarem o que conhecemos por Tradição Religiosa. Neste sentido, a religiosidade está presente em todas as culturas, pois nelas encontram-se crenças e diferentes maneiras de expressá-las.

5.       Perceber que a cultura e a religiosidade são influenciadas pelas pessoas com quem vivemos:
Critério 4.

6.       Citar expressões de religiosidade presentes no cotidiano das pessoas:
Muitas são as formas de expressar a religiosidade nas diferentes culturas e Tradições Religiosas. Algumas são de cunho esotérico (conjunto de tradições e interpretações filosóficas das crenças que tentam desvendar o sentido da vida), outras de cunho doutrinário (conjunto de princípios que servem de base a um sistema filosófico, científico...) em que o indivíduo participa por identificação coletiva.




Geografia
1.       Caracterizar as diferentes fases do sistema capitalista no espaço mundial, bem como a época e espaço em que ocorrem:
1. Capitalismo Comercial
Ocorreu entre os séculos XV e XVI, quando começaram as grandes navegações e a circulação de mercadorias através dos oceanos. Nesta fase do capitalismo o continente Americano e outras regiões da Terra foram incorporadas às relações econômicas e comerciais em escala internacional. A principal fonte de energia: eólica.
2. Capitalismo Industrial
Essa fase do capitalismo iniciou com a Revolução Industrial, onde a invenção das máquinas possibilitou a criação da produção m larga escala. O aumento da produção possibilitou o enriquecimento dos países, a produção fabril, o livre comércio (concorrência), o maior investimento em tecnologia, o desenvolvimento dos transportes ferroviários e a ampliação do mercado mundial. A principal fonte de energia: carvão.
3. Capitalismo Financeiro
O capitalismo financeiro data da segunda metade do século XIX, marcado pelo desenvolvimento da indústria pesada, siderúrgica, de máquinas e equipamentos industriais, bem como do desenvolvimento da indústria petrolífera.  O setor industrial se ampliou numa escala muitas vezes maior que a capacidade de consumo dos países industrializados, surgindo a necessidade de novos mercados consumidores e de fontes de matérias-primas para a nova etapa produtiva. A principal fonte de energia: petróleo.
4. Fase atual do Capitalismo
É a fase do capitalismo que se intensifica as trocas de mercadorias e de serviços entre os países capitalistas. Nesta fase houve um aumento dos fluxos (circulação) de investimentos entre países (circulação de capitais).

2.       Identificar os avanços tecnológicos que permitiram a evolução do capitalismo até a fase atual:
A aplicação de diversas tecnologias ligadas à informática, às telecomunicações e à microeletrônica nas ativadas econômicas possibilita às empresas o aumento da produtividade. Outros fatores que marcam a Revolução Técnico-Científica são a engenharia genética, o desenvolvimento da microeletrônica e a utilização da energia nuclear em larga escala em alguns países.

3.       Reconhecer as manifestações do capitalismo globalizado em nossa situação cotidiana:
A globalização sendo uma ferramenta do capitalismo faz parte do cotidiano das pessoas que estão conectadas ao resto do mundo, notícias, informações, sites de relacionamentos, celulares compõem as necessidades básicas das pessoas atualmente. Esse excesso de informações e tecnologia tem mudado a vida das pessoas. Essas mudanças como tudo na vida têm suas duas faces, enquanto alguns usam essas inovações para desenvolvimento de tecnologias em beneficio da humanidade, em contra partida esse fácil acesso a internet, por exemplo, instigam algumas pessoas e mais uma vez vemos o homem usando de forma indevida a tecnologia que ele mesmo criou.

4.       Identificar as organizações econômicas internacionais em destaque atualmente e suas áreas de atuação:
O Banco Mundial: instituição provedora de recursos necessários à criação de infraestrutura nos países subdesenvolvidos como construção de estradas.
FMI(Fundo Monetário Internacional): estimula o comércio internacional, promove ajuda econômica e fornece assessoria técnica aos países-membros que apresenta problemas financeiros. Estabeleceu regras básicas das relações financeiras internacionais.
Gatt (Iniciais em inglês para Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio): criado com o objetivo de regulamentar o comércio mundial, mas em 1º de janeiro de 1995, foi substituído pela OMC (Organização Mundial do Comércio).

5.       Citar as vantagens e as desvantagens do processo de globalização:
As vantagens da globalização são: gera empregos, investimentos externos, trás tecnologias, melhora a relação do país com os outros países, ajuda o país a participar das trocas comerciais internacionais, traz cultura de outros lugares.
As desvantagens da globalização são, que ao mesmo tempo em que ela gera emprego ela também causa desemprego, porque tecnologias de máquinas substituem o homem, desvaloriza a cultura nacional, faz com que as transnacionais se instalem em outros países pobres, explorando a matéria prima abundantemente e pagando mão de obra barata.

6.       Identificar e localizar os países que fazem parte do grupo dos mais ricos do mundo globalizado:
EUA, Japão, Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Canadá.

7.       Constatar o porquê da existência dos movimentos antiglobalização e a atuação desses movimentos no espaço mundial:
Em geral, esses movimentos estão ligados a ONGs. Essas manifestações vêm mostrando a necessidade de restaurar as políticas de organismos internacionais, que contribuem para acentuar as desigualdades entre países ricos e pobres. É interessante notar que esses movimentos são estruturados por pessoas de diferentes países, formando redes internacionais. Eles se articulam com o apoio de recursos tecnológicos, que são marca do processo de globalização, como a internet. Sem a rede mundial de computadores seria difícil mobilizar tantas pessoas, difundir ideias para diferentes lugares do mundo e organizar protestos e manifestações contrários à globalização.

8.       Aplicar o conceito de fuso horário às situações práticas do cotidiano:
Fuso horário é uma faixa que vai de um polo a outro, limitado por dois meridianos. Cada fuso horário tem 15 graus e essa medida foi obtida dividindo 360° por 24. Dessa maneira, todas as localidades compreendidas num mesmo fuso apresentam a mesma hora. O fuso em que se situa o meridiano de Greenwich é o referencial para a determinação das horas. Como a terra gira de oeste para leste, os fusos a leste de Greenwich têm as horas adiantadas e os fusos situados a oeste tem as oras atrasadas em relação à hora de Greenwich.
Ex.: Nos EUA, o trem que cruzava o país, ligando a costa leste à oeste, enfrentava problemas em relação ao horário nas paradas. Assim, fazia-se necessário um sistema de horário padronizado entre as diferentes localidades do planeta. Esse sistema foi criado em 1884, quando 25 países se reuniram em Washington e estabeleceram a divisão do planeta em fusos horários.
Importância dos fusos horários:
Para grandes empresas e instituições financeiras, conhecer esse sistema facilita o contato diário entre seus escritórios instalados em diversos países. Nesse contexto de intensos fluxos financeiros em âmbito internacional, as diferenças de fuso horário tornam possível a realização de investimento em qualquer período do dia e da noite, pois sempre há uma bolsa de valores operando em algum lugar do mundo.



História
1.       Constatar como ocorreu a Revolução Puritana (1642 – 1649):
Em 1634, Carlos I ressuscitou uma antiga lei inglesa: o Ship Money, imposto em desuso que era cobrado apenas nas cidades portuárias, com o objetivo de combater a pirataria. Ele não só restabeleceu esse imposto como também estendeu sua cobrança a todo o reino.       
A insatisfação popular diante dessa e de outras medidas provocou conflitos que se alastraram pelo reino. Precisando de recursos para combater os rebeldes, o rei foi obrigado a convocar o Parlamento. Reunidos, os parlamentares passaram a exigir reformas. Em resposta, Carlos I ordenou a invasão do Parlamento e a prisão dos líderes que lhe faziam oposição.
Essa demonstração de força acabou provocando a Revolução Puritana, uma guerra civil que durou sete anos.

2.       Caracterizar a República Puritana de Oliver Cromwell.
Oliver Cromwell assumiu o governo de um país em crise, destruído materialmente pela guerra civil, marcado por desastrosas colheitas, pelo alto custo de vida, por baixos salários e pesados impostos.
O novo chefe do governo manteve o apoio do Exército e estabeleceu ligações estreitas com a burguesia de Londres, que estava interessada em preservar suas atividades mercantis através dos mares.
Cromwell confiscou e vendeu as terras da Igreja Anglicana e dos partidários de Carlos I e vendeu-as para a pequena nobreza (gentry), incorporou novos territórios às colônias inglesas na América, extinguiu os impostos considerados arbitrários e lançou, em 1651, o primeiro Ato de Navegação.
O Ato de Navegação determinava que todo produto estrangeiro que chegasse a Inglaterra deveria ser transportado por navios ingleses ou por navios do país produtor daquela mercadoria. Essa lei quebrou o domínio holandês nas rotas marítimas europeias e fortaleceu a produção naval inglesa, possibilitando o domínio comercial marítimo inglês no mundo nos séculos seguintes.

Oposição ao governo:
Duas facções políticas mais radicais do Exército se destacaram nas críticas ao governo republicano: os niveladores e os escavadores.
Niveladores: defendiam a proteção da pequena propriedade, a liberdade religiosa e a igualdade social e jurídica.
Escavadores: achavam que não deveria existir propriedade privada, pois para eles, isso causava desigualdade social. Propunham a instalação da reforma agrária como ponto de partida para a obtenção de igualdade e liberdade para todos.
A crise do governo republicano:
Os niveladores e escavadores não foram atendidos pelo governo de Cromwell, que não fez nada para tirar a população da miséria e também não apresentou solução para o problema de concentração de terras.
No governo, prevaleceram os interesses da burguesia e foram quebrados os impedimentos feudais, dando oportunidade ao livre desenvolvimento do capital. Cromwell não cumpriu suas promessas e dissolveu o Parlamento. Essa intolerância fez com que as pessoas começassem a vê-lo como um tirano.
Quando Cromwell morreu, seu corpo ficou exposto por alguns dias sempre rodeado de visitantes. Seu filho sucessor, Richard Cromwell, não conseguiu lidar com a crise política e foi deposto em 1659.

3.       Compreender a importância da Revolução Gloriosa no contexto inglês do século XVII:
Com a Restauração, a Igreja anglicana voltou a ser oficial na Inglaterra, mas nem por isso ganhou força junto às camadas privilegiadas, compostas principalmente pela burguesia puritana.
Foi a ascensão de Jaime II ao trono inglês em 1685 que mudou o rumo dos acontecimentos. O novo monarca tentou reeditar o autoritarismo e o catolicismo em um país protestante. Quando indicou católicos para os cargos mais importantes do governo, acabou unido contra ele a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns. Então o Parlamento ofereceu o trono inglês ao protestante Guilherme de Orange., chefe do governo da Holanda, casado com Mary Stuart, filha de Jaime II.
Em 1688, Guilherme invadiu a Inglaterra e exigiu a renuncia de Jaime II, que, sem apoio, fugiu para França. O evento ficou conhecido como Revolução Gloriosa.



4.       Reconhecer as origens e as características do movimento iluminista na Europa:
A existência da burguesia comercial tornou-se importante para as monarquias nacionais, porque os burgueses forneciam os recursos humanos e financeiros para a sustentação dos Estados. Eram eles os donos dos bancos, das manufaturas e dos estabelecimentos comerciais. Contudo, ao final daquele período não haviam conquistado, ainda, poder político e igualdade jurídica.
De um lado, os Estados europeus ocidentais eram considerados o centro econômico mundial. Isso graças às atividades realizadas pelos burgueses e trabalhadores. Por outro lado, os maiores benefícios políticos, econômicos e jurídicos estavam nas mãos da nobreza e do clero. Além disso, o número de miseráveis era maior a cada dia. É exatamente neste ponto que está a origem das críticas da burguesia aos governos absolutistas da época.

·         O enriquecimento da burguesia comercial que passou a exigir igualdade jurídica.
·         A evidência cada vez maior das contradições no cotidiano europeu entre os privilégios dos nobres e do clero.
·         A crescente indignação com o controle influência política da igreja católica.
·         O aumento de obras científicas e filosóficas publicadas.
·         A crise do antigo Regime.
·         Ascenção econômica da burguesia, revolução científica e crise do antigo Regime.
·         A igualdade a todos perante a lei.
·         A tolerância religiosa.
·         Ao fim dos privilégios da nobreza e do clero.

5.       Reconhecer o pensamento de Voltaire sobre os governantes e a igreja católica:
·         Era defensor dos interesses da burguesia e da liberdade política, Voltaire atacou os abusos dos governantes.
·         Defendia a liberdade de imprensa e a liberdade religiosa.
·         Voltaire não propunha a participação popular no poder por duvidar da capacidade de administração política das pessoas mais pobres.
·         Um rei ideal seria um que garantisse o direito à liberdade e a realização de reformas sociais. (Déspota Esclarecido).
Despotismo Esclarecido: aliança entre princípios filosóficos e poder monárquico deu origem ao regime do governo que ficou conhecido como despotismo esclarecido. É um monarca que se vale dos pensamentos iluministas estabelecendo políticas como: constituição, instituição de ensino público, abertura de hospitais...

6.       Explicar a proposta de Montesquieu sobre a teoria dos poderes:
Segundo o filósofo, o poder deveria ser dividido em três partes autônomas: o poder legislativo (cria leis), o poder Judiciário (julga) e o poder Executivo (executa as coisas acima).



7.       Analisar a s ideias de Rousseau sobre as origens da desigualdade:
A origem da desigualdade dos homens, segundo Rousseau, seria o aparecimento da propriedade privada, ou seja, a demarcação das terras.

8.       Caracterizar a proposta acerca da economia e da divisão de trabalho de Adam Smith:
Ele afirmava que o trabalho produtivo era a verdadeira fonte de riqueza. Aceitava o princípio do laissez-faire, mas entendia ser a interferência do governo na economia aceitável para prevenir a injustiça e a opressão ou para incentivar a educação e proteger a saúde pública.
Um ponto importante na sua obra é a divisão do trabalho. Segundo ele, no momento que houvesse a especialização do trabalho em todas as nações, a produção de bens seria aperfeiçoada. O mundo se transformaria em uma vasta oficina, e o trabalho seria executado onde se gastasse menos tempo e esforço. A divisão do trabalho criaria a solidariedade entre os homens e as nações.

Importante:
·         As revoluções inglesas do século XVII transformaram a estrutura política, econômica e social da Inglaterra e colocaram a burguesia no poder.
·         A Revolução Puritana derrubou a monarquia e proclamou uma república, que durou até 1660, quando a monarquia foi restaurada.
·         A Revolução Gloriosa instituiu a monarquia constitucional parlamentarista, na qual o poder do rei ficou subordinado às determinações do Parlamento.

·         O movimento intelectual que ocorreu na França, no século XVIII, ficou conhecido como Iluminismo. Esse século foi chamado de Século das Luzes.
·         Fundamentados na razão, os iluministas defendiam a igualdade dos seres humanos perante a lei, a liberdade de expressão e de pensamento e o direito à propriedade.
·         O pensamento iluminista está na origem do pensamento ocidental moderno.

Ciências
1.       Ordenar os níveis de organização do corpo humano:
Organelas-Células-Tecidos-Órgãos-Sistemas-Corpo Humano.

Funções de:
Nutrição: s. digestório, s. circulatório, s. respiratório, s. excretor. Mantém a vida.
Relação: s. locomotor, sentidos, fonação. Relação com o meio.
Reprodução: s. reprodutor (masculino e feminino). Perpetuar a espécie.
Coordenação: s. nervoso, s. endócrino. Organiza e comanda, está relacionado com o equilíbrio, com a harmonia e o funcionamento dos demais sistemas.

2.       Relacionar cada nível de organização do corpo humano com as características correspondentes:
Células: o corpo humano é um todo integrado, formado por unidades básicas. Essas unidades são encontradas em todos os seres vivos;
Tecidos: As células semelhantes se combinam e formam conjuntos para realizar uma mesma função.
Órgãos: Esses conjuntos de células, por sua vez, agrupam-se de várias maneiras, formando estruturas como, por exemplo, os pulmões.
Sistemas: são conjuntos de órgãos que sempre exercem grandes funções do corpo como a locomoção, respiração e digestão.

3.       Reconhecer as principais organelas celulares e suas principais funções:
Membrana celular: controla e entrada e saída de substâncias.
Núcleo: funciona como centro de controle da célula. Nele se encontram os cromossomos, filamentos de DNA que representam o material genético do indivíduo.
Citoplasma: é a maior porção da célula, localizada entre a membrana celular e o núcleo. Contém as organelas mergulhadas em substância gelatinosa compota por muita água.
Retículo Endoplasmático: um sistema de canais e tubos por onde circulam materiais e ocorrem reações químicas.
Mitocôndrias: participam dos processos que fornecem energia para as atividades da célula, para tanto, as mitocôndrias consomem oxigênio e liberam dióxido de carbono.
Ribossomos: associados ás membranas do retículo endoplasmático e envolvidos na síntese (produção) de proteínas.
Complexo Golgiense: armazena temporariamente materiais sintetizados por outras organelas e os transporta.
Libossomos: encarregadas da digestão celular. Encontradas apenas em células animais.
Centríolos: função relacionada com a divisão celular e com a formação de cílios e flagelos. Na maioria das células têm núcleo organizado.

4.       Diferenciar os principais tipos de células presentes no organismo humano e suas respectivas funções:
Adipócitos: localizam-se na camada mais interna da pele. Tem como principal função o armazenamento de gordura. Esse armazenamento pode ser de até dez vezes o tamanho da célula. O agrupamento dessas células forma o tecido adiposo que funciona como isolante térmico, protege e amortece contra choques mecânicos além de fornecer energia para o corpo.
Miócitos (fibras musculares): possuem formato alongado e podem contrair-se e alongarem-se. Podem chegar até trinta centímetros de comprimento e, em conjunto formam os músculos.
Hemácias (glóbulos vermelhos/ eritrócitos): não possuem núcleo e tem formato discoide. Transportam gás oxigênio e gás carbônico.
Linfócitos (glóbulos brancos): células sanguíneas produzidas na medula óssea, assim como as hemácias. Possuem formato esférico e são responsáveis pela defesa do corpo contra agentes invasores.
Espermatozoide: é a célula reprodutiva masculina que apesenta mobilidade devido a presença de flagelo, sendo dessa forma capaz de nadar livremente. A cabeça do espermatozoide é a estrutura que abriga o núcleo da célula e consequentemente o material genético do indivíduo que o produziu (o pai).
Ovócito: são as células reprodutivas femininas, produzidas nos ovários. Possuem formato esférico, não apresentam mobilidade e são maiores que os espermatozoides. Carregam o material genético da mãe.
Neurônios: são as células especializadas em conduzir o  impulso nervoso do seu local de geração até o cérebro. Cada neurônio vai se conectando com outro neurônio para formar redes de intercomunicação ou circuitos nervosos. O neurônio possui três componentes básicos: Corpo celular, aonde se localiza o núcleo, dendritos, filamentos pequenos e ramificados e axônios, filamento único que se ramifica nas extremidades.
            
5.       Identificar a função do DNA, bem como sua localização na célula:
O DNA fica dentro do núcleo, e nele contém todo o material genético do indivíduo, o que dá as características da pessoa.

6.       Demonstrar compreensão da importância da divisão celular:
·         Cromossos: são filamentos no núcleo responsáveis pelas características hereditárias, constituídos de DNA, que forma os gens.
·         Espécie humana: Homo sapiens: 46 cromossomos.
·         Células somáticas: são as células do corpo. (Diploide - 2n)
·         Células haploides: células reprodutivas que contém a metade do número de cromossomos. São os gametas. (n).
·         Mitose: divisão celular onde uma célula resulta em duas células filhas iguais. (2n)
·         Meiose: divisão celular para formação de gametas. (n)
A divisão celular é importante para o ser humano crescer, se regenerar e se reproduzir.

7.       Reconhecer os diferentes sistemas do corpo humano, bem como suas respectivas funções:
Sistema Digestório: é responsável pela quebra e absorção de diversos nutrientes presentes nos alimentos. Ao longo de todo esse processo, o alimento é modificado por substâncias produzidas nas glândulas anexas (glândulas salivares, fígado e pâncreas).
Sistema Respiratório: a principal função é transportar gás oxigênio atmosférico para dentro dos glóbulos vermelhos por meio da inspiração e a eliminação do gás carbônico produzido na respiração celular  para o meio ambiente por meio da expiração.
Sistema Cardiovascular: compreende 3 componentes principais: O coração, os vasos sanguíneos e o sangue. Os vasos sanguíneos são os caminhos que o sangue percorre, bombeado para todo o corpo por meio da pressão gerada pelo coração. Dessa forma é possível nutrir e realizar as trocas gasosas em todas as células do corpo.
Sistema Urinário: As substâncias que não tem mais utilidade para o organismo ou que podem ser toxicas são eliminadas pela urina.
Sistema esquelético: Para que o corpo humano consiga se movimentar e se locomover, é necessário que exista um sistema de sustentação. Nos humanos, assim como nos demais vertebrados, esse sistema é interno e possui o nome de sistema esquelético. Esse sistema dá forma ao corpo, protege órgãos vitais, permite o deslocamento, armazena sais minerais como cálcio e fósforo e produz células sanguíneas. Os principais componentes desse sistema são os ossos.
Sistema muscular: Em associação com os ossos encontram-se os músculos, os quais fazem parte do sistema muscular. Esses órgãos são responsáveis por movimentos voluntários (músculos ligados a ossos) e involuntários (músculos do coração e do tubo digestório, por exemplo).
Sistema Tegumentar:  A pele é nosso maior órgão, e junto com todos seus outros anexos (pelos, unhas, cabelos, glândulas sudoríparas e sebáceas) é chamada de sistema tegumentar. É nela que se encontram células nervosas,  para perceber o ambiente que nos rodeia.
Sistema Nervoso: É o grande integrador do corpo com o ambiente que o rodeia. Os milhões de células que o compõem, funcionam como uma grande rede de comunicações aonde são recebidas e organizadas as informações. Dessa forma o sistema nervoso controla e participa das funções corporais, permitindo que o organismo responda e atue sobre o meio.
Sistema Endócrino: É formado por glândulas que produzem hormônios que regulam o metabolismo, o crescimento, o desenvolvimento e as respostas a sinais de medo, perigo, por exemplo.
Sistema Reprodutor: É formado por uma variedade de órgãos internos e externos, que em conjunto possuem a função de reprodução. São sistemas diferentes em homens e mulheres. 



5 comentários: