sexta-feira, 13 de julho de 2012

Férias!

E aí gente! Á partir de agora estamos de férias (pelo menos o pessoal do Bom Jesus...)! Finalmente, o merecido descanso.
Bom, hoje era o dia de postar resumo, mas como não terá nenhuma prova semana que vem, darei dicas e sugestões de coisas a serem feitas nas férias pra quem vai ficar em POA mesmo.

-Patinação no Gelo no Shopping Praia de Belas
-Ir ao cinema
-Fazer uma colônia de férias
-Entrar em estado vegetativo na frente do computador
-Se você tiver lareira, asse marshmellows, é muito bom
-Faça festas do pijama
-Assista séries. Se não souber de nenhuma, eu indico Pretty Little Liars, The Vampire Diaries, Supernatural, 2 Broke Girls e The Lying Game.
-Cozinhe
-Entrar em estado vegetativo na frente do videogame
-Entrar em estado vegetativo na frente da TV
-Dormir


Então é isso, até o dia 31, gente!
Boas Férias.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Dicas

Hoje as dicas vão ser mais especificas para as meninas, com o clima de ferias chegando, paparei umas dicas de maquiagem.




Como fazer maquiagem para escola


Se você não gosta de ir para a aula de cara lavada, saiba que é possível sim usar maquiagem na escola, mas também não é preciso exagerar.
Quando o assunto é maquiagem para escola, o ideal é deixar o visual bem natural. A maquiagem deve ser discreta, rápida e fácil de ser retocada. Deixe para caprichar em uma maquiagem mais elaborada nas ocasiões especiais.
Para começar, nada melhor do que deixar a pele limpa. Lave o rosto com um sabonete adequado para o seu tipo de pele, tonifique e hidrate. E como pele bonita também precisa ser protegida, é a vez de aplicar o filtro solar por todo o rosto.
Use o corretivo e a base para disfarçar as olheiras e uniformizar a pele. Depois, aplique uma leve camada de pó compacto nas áreas mais oleosas do rosto.
Nos olhos, use uma sombra iluminadora na pálpebra superior e canto interno dos olhos. Para completar, aplique várias camadas de rímel nos cílios superiores e inferiores. O lápis preto ou marrom pode ser usado, mas com moderação.
Se você gosta de variar, pode optar por um delineado estilo gatinho para deixar o make para a escola mais bonito ainda, mas não exagere no traço. Faça um desenho bem discreto.
O blush em tons suaves quando aplicado nas maçãs do rosto deixa a aparência saudável.
Para finalizar sua maquiagem para ir à escola você pode usar na boca um batom rosado ou um gloss que pode ser até mesmo o incolor, para dar aquele brilho. 
A chave para uma maquiagem para escola bem feita é preparar a pele e deixá-la uniforme. Os detalhes sendo discretos e harmônicos te deixarão pronta para ir à escola com um make bonito e apropriado para o local e a sua idade.

Gostaram? Comente!

terça-feira, 10 de julho de 2012

Aviso

Oi pessoal! Como vocês devem saber, essa é a última semana de aulas antes das férias de inverno, então, quando a escola entrar de férias, o blog também entrará.
Posts novos à partir da terça feira, dia 31.

Até lá, gente.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Bosque

Oi pessoal! Outra lenda, que na verdade não é bem uma lenda, esta é mais uma história sobre o bosque, abordando algumas coisinhas extra... 
Tumblr_m3l28w7afy1qfr1oco1_500_large
O Bosque
Na propriedade do colégio, há um bosque, atrás da escola, depois de descer uma pequena rampa e depois de passar pela cancha você pode ver essa mini floresta, atrás da gruta. Muitas coisas estranhas já aconteceram por lá. É bem assustador, até mesmo de dia, o bosque é escuro e é possível ver vultos por lá, pessoas dizem ter ouvido o som de uma serra elétrica e sons estranhos, sons de galhos farfalhando e se quebrando sem ter mais ninguém lá além de você... Há uma árvore que (dizem) aprisiona uma mulher, mas essa é uma outra lenda, que você poderá conferir daqui há alguns dias. 

Gostaram? Comentem!

domingo, 8 de julho de 2012

Resumo de Língua Portuguesa 7ª Série

Olá pessoal! Outro resumo para vocês. (Sim, dois resumos na mesma semana, pois caso você tenha se esquecido, nessa última semana de aula antes das férias, -finalmente!!- terão duas provas, uma de ensino religioso na quarta-feira, como de costume, e uma na sexta-feira, de língua portuguesa).



Língua Portuguesa
1.       Identificar as características da carta do leitor:
·         É um tipo de texto que expressa a opinião do leitor sobre matérias publicadas em jornais ou revistas, faz solicitações ao editor ou uma denúncia sobre um assunto de interesse social.
·         É um gênero argumentativo, pois tem a finalidade de convencer o interlocutor.
·         Tem estrutura semelhante à casta pessoal, apresentando local, data, vocativo, expressão cordial de despedida e assinatura.
·         A linguagem segue geralmente a norma-padrão, mas pode variar conforme o perfil do leitor.
·         Não apresenta título.

2.       Apontar o vocativo como um termo utilizado para chamar ou interpelar a pessoa à qual se dirige:
Vocativo é o termo da oração por meio da qual chamamos ou interpelamos nosso locutor, real ou imaginário.

Na escrita o vocativo aparece isolado por vírgulas ou seguido de ponto de exclamação e pode vir precedido da interjeição de chamamento ó.
Ex.:
Por Deus, Ana, vamos encerrar essa discussão!
Posso me retirar agora, senhor?
Pessoal!
Ó de casa, posso entrar?

3.       Ampliar frases, acrescentando informação de ordem explicativa:
Entre o aposto e o termo a que ele se refere há quase sempre uma pausa, marcada na escrita pela vírgula ou, em casos especiais, por dois-pontos, travessão ou parênteses.
Ex.: Monteiro Lobato nasceu em Taubaté. - Monteiro Lobato, o criador do Sítio do Picapau Amarelo, nasceu em Taubaté.
Quando cheguei, eles ainda não tinham feito nada. - Quando cheguei, eles ainda não tinham feito nada: nem a pesquisa, nem a discussão do tema.

Pode, às vezes, não haver pausa. Isso ocorre quando o aposto especifica ou individualiza o termo a que se refere.
Ex.: A escola fica na avenida Portugal, perto da praça Pedro de Toledo.

4.       Justificar o uso do aposto no contexto:
Aposto é o termo da oração que se junta a um substantivo, a um pronome ou a uma oração para explica-los, resumi-los ou identifica-los.

O aposto pode ser empregado com as seguintes finalidades:
·         Enumerar ou recapitular, nesse caso, pode aparecer depois de dois-pontos; vir precedido pelas expressões por exemplo, isto é; ou ser representado por um pronome indefinido, como  tudo, nada, ninguém, qualquer, etc.
·         Marcar uma distribuição, empregando um e outro, este e aquele, etc.
·         Marcar uma especificação, uma individualização; pode, nesse caso, vir ou não preposicionado.
·         Explicar, resumir ou identificar.

5.       Explicar a função do adjunto adnominal no texto:
Adjunto adnominal é o termo que caracteriza um substantivo sem a intermediação de um verbo. Pode-se dizer que é ima função adjetiva da oração, sendo, portanto, desempenhado por adjetivos, locuções adjetivas, artigos, pronomes adjetivos, e numerais adjetivos. Quanto aos pronomes e os numerais, serão adjuntos adnominais quando estiverem acompanhando um substantivo.
Para perceber como o adjunto adnominal faz parte efetiva do mesmo termo sintático que tem o substantivo como núcleo, basta substituir esse termo por um pronome substantivo:
A nova política salarial prejudica os trabalhadores de menor poder aquisitivo. = Ela prejudica-os.
Somente os substantivos podem ser acompanhados de adjuntos adnominais.
Ex.: O triste Zezé tem uma vida difícil.
Zezé ficará na doce lembrança.

6.       Indicar os adjuntos adverbiais no texto e explicar a circunstância que exprimem:
Circunstâncias de adjuntos adverbiais:
·         De tempo
·         De modo
·         De lugar
·         De dúvida
·         De intensidade
·         De afirmação/negação
·         De instrumento: com os dentes, com a faca, a lápis, à tinta.
·         De finalidade: para o exame, para o almoço.
·         De meio: de avião, de carro.
·         De companhia: com ele, com os amigos.
·         De assunto: sobre literatura, sobre língua.
·         De causa: com o calor, com a chuva.
·         De condição: sem dinheiro, sem autorização.

7.       Ampliar frases acrescendo adjuntos adverbiais que informem as circunstâncias solicitadas:
Os adjuntos adverbiais têm a função básica de indicar a circunstância ou intensificar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.
João tirou uma foto na pracinha. Ontem, João tirou uma foto na pracinha.
A primeira frase tem sentido completo, mas a segunda traz mais informações, pois possui um termo acessório, que no caso é um adjunto adverbial de tempo: ontem.

Não se esqueça de ler o livro didático, o caderno, folhas, refazer atividades e outros para estudar, pois o resumo é apenas para ajudar a estudar, e não contém tooodo o  conteúdo da prova.
Até mais! Não se esqueça de comentar! 

sábado, 7 de julho de 2012

Resumo Ensino Religioso 7ª Série

Oi pessoal! Aqui está o resumo de ensino religioso. Bom, eu sei que não é uma matéria difícil, mas mesmo assim... Espero que seja útil.


Ensino Religioso
1.       Caracterizar e exemplificar interculturalidade:
Segundo Fornet Betancourt, interculturalidade é uma qualidade que todas as pessoas podem obter a partir do seu cotidiano, mas relações com os outros.
Para Costa: a interculturalidade supõe uma inter-ação, como um colocar-se no lugar do outro para, a partir daí, buscar entende-lo e estabelecer as bases para o diálogo e a convivência. Não se trata de passiva convivência.
Para Candau: a interculturalidade encaminha processos que têm no reconhecimento do direito à diversidade e nas lutas contra todas as formas de discriminação e desigualdade, sua base fundamental. É necessário que decidamente se promova relações dialógicas e democráticas entre as culturas e os diferentes grupos para ir além da coexistência pacífica em um mesmo território.
As principais características são: Não ser superficial, ser transparente, dialogante e dinâmico.

2.       Conceituar corresponsabilidade relacionada ao cuidado e proteção da vida:
A corresponsabilidade, na perspectiva intercultural, traz na sua base dimensão ética, o cuidado e proteção da vida em todas as circunstâncias. É o que possibilita o diálogo, a superação de conflitos e o entendimento respeitoso. É fundamental identificar como se estabelecem as relações entre os seres humanos e as culturas entre si. Isso implica perceber as motivações, valores e interesses que perpassam e definem os modelos de relações.

3.       Descrever a importância das tradições religiosas para a interculturalidade:
·         Para existir a interculturalidade se faz necessário promover relação democrática (respeito às diferenças).
·         Reconhecer e respeitar a singularidade de casa indivíduo ou grupo.
·         A interculturalidade pode ser uma relação capaz de aproximar pessoas diferentes. Ex.: tradições religiosas diferentes

4.       Conhecer os princípios da interculturalidade:
Há várias iniciativas no campo religioso que visam promover uma interação positiva entre as religiões, são caracterizadas também como diálogo inter-religioso. A Instituição do Parlamento Mundial das Religiões é um desses exemplos. Por ocasião do seu Centenário, em 1993, o referido Parlamento definiu alguns princípios norteadores de interculturalidade:
·         Uma ética mundial que oriente as transformações necessárias.
·         Que esta ética possibilite a todo ser humano um tratamento digno.
·         Respeito a todo ser vivo como parte de uma cultura da não violência.
·         Uma organização econômica justa pautada nos ideais de solidariedade.
·         Criar uma cultura de tolerância e de igualdade de direitos entre homem e mulher.

5.       Explicar a importância das ações das tradições religiosas na busca pelo respeito à vida e à dignidade humana:
As Tradições Religiosas podem cultivar um espírito de abertura para:
·         Acolher a diversidade cultural religiosa como uma riqueza da humanidade.
·         Contribuir na superação dos problemas que geram todo tipo de sofrimento, desigualdade e exclusão.
·         Manter fidelidade aos princípios básicos que regem a relação do ser humano com o outro na busca pela paz.
·         Não se fechar às próprias verdades como únicas.
·         Não reproduzir preconceitos relacionados a pessoas de outras religiões e as que optam não ter religião.

Gostaram? Comentem!
P.S. Lembre-se que só o resumo não fará você tirar uma nota boa, também é preciso ler o livro didático, o caderno, refazer atividades... E isto serve para todas as matérias!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Dicas

Olá pessoal. Hoje vamos dar algumas dicas sobre escola. 



  • Aprenda a usar uma agenda para organizar as atividades da escola: tarefas,trabalhos,etc.
  • Não deixe as tarefas para a última hora.
  • Não durma muito tarde quando tiver que ir ao colégio pela manhã.
  • Arrumar seu quarto e ter um espaço para fazer os deveres vai te ajudara estudar melhor.
  • Classifique e coloque em ordem seu material de estudo de acordo com as diferentes matérias.
  • Se tiver que levar algo especial pra escola, deixe ao lado da sua mochila.



Então? Gostaram das dicas? Comentem

segunda-feira, 2 de julho de 2012

A gruta

Na entrada do bosque há um gruta bem sinistra, não sabemos ao certo porque ela está ali e nem porque ela é tão protegida (tem grades na gruta), por isso inventamos essa lenda.

Há 34 anos atras, uma aluna estava sozinha no bosque, e resolveu passar entre as grades da gruta. Dentro da gruta ela viu flores, deduziu que seria para enfeite e, quando estava de saída, tropeçou em alguma coisa. Era um alçapão.Irritada resolveu abrí-lo e entrar. Já dentro da passagem,  a menina seguiu um longo túnel até chegar numa espécie de tumba, onde havia um grande e velho caixão, ficou com medo, mas mesmo assim se aproximou e abriu o caixão, nele havia ossos, mas o que chamou sua atenção foi um velho livro.

Continua...