domingo, 8 de julho de 2012

Resumo de Língua Portuguesa 7ª Série

Olá pessoal! Outro resumo para vocês. (Sim, dois resumos na mesma semana, pois caso você tenha se esquecido, nessa última semana de aula antes das férias, -finalmente!!- terão duas provas, uma de ensino religioso na quarta-feira, como de costume, e uma na sexta-feira, de língua portuguesa).



Língua Portuguesa
1.       Identificar as características da carta do leitor:
·         É um tipo de texto que expressa a opinião do leitor sobre matérias publicadas em jornais ou revistas, faz solicitações ao editor ou uma denúncia sobre um assunto de interesse social.
·         É um gênero argumentativo, pois tem a finalidade de convencer o interlocutor.
·         Tem estrutura semelhante à casta pessoal, apresentando local, data, vocativo, expressão cordial de despedida e assinatura.
·         A linguagem segue geralmente a norma-padrão, mas pode variar conforme o perfil do leitor.
·         Não apresenta título.

2.       Apontar o vocativo como um termo utilizado para chamar ou interpelar a pessoa à qual se dirige:
Vocativo é o termo da oração por meio da qual chamamos ou interpelamos nosso locutor, real ou imaginário.

Na escrita o vocativo aparece isolado por vírgulas ou seguido de ponto de exclamação e pode vir precedido da interjeição de chamamento ó.
Ex.:
Por Deus, Ana, vamos encerrar essa discussão!
Posso me retirar agora, senhor?
Pessoal!
Ó de casa, posso entrar?

3.       Ampliar frases, acrescentando informação de ordem explicativa:
Entre o aposto e o termo a que ele se refere há quase sempre uma pausa, marcada na escrita pela vírgula ou, em casos especiais, por dois-pontos, travessão ou parênteses.
Ex.: Monteiro Lobato nasceu em Taubaté. - Monteiro Lobato, o criador do Sítio do Picapau Amarelo, nasceu em Taubaté.
Quando cheguei, eles ainda não tinham feito nada. - Quando cheguei, eles ainda não tinham feito nada: nem a pesquisa, nem a discussão do tema.

Pode, às vezes, não haver pausa. Isso ocorre quando o aposto especifica ou individualiza o termo a que se refere.
Ex.: A escola fica na avenida Portugal, perto da praça Pedro de Toledo.

4.       Justificar o uso do aposto no contexto:
Aposto é o termo da oração que se junta a um substantivo, a um pronome ou a uma oração para explica-los, resumi-los ou identifica-los.

O aposto pode ser empregado com as seguintes finalidades:
·         Enumerar ou recapitular, nesse caso, pode aparecer depois de dois-pontos; vir precedido pelas expressões por exemplo, isto é; ou ser representado por um pronome indefinido, como  tudo, nada, ninguém, qualquer, etc.
·         Marcar uma distribuição, empregando um e outro, este e aquele, etc.
·         Marcar uma especificação, uma individualização; pode, nesse caso, vir ou não preposicionado.
·         Explicar, resumir ou identificar.

5.       Explicar a função do adjunto adnominal no texto:
Adjunto adnominal é o termo que caracteriza um substantivo sem a intermediação de um verbo. Pode-se dizer que é ima função adjetiva da oração, sendo, portanto, desempenhado por adjetivos, locuções adjetivas, artigos, pronomes adjetivos, e numerais adjetivos. Quanto aos pronomes e os numerais, serão adjuntos adnominais quando estiverem acompanhando um substantivo.
Para perceber como o adjunto adnominal faz parte efetiva do mesmo termo sintático que tem o substantivo como núcleo, basta substituir esse termo por um pronome substantivo:
A nova política salarial prejudica os trabalhadores de menor poder aquisitivo. = Ela prejudica-os.
Somente os substantivos podem ser acompanhados de adjuntos adnominais.
Ex.: O triste Zezé tem uma vida difícil.
Zezé ficará na doce lembrança.

6.       Indicar os adjuntos adverbiais no texto e explicar a circunstância que exprimem:
Circunstâncias de adjuntos adverbiais:
·         De tempo
·         De modo
·         De lugar
·         De dúvida
·         De intensidade
·         De afirmação/negação
·         De instrumento: com os dentes, com a faca, a lápis, à tinta.
·         De finalidade: para o exame, para o almoço.
·         De meio: de avião, de carro.
·         De companhia: com ele, com os amigos.
·         De assunto: sobre literatura, sobre língua.
·         De causa: com o calor, com a chuva.
·         De condição: sem dinheiro, sem autorização.

7.       Ampliar frases acrescendo adjuntos adverbiais que informem as circunstâncias solicitadas:
Os adjuntos adverbiais têm a função básica de indicar a circunstância ou intensificar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.
João tirou uma foto na pracinha. Ontem, João tirou uma foto na pracinha.
A primeira frase tem sentido completo, mas a segunda traz mais informações, pois possui um termo acessório, que no caso é um adjunto adverbial de tempo: ontem.

Não se esqueça de ler o livro didático, o caderno, folhas, refazer atividades e outros para estudar, pois o resumo é apenas para ajudar a estudar, e não contém tooodo o  conteúdo da prova.
Até mais! Não se esqueça de comentar! 

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