Língua Portuguesa
1. Identificar as características da carta do
leitor:
·
É um tipo de texto que expressa a opinião do
leitor sobre matérias publicadas em jornais ou revistas, faz solicitações ao
editor ou uma denúncia sobre um assunto de interesse social.
·
É um gênero argumentativo, pois tem a finalidade
de convencer o interlocutor.
·
Tem estrutura semelhante à casta pessoal,
apresentando local, data, vocativo, expressão cordial de despedida e assinatura.
·
A linguagem segue geralmente a norma-padrão, mas
pode variar conforme o perfil do leitor.
·
Não apresenta título.
2. Apontar o vocativo como um termo utilizado
para chamar ou interpelar a pessoa à qual se dirige:
Vocativo é o termo da oração por meio da
qual chamamos ou interpelamos nosso locutor, real ou imaginário.
Na escrita o vocativo aparece isolado por
vírgulas ou seguido de ponto de exclamação e pode vir precedido da interjeição
de chamamento ó.
Ex.:
Por
Deus, Ana, vamos encerrar essa discussão!
Posso
me retirar agora, senhor?
Pessoal!
Ó de casa, posso entrar?
3. Ampliar frases, acrescentando informação de
ordem explicativa:
Entre o aposto e o termo a que ele se
refere há quase sempre uma pausa, marcada na escrita pela vírgula ou, em casos
especiais, por dois-pontos, travessão ou parênteses.
Ex.:
Monteiro Lobato nasceu em Taubaté. -
Monteiro Lobato, o criador do Sítio do
Picapau Amarelo, nasceu em Taubaté.
Quando cheguei, eles ainda não tinham feito
nada. - Quando cheguei, eles ainda
não tinham feito nada: nem a pesquisa,
nem a discussão do tema.
Pode, às vezes, não haver pausa. Isso
ocorre quando o aposto especifica ou individualiza o termo a que se refere.
Ex.:
A escola fica na avenida Portugal,
perto da praça Pedro de Toledo.
4. Justificar o uso do aposto no contexto:
Aposto é o termo da oração que se junta
a um substantivo, a um pronome ou a uma oração para explica-los, resumi-los ou identifica-los.
O aposto pode ser empregado com as
seguintes finalidades:
·
Enumerar ou recapitular, nesse caso, pode
aparecer depois de dois-pontos; vir precedido pelas expressões por exemplo, isto é; ou ser representado por um pronome indefinido, como tudo,
nada, ninguém, qualquer, etc.
·
Marcar uma distribuição, empregando um e outro, este e aquele, etc.
·
Marcar uma especificação, uma individualização;
pode, nesse caso, vir ou não preposicionado.
·
Explicar, resumir ou identificar.
5. Explicar a função do adjunto adnominal no
texto:
Adjunto adnominal é o termo que caracteriza
um substantivo sem a intermediação de um verbo. Pode-se dizer que é ima função
adjetiva da oração, sendo, portanto, desempenhado por adjetivos, locuções
adjetivas, artigos, pronomes adjetivos, e numerais adjetivos. Quanto aos
pronomes e os numerais, serão adjuntos adnominais quando estiverem acompanhando
um substantivo.
Para perceber como o adjunto adnominal faz
parte efetiva do mesmo termo sintático que tem o substantivo como núcleo, basta
substituir esse termo por um pronome substantivo:
A nova política salarial prejudica os
trabalhadores de menor poder aquisitivo. = Ela prejudica-os.
Somente os substantivos podem ser
acompanhados de adjuntos adnominais.
Ex.: O triste Zezé tem uma vida
difícil.
Zezé ficará na doce lembrança.
6. Indicar os adjuntos adverbiais no texto e
explicar a circunstância que exprimem:
Circunstâncias de adjuntos adverbiais:
·
De tempo
·
De modo
·
De lugar
·
De dúvida
·
De intensidade
·
De afirmação/negação
·
De instrumento: com os dentes, com a faca, a
lápis, à tinta.
·
De finalidade: para o exame, para o almoço.
·
De meio: de avião, de carro.
·
De companhia: com ele, com os amigos.
·
De assunto: sobre literatura, sobre língua.
·
De causa: com o calor, com a chuva.
·
De condição: sem dinheiro, sem autorização.
7. Ampliar frases acrescendo adjuntos
adverbiais que informem as circunstâncias solicitadas:
Os adjuntos adverbiais têm a função básica
de indicar a circunstância ou intensificar um verbo, um adjetivo ou outro
advérbio.
João
tirou uma foto na pracinha. Ontem, João tirou uma foto na pracinha.
A primeira frase tem sentido completo, mas a
segunda traz mais informações, pois possui um termo acessório, que no caso é um
adjunto adverbial de tempo: ontem.
Não se esqueça de ler o livro didático, o caderno, folhas, refazer atividades e outros para estudar, pois o resumo é apenas para ajudar a estudar, e não contém tooodo o conteúdo da prova.
Até mais! Não se esqueça de comentar!
vlw
ResponderExcluir