segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Resumo de Ciências AV1 3º Trimestre

Oi pessoal! Olha só, a professora ainda não passou nada sobre o sistema urinário, mas vai cair na prova, provavelmente ela vai dar a matéria amanhã, mas leiam das páginas 116 até 119, porque mesmo sendo um sistema fácil e sem muitos órgãos, é bom estudar bastante :)


 Ciências
1.       Caracterizar a estrutura do coração e o funcionamento desse órgão:
O coração é uma bomba que impulsiona o sangue pelo corpo e é dividido em quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Ele é localizado na caixa toráxica, entre os pulmões, no local chamado de mediastino. Os batimentos cardíacos de contração são chamados sístole, e de relaxamento, diástole.

1.       Diferenciar circulação geral de circulação pulmonar:
Circulação pulmonar/pequena circulação: compreende o percurso do sangue do ventrículo direito até os pulmões, por meio da artéria pulmonar, e dos pulmões até o átrio esquerdo, por meio das veias pulmonares.
Circulação sistêmica/grande circulação: compreende o percurso do sangue do ventrículo esquerdo para todo o organismo, por meio da artéria aorta e de seus ramos, e dos diversos órgãos até o átrio direito, por meio das veias cavas e de seus ramos.

2.       Caracterizar os diferentes tipos de vasos sanguíneos presentes no corpo humano:
Artérias:
·         Partem do coração.
·         Tem paredes grossas, formadas por tecido muscular.
·         Suportam altas pressões.
·         O sangue circula com rapidez.
·         São elásticas, expandem-se a cada batimento cardíaco.
·         Afinam-se até formar arteríolas.
Veias:
·         Trazem o sangue até o coração.
·         Paredes mais finas do que as artérias.
·         O sangue circula mais lentamente.
·         Possuem válvulas que evitam refluxo.
·         As veias mais finas são vênulas.
Capilares:
·         Tubos muito finos.
·         São microscópicos, formados por uma única camada de células.
·         Do capilar sai uma solução contendo oxigênio e nutrientes para cada célula.
·         Esta solução volta ao capilar trazendo gás carbônico e resíduo.

3.       Reconhecer a importância do sangue no corpo humano:
O sangue, impulsionado pelo coração, percorre todo o corpo e tem as seguintes funções:
·         Transporte de nutrientes do intestino para todos os órgãos do corpo e suas células.
·         Transporte de impurezas das diferentes regiões do corpo para os órgãos excretores (rins) que filtram o sangue.
·         Transporte dos gases (O2 e CO2) que participam da respiração entre os pulmões e o restante do organismo.
·         Defesa do organismo devido à presença de glóbulos brancos, anticorpos e outros elementos de defesa.
·         Transporte de hormônios, substâncias produzidas pelas glândulas cuja função é regular grande parte de nossa atividade fisiológica.
·         Manutenção da temperatura corpórea, facilitando ou dificultando a perda de calor.

4.       Apontar a composição do sangue, de modo a reconhecer o papel de cada componente:
O sangue é formado por uma parte líquida, o plasma, e pelos elementos figurados: glóbulos vermelhos e brancos e plaquetas.
Plasma: parte líquida do sangue, que contém água, proteínas, oxigênio, gás carbônico, nutrientes, sais minerais, excretas, hormônios.
Hemácias: são os glóbulos vermelhos, células sem núcleo, achatadas, são produzidas na medula óssea e possui hemoglobina, o pigmento que dá cor vermelha ao sangue e tem função de transportar o oxigênio e gás carbônico.
Leucócitos: são os glóbulos brancos, desprovidas de hemoglobina, porém nucleadas, são produzidas na medula dos ossos longos e nos gânglios linfáticos e participam do processo de defesa do organismo, podendo ocorrer por fagocitose, diapedese, emitindo pseudópodes, etc.
Plaquetas: são fragmentos de células formadas na medula óssea, e tem função relacionada ao processo de coagulação sanguínea, que depende da presença do cálcio e da vitamina K (encontrada em brócolis, espinafre, iogurte...).

5.       Demonstrar conhecimento sobre a organização do sistema urinário, os órgãos que o compõem e suas respectivas funções, de modo a evidenciar a importância desse sistema para o organismo:
Rins: são dois órgãos vermelho-escuros, com a forma de um feijão de aproximadamente 12 centímetros. Em cada rim, a borda interna côncava constitui o hilo renal, por onde passam a artéria renal, a veia renal e o início do ureter, canal de escoamento da urina. Cada rim é um conjunto de muitos túbulos que filtram o sangue, chamados néfrons.
Os néfrons limpam o plasma sanguíneo de substâncias inúteis ou tóxicas, como ureia e ácido úrico, que, dissolvidas na água, vão formar a urina. Além de purificar o plasma sanguíneo, os rins também desempenham um papel de controle da pressão arterial e da quantidade de água no organismo.
Vias urinárias: as vias urinárias comunicam os rins com o exterior. Compreendem os cálices renais, a pelve renal, os ureteres, a bexiga e a uretra. Os cálices renais comunicam-se com a pelve renal, que se estende até o ureter, que liga cada rim à bexiga. Desta sai um canal, a uretra, que se abre para o exterior por meio de um orifício.

6.       Explicar o processo de excreção:
A excreção consiste na eliminação, pelo organismo, de substâncias nitrogenadas tóxicas. Pela urina nosso organismo elimina ureia, produzida no fígado a partir da amônia, que é resultante do metabolismo das proteínas, e água. O ácido úrico, outro produto do metabolismo das proteínas, também é eliminado pela urina.

7.       Reconhecer as unidades de filtração do sistema urinário, bem como o seu funcionamento:
Néfrons: recebem o sangue que chega por meio de pequenas arteríolas, que são ramificações da artéria renal. Chegando ao néfrons, a arteríola se ramifica em pequeníssimos capilares que entram numa região do néfrons chamada cápsula de Bowman. Tais capilares se enrolam e se aglomeram de tal forma que passam a formar um glomérulo dentro da cápsula de Bowman.
A alta pressão nos capilares do glomérulo força a parte fluida do sangue a atravessar as paredes da cápsula de Bowman. Então, água, sais minerais, glicose, aminoácidos, ureia e ácido úrico são filtrados caindo no interior do néfrons. O líquido passa pelos túbulos renais que constituem o néfrons. No caminho, glicose, aminoácidos, parte dos sais minerais e parte da água são reabsorvidos, isto é, abandonam os túbulos renais e retornam para a corrente sanguínea dos vários capilares que circundam o néfrons.
Resta no interior do néfrons um líquido mais concentrado com água, sais minerais, ureia e ácido úrico e algumas outras substâncias: a urina, que vai para o tubo coletor, e depois leva a urina para as pirâmides renais até cair nas vias urinárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário