1. Caracterizar a estrutura do coração e o
funcionamento desse órgão:
O coração é uma bomba que impulsiona o sangue pelo corpo e é
dividido em quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Ele é localizado
na caixa toráxica, entre os pulmões, no local chamado de mediastino. Os
batimentos cardíacos de contração são chamados sístole, e de relaxamento,
diástole.
1. Diferenciar circulação geral de circulação
pulmonar:
Circulação pulmonar/pequena circulação:
compreende o percurso do sangue do ventrículo direito até os pulmões, por meio
da artéria pulmonar, e dos pulmões até o átrio esquerdo, por meio das veias
pulmonares.
Circulação sistêmica/grande circulação:
compreende o percurso do sangue do ventrículo esquerdo para todo o organismo,
por meio da artéria aorta e de seus ramos, e dos diversos órgãos até o átrio
direito, por meio das veias cavas e de seus ramos.
2. Caracterizar os diferentes tipos de vasos
sanguíneos presentes no corpo humano:
Artérias:
·
Partem do coração.
·
Tem paredes grossas, formadas por tecido
muscular.
·
Suportam altas pressões.
·
O sangue circula com rapidez.
·
São elásticas, expandem-se a cada batimento
cardíaco.
·
Afinam-se até formar arteríolas.
Veias:
·
Trazem o sangue até o coração.
·
Paredes mais finas do que as artérias.
·
O sangue circula mais lentamente.
·
Possuem válvulas que evitam refluxo.
·
As veias mais finas são vênulas.
Capilares:
·
Tubos muito finos.
·
São microscópicos, formados por uma única camada
de células.
·
Do capilar sai uma solução contendo oxigênio e
nutrientes para cada célula.
·
Esta solução volta ao capilar trazendo gás
carbônico e resíduo.
3. Reconhecer a importância do sangue no corpo
humano:
O sangue, impulsionado pelo coração,
percorre todo o corpo e tem as seguintes funções:
·
Transporte de nutrientes do intestino para todos
os órgãos do corpo e suas células.
·
Transporte de impurezas das diferentes regiões
do corpo para os órgãos excretores (rins) que filtram o sangue.
·
Transporte dos gases (O2 e CO2) que participam
da respiração entre os pulmões e o restante do organismo.
·
Defesa do organismo devido à presença de
glóbulos brancos, anticorpos e outros elementos de defesa.
·
Transporte de hormônios, substâncias produzidas
pelas glândulas cuja função é regular grande parte de nossa atividade
fisiológica.
·
Manutenção da temperatura corpórea, facilitando
ou dificultando a perda de calor.
4. Apontar a composição do sangue, de modo a
reconhecer o papel de cada componente:
O sangue é formado por uma parte líquida, o
plasma, e pelos elementos figurados: glóbulos vermelhos e brancos e plaquetas.
Plasma: parte líquida do sangue, que
contém água, proteínas, oxigênio, gás carbônico, nutrientes, sais minerais,
excretas, hormônios.
Hemácias: são os glóbulos vermelhos,
células sem núcleo, achatadas, são produzidas na medula óssea e possui
hemoglobina, o pigmento que dá cor vermelha ao sangue e tem função de
transportar o oxigênio e gás carbônico.
Leucócitos: são os glóbulos brancos,
desprovidas de hemoglobina, porém nucleadas, são produzidas na medula dos ossos
longos e nos gânglios linfáticos e participam do processo de defesa do
organismo, podendo ocorrer por fagocitose, diapedese, emitindo pseudópodes,
etc.
Plaquetas: são fragmentos de células
formadas na medula óssea, e tem função relacionada ao processo de coagulação
sanguínea, que depende da presença do cálcio e da vitamina K (encontrada em
brócolis, espinafre, iogurte...).
5. Demonstrar conhecimento sobre a organização
do sistema urinário, os órgãos que o compõem e suas respectivas funções, de
modo a evidenciar a importância desse sistema para o organismo:
Rins: são dois órgãos
vermelho-escuros, com a forma de um feijão de aproximadamente 12 centímetros.
Em cada rim, a borda interna côncava constitui o hilo renal, por onde passam a
artéria renal, a veia renal e o início do ureter, canal de escoamento da urina.
Cada rim é um conjunto de muitos túbulos que filtram o sangue, chamados
néfrons.
Os néfrons limpam o plasma sanguíneo de
substâncias inúteis ou tóxicas, como ureia e ácido úrico, que, dissolvidas na
água, vão formar a urina. Além de purificar o plasma sanguíneo, os rins também
desempenham um papel de controle da pressão arterial e da quantidade de água no
organismo.
Vias urinárias: as vias urinárias
comunicam os rins com o exterior. Compreendem os cálices renais, a pelve renal,
os ureteres, a bexiga e a uretra. Os cálices renais comunicam-se com a pelve
renal, que se estende até o ureter, que liga cada rim à bexiga. Desta sai um
canal, a uretra, que se abre para o exterior por meio de um orifício.
6. Explicar o processo de excreção:
A excreção consiste na eliminação, pelo
organismo, de substâncias nitrogenadas tóxicas. Pela urina nosso organismo
elimina ureia, produzida no fígado a partir da amônia, que é resultante do
metabolismo das proteínas, e água. O ácido úrico, outro produto do metabolismo
das proteínas, também é eliminado pela urina.
7. Reconhecer as unidades de filtração do
sistema urinário, bem como o seu funcionamento:
Néfrons: recebem o sangue que chega
por meio de pequenas arteríolas, que são ramificações da artéria renal.
Chegando ao néfrons, a arteríola se ramifica em pequeníssimos capilares que
entram numa região do néfrons chamada cápsula de Bowman. Tais capilares se
enrolam e se aglomeram de tal forma que passam a formar um glomérulo dentro da
cápsula de Bowman.
A alta pressão nos capilares do glomérulo
força a parte fluida do sangue a atravessar as paredes da cápsula de Bowman.
Então, água, sais minerais, glicose, aminoácidos, ureia e ácido úrico são
filtrados caindo no interior do néfrons. O líquido passa pelos túbulos renais
que constituem o néfrons. No caminho, glicose, aminoácidos, parte dos sais
minerais e parte da água são reabsorvidos, isto é, abandonam os túbulos renais
e retornam para a corrente sanguínea dos vários capilares que circundam o
néfrons.
Resta no interior do néfrons um líquido mais
concentrado com água, sais minerais, ureia e ácido úrico e algumas outras
substâncias: a urina, que vai para o tubo coletor, e depois leva a urina para
as pirâmides renais até cair nas vias urinárias.
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