Língua
Portuguesa
1. Interpretar as ideias explícitas e
implícitas do texto:
2. Relacionar as ideias explícitas ou
implícitas do texto em análise com informações diversificadas:
3. Interpretar o sentido de palavras ou
expressões, com base no contexto:
4. Reconhecer as características de uma resenha
crítica:
·
Trata-se de um texto que informa sobre um objeto
cultural, destacando aspectos positivos e negativos dele, com a finalidade de
orientar o leitor a consumi-lo ou não.
·
Tem estrutura relativamente livre.
·
Descreve o objeto e avalia seus aspectos mais
significativos.
·
Apresenta verbos predominantemente no presente
do indicativo.
·
Linguagem
geralmente impessoal, de acordo com a norma-padrão, mas que pode variar
conforme o veículo em que é publicada e o público a que se destina.
5. Interpretar resenhas críticas,
identificando as intenções do resenhista:
A intenção do resenhista é fazer com que os
leitores consumam ou não o produto que está sendo tratado, de acordo com as
características (positivas ou negativas) dadas.
6. Estabelecer relações intertextuais entre a
obra lida e outros textos:
7. Identificar os complementos nominais
presentes em um texto percebendo o valor de sentido que eles têm:
Complemento nominal é o termo
sintático que complementa nomes, isto é, substantivos, adjetivos e advérbios.
Normalmente é precedido de preposição e
quase sempre representa o alvo para o qual tende um movimento, um sentimento ou
uma disposição.
Ex.: Nicolau tem muito interesse por leitura. (Complemento nominal).
O complemento nominal pode ter como núcleo:
·
Um substantivo: Ele é apaixonado pelos filhos.
·
Um pronome: Sempre moramos perto deles.
·
Um numeral: Esta refeição é suficiente para dois.
·
Uma palavra ou oração substantivada: O asilo tem
necessidade de que todos colaborem na
campanha do agasalho.
8. Completar a significação de palavras, de
acordo com as exigências da transitividade nominal e com o contexto:
9. Identificar as três situações diferentes de
o verbo se referir ao sujeito: na voz ativa, passiva e reflexiva:
Voz: é a forma tomada pelo verbo
para indicar a relação entre a ação expressa por ele e o sujeito. Essa relação
pode ser de atividade, de passividade ou de atividade e passividade ao mesmo
tempo.
Voz Ativa: indica que a ação
expressa pelo verbo é praticada pelo
sujeito.
Ex.: A
comissão (sujeito agente) sorteou (voz
ativa) a tartaruga para o exame
antidoping.
Voz passiva: Indica que a ação
expressa pelo verbo é recebida pelo
sujeito.
Ex
Agente da passiva: é o termo da
oração que, na voz passiva, corresponde ao ser que realiza a ação recebida pelo
sujeito. Esse termo sempre é introduzido pela preposição por ou de.
Voz passiva analítica: formada pelos
verbos ser ou estar + particípio do verbo principal + agente da passiva.
Ex.: A
tartaruga (sujeito paciente) foi
sorteada (verbo auxiliar + particípio) pela
comissão (agente da passiva) para
o exame antidoping.
Voz passiva sintética: formada por
verbo transitivo direto na 3ª pessoa + se
+ sujeito paciente.
Ex.: Sorteou-se a tartaruga.
Voz reflexiva: indica que a ação
expressa pelo verbo é praticada e
recebida pelo sujeito.
Ex.: A tartaruga (sujeito) lava-se (voz reflexiva) no lago.
Para admitir flexão de voz, o verbo precisa
ser transitivo direto ou intransitivo direto e indireto.
10. Apontar o sujeito do texto, reconhecendo-o
como agente ou paciente do processo verbal:
Ex.: “Homens que não sabem ler e morrem de
fome plantaram e colheram a cana”.
Sujeito de plantaram: Homens
Sujeito de colheram: Eles
São agentes e estão na voz ativa.
11. Transformar frases com verbos na voz ativa
para a voz passiva e vice-versa, explicando a alteração de sentido/intenção:
Voz ativa: Policiais cercavam os ladrões.
Voz passiva: Os ladrões estavam cercados por
policiais.
Não houve alteração de sentido, mas houve
de intenção: indicar que a ação expressa pelo verbo é recebida pelo sujeito.
12. Fazer a concordância nominal adequada com a
palavra meio, observando o contexto discursivo:
A professora não deu esse critério, e eu
não achei no livro, assim que achar, eu posto.
13. Empregar a palavra menos, obedecendo à
característica de classe de palavra invariável:
A professora não deu esse critério, e eu
não achei no livro, assim que achar, eu posto.
14. Escrever segundo as normas ortográficas:
Gente, sou da unidade Joana D'arc, e a nossa professora nos passou um trechinho sobre "MENOS" e "MEIO":
ResponderExcluirA expressão “meio” ora se comporta como adjetivo, ora como advérbio. Quando assume o papel de adjetivo, concorda com o substantivo a que se refere. No caso da função de advérbio, refere-se a um verbo, adjetivo ou outro advérbio, permanece, portanto, invariável.
Menos:
É um advérbio, portanto é invariável. Não existe “menas”.
Espero ter ajudado!
Obrigada pela colaboração, foi muito útil sim, pena que eu não vi seu comentário antes, se não eu teria atualizado o resumo, mas, enfim, obrigada.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirgente, vamos criar um grupo no whatsapp? sou do bj são jose de petropolis
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