Ciências
1. Reconhecer a função dos ossos, músculos e
articulações:
Ossos:
-Sustentar o peso do corpo.
-Proteger órgãos delicados (pulmões,
coração e cérebro).
·
São estruturas vivas
·
Camada interna é composta pela medula óssea
vermelha (produz células sanguíneas)
·
Reservatório de cálcio e ferro
·
São articulados, o que possibilita movimentação
Músculos:
Propriedades: Contráteis: sob a ação de estímulos elétricos
ou de outra natureza, os músculos encurtam.
Elásticos:
voltam ao comprimento normal quando cessa o estímulo.
Articulações:
Articulações móveis/sinoviais:
cotovelo, joelho, úmero, rádio e ulna.
Articulações
semimóveis/cartilagíneas: articulações das vértebras e das costelas com a
coluna vertebral.
Articulações imóveis/fibrosas: são
ossos do crânio que permanecem fixos, formando suturas.
2. Identificar os principais ossos do corpo
humano:
3. Reconhecer a organização e a importância do
sistema nervoso no corpo humano:
O sistema nervoso não só coordena e integra
as funções do organismo como relaciona-o com o meio físico. Pode ser dividido
em duas partes:
Sistema nervoso central: encéfalo (cérebro,
cerebelo e bulbo).
Sistema nervoso periférico: nervos
cranianos e raquidianos.
4. Relacionar os órgãos do sistema nervoso às
respectivas funções:
Cérebro: controle do raciocínio,
memória, aprendizagem, inteligência, movimentos voluntários, recepção dos
estímulos sensoriais.
Cerebelo: manter o equilíbrio do
corpo, coordenar os movimentos e permitir orientação espacial.
Bulbo: controle das atividades
involuntárias e cardiorrespiratório.
O sistema nervoso é responsável pelo
ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as
condições externas, bem como as condições dentro do próprio corpo e elaborar
respostas que se adaptem a essas condições.
Medula espinal: conduz os impulsos
nervosos sensoriais, produzidos nos órgãos dos sentidos e impulsos nervosos
motores para os músculos.
Nervos cranianos e raquidianos:
conduzem ao sistema nervoso central as informações sensoriais e levam as ordens
para os músculos e glândulas.
5. Reconhecer a organização e a função de um
neurônio, evidenciando o mecanismo de sinapse:
A célula básica do sistema nervoso é o
neurônio, uma célula estrelada com ramificações, os dendritos, que conduzem
impulsos nervosos para o corpo celular. Os estímulos nervosos passam para outro
neurônio, ou para um músculo ou glândula, por meio de um longo prolongamento, o
axônio, envolvido por uma membrana gordurosa e isolante, a bainha de mielina.
Dois neurônios não se tocam, e o espaço
entre eles é chamado sinapse. O estímulo nervoso passa de um neurônio para
outro conduzido por substâncias chamadas de mediadores químicos.
6. Identificar a função e as subdivisões do
sistema nervoso autônomo:
A divisão autônoma do sistema nervoso
encontra-se separada em parte simpática e parassimpática. Essas partes
geralmente são antagônicas. Quando determinados nervos ativam os músculos lisos
do corpo, outros nervos inibem essa ação. Por exemplo, os nervos
parassimpáticos induzem a dilatação dos vasos sanguíneos e diminuem o ritmo
cardíaco; os nervos simpáticos provocam a contração dos vasos e aumentam o
ritmo cardíaco.
7. Reconhecer como é a organização da orelha e
qual o papel que desempenha na audição e para o equilíbrio:
O sentido da audição nos põe em contato com
o ambiente por meio de ondas sonoras transportadas pelo ar e nos permite entrar
em comunicação uns com os outros.
Organização:
A orelha externa é a receptora das
ondas sonoras. Compreende a orelha, que se prolonga pelo meato acústico
externo, onde se encontram as glândulas produtoras de cera. Separa-se da orelha
média pela membrana timpânica.
A orelha média é denominada cavidade
timpânica, atravessada por uma cadeia de ossículos (martelo, bigorna, estribo)
que transmitem as vibrações sonoras para a orelha interna.
A orelha interna é cheia de líquido,
e até ela chegam terminações nervosas. A cóclea constitui o aparelho coclear,
destinado à audição. O conjunto dos ductos semicirculares e do utrículo
constitui o labirinto vestibular, destinado a manter o corpo em equilíbrio.
Audição:
O som é produzido pelas vibrações de corpos
sonoros. Essas vibrações propagam-se no ar e são recolhidas na orelha, que as
afunila para dentro do meato acústico externo. Atingindo a membrana timpânica, fazem
com que esta vibre para frente e para trás.
As vibrações da membrana passam pelos três
ossículos da orelha média, enviando vibrações até a cóclea. Esse movimento puxa
os pelos microscópicos das células da membrana, gerando sinais nervosos que vão
atingir o cérebro por meio do nervo coclear.
Equilíbrio:
Os ductos semicirculares são ocos e estão
dispostos em três planos perpendiculares entre si. Todos os ductos são
preenchidos pela endolinfa, um fluido que pressiona as diferentes terminações
nervosas de cada ducto sempre que mudamos de posição, e esse sinal é enviado à
parte central do sistema nervoso.
Se girarmos muito rapidamente a cabeça, a
endolinfa excitará as terminações nervosas dos três ductos ao mesmo tempo
provocando a sensação de tontura.
8. Identificar as múltiplas funções da pele no
organismo humano:
Proteção:
Protege o organismo contra desidratação.
Impede a entrada de micro-organismos.
Suor e sebo contêm substâncias capazes de
matar bactérias.
Regulação da temperatura:
Através da transpiração e da dilatação dos
vasos sanguíneos da pele, o calor do corpo transfere-se para o ambiente.
A tela subcutânea proporciona um isolamento
térmico.
Pelos podem levantar e reter uma camada de
ar, impedindo que o calor escape.
Armazenamento:
Armazena gordura.
Produz vitamina D, o que evita raquitismo, na
presença dos raios solares.
Sensibilidade:
Capta a sensação de pressão, calor, frio,
dor e tato.
Meu Deus...
ResponderExcluirEstou no 8° ano, do colégio Bom Jesus Internacional Aldeia, em 2015 e o conteudo não mudou nadinha kkkkk
Obrigado ae pelo resumo