terça-feira, 13 de novembro de 2012

Resumo de ciências AV2 3º Trimestre

Oi pessoal! Essa prova vai ter bastante matéria, então estudem bastante. Algumas dicas são: ler as páginas o livro, ler  o caderno, refazer as folinhas de atividades e escrever o resumo à mão, pois ajuda a memorizar.


Ciências
1.       Reconhecer a função dos ossos, músculos e articulações:
Ossos:
-Sustentar o peso do corpo.
-Proteger órgãos delicados (pulmões, coração e cérebro).
·         São estruturas vivas
·         Camada interna é composta pela medula óssea vermelha (produz células sanguíneas)
·         Reservatório de cálcio e ferro
·         São articulados, o que possibilita movimentação
Músculos:

Propriedades:   Contráteis: sob a ação de estímulos elétricos ou de outra natureza, os músculos encurtam.
Elásticos: voltam ao comprimento normal quando cessa o estímulo.
                Articulações:
                Articulações móveis/sinoviais: cotovelo, joelho, úmero, rádio e ulna.
                Articulações semimóveis/cartilagíneas: articulações das vértebras e das costelas com a coluna vertebral.
                Articulações imóveis/fibrosas: são ossos do crânio que permanecem fixos, formando suturas.

2.       Identificar os principais ossos do corpo humano:

3.       Reconhecer a organização e a importância do sistema nervoso no corpo humano:
O sistema nervoso não só coordena e integra as funções do organismo como relaciona-o com o meio físico. Pode ser dividido em duas partes:
Sistema nervoso central: encéfalo (cérebro, cerebelo e bulbo).
Sistema nervoso periférico: nervos cranianos e raquidianos.

4.       Relacionar os órgãos do sistema nervoso às respectivas funções:
Cérebro: controle do raciocínio, memória, aprendizagem, inteligência, movimentos voluntários, recepção dos estímulos sensoriais.
Cerebelo: manter o equilíbrio do corpo, coordenar os movimentos e permitir orientação espacial.
Bulbo: controle das atividades involuntárias e cardiorrespiratório.
O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições externas, bem como as condições dentro do próprio corpo e elaborar respostas que se adaptem a essas condições.
Medula espinal: conduz os impulsos nervosos sensoriais, produzidos nos órgãos dos sentidos e impulsos nervosos motores para os músculos.
Nervos cranianos e raquidianos: conduzem ao sistema nervoso central as informações sensoriais e levam as ordens para os músculos e glândulas.

5.       Reconhecer a organização e a função de um neurônio, evidenciando o mecanismo de sinapse:
A célula básica do sistema nervoso é o neurônio, uma célula estrelada com ramificações, os dendritos, que conduzem impulsos nervosos para o corpo celular. Os estímulos nervosos passam para outro neurônio, ou para um músculo ou glândula, por meio de um longo prolongamento, o axônio, envolvido por uma membrana gordurosa e isolante, a bainha de mielina.
Dois neurônios não se tocam, e o espaço entre eles é chamado sinapse. O estímulo nervoso passa de um neurônio para outro conduzido por substâncias chamadas de mediadores químicos.



6.       Identificar a função e as subdivisões do sistema nervoso autônomo:
A divisão autônoma do sistema nervoso encontra-se separada em parte simpática e parassimpática. Essas partes geralmente são antagônicas. Quando determinados nervos ativam os músculos lisos do corpo, outros nervos inibem essa ação. Por exemplo, os nervos parassimpáticos induzem a dilatação dos vasos sanguíneos e diminuem o ritmo cardíaco; os nervos simpáticos provocam a contração dos vasos e aumentam o ritmo cardíaco.

7.       Reconhecer como é a organização da orelha e qual o papel que desempenha na audição e para o equilíbrio:
O sentido da audição nos põe em contato com o ambiente por meio de ondas sonoras transportadas pelo ar e nos permite entrar em comunicação uns com os outros.
Organização:
A orelha externa é a receptora das ondas sonoras. Compreende a orelha, que se prolonga pelo meato acústico externo, onde se encontram as glândulas produtoras de cera. Separa-se da orelha média pela membrana timpânica.
A orelha média é denominada cavidade timpânica, atravessada por uma cadeia de ossículos (martelo, bigorna, estribo) que transmitem as vibrações sonoras para a orelha interna.
A orelha interna é cheia de líquido, e até ela chegam terminações nervosas. A cóclea constitui o aparelho coclear, destinado à audição. O conjunto dos ductos semicirculares e do utrículo constitui o labirinto vestibular, destinado a manter o corpo em equilíbrio.

Audição:
O som é produzido pelas vibrações de corpos sonoros. Essas vibrações propagam-se no ar e são recolhidas na orelha, que as afunila para dentro do meato acústico externo. Atingindo a membrana timpânica, fazem com que esta vibre para frente e para trás.
As vibrações da membrana passam pelos três ossículos da orelha média, enviando vibrações até a cóclea. Esse movimento puxa os pelos microscópicos das células da membrana, gerando sinais nervosos que vão atingir o cérebro por meio do nervo coclear.

Equilíbrio:
Os ductos semicirculares são ocos e estão dispostos em três planos perpendiculares entre si. Todos os ductos são preenchidos pela endolinfa, um fluido que pressiona as diferentes terminações nervosas de cada ducto sempre que mudamos de posição, e esse sinal é enviado à parte central do sistema nervoso.
Se girarmos muito rapidamente a cabeça, a endolinfa excitará as terminações nervosas dos três ductos ao mesmo tempo provocando a sensação de tontura.

8.       Identificar as múltiplas funções da pele no organismo humano:
Proteção:
Protege o organismo contra desidratação.
Impede a entrada de micro-organismos.
Suor e sebo contêm substâncias capazes de matar bactérias.
Regulação da temperatura:
Através da transpiração e da dilatação dos vasos sanguíneos da pele, o calor do corpo transfere-se para o ambiente.
A tela subcutânea proporciona um isolamento térmico.
Pelos podem levantar e reter uma camada de ar, impedindo que o calor escape.
Armazenamento:
Armazena gordura.
Produz vitamina D, o que evita raquitismo, na presença dos raios solares.
Sensibilidade:
Capta a sensação de pressão, calor, frio, dor e tato.

              
                              
               

Um comentário:

  1. Meu Deus...
    Estou no 8° ano, do colégio Bom Jesus Internacional Aldeia, em 2015 e o conteudo não mudou nadinha kkkkk
    Obrigado ae pelo resumo

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