Língua
Portuguesa
1. Identificar no texto o início e o término
de um período.
A primeira oração começa no início da frase,
engloba um verbo ou locução verbal e vai até a conjunção, onde inicia o segundo
período.
Ex.: Acho muito
desagradável que vocês briguem por
qualquer coisa.
Meu desejo era que todos desaparecessem dali.
Os meninos
esperaram que a mãe saísse para pôr o som bem alto.
2. Transformar períodos compostos em períodos
simples e vice-versa.
Ex.:
É importante que o professor tome uma atitude.
É importante a tomada de atitude do
professor.
Ex.:
O homem levou o carro.
O homem levou o carro, mas não o roubou.
3. Analisar o tipo de relação que há entre as
orações de um período, observando a ideia de dependência ou independência
sintática ou semântica.
Período composto por coordenação: as
orações apresentam independência sintática entre si e são chamadas de
coordenadas.
Período composto por subordinação: as
orações funcionam como termos de outras orações e denominam-se subordinadas.
4. Interpretar o sentido expresso pelas
conjunções presentes no texto.
5. Identificar conjunções no texto de modo a
reconhecer o tipo de relação estabelecida por elas.
6. Substituir nos períodos as conjunções que
ligam as orações, mantendo o mesmo significado.
Ex.: Comprei apenas as revistas, porque [como,
visto que, já que] nenhum livro me interessou.
Cheguei mais cedo a fim de que [para que]
possamos conversar.
7. Estabelecer a coesão sequencial no texto
por meio de expressões conjuntivas.
8. Completar frases com orações de sentido
adequado à conjunção que a inicia.
É preciso identificar a conjunção e saber o
que ela expressa, para completar a frase de acordo.
Ex.: O diretor falava bem alto, a fim de
que...
Todos o ouvissem.
9. Empregar adequadamente a expressão senão,
reconhecendo-lhe as possibilidades de sentido.
Senão é uma conjunção adversativa e
preposição, com sentido de:
1.
Do contrário, caso contrário, de outro modo, de
outra forma.
Ex.: Venha logo, senão chegaremos atrasados.
2.
Mas, mas sim.
Ex.: Não comprou os livros que gosta, senão
os que precisa.
3.
Mais do que.
Ex.: Não há senão 20 passageiros a bordo.
4.
A não ser.
Ex.: Não lhe resta outra coisa senão pedir
perdão.
5.
Falha, defeito.
Ex.: A miss só tem um senão: seu nariz é fino
demais.
Eu sei que faltou o critério 7, mas eu não sei o que colocar, hehe. É só decorar as conjunções coordenativas e saber usar elas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário