Bom, para quem quiser estudar os critérios abaixo, esse resumo ajudará bastante. Se você estuda em qualquer colégio Bom Jesus, esses são os critérios do primeiro trimestre da 7ª série/8º ano.
1. Diferenciar o colonialismo europeu do século XVI do neocolonialismo do século XIX:
Colonialismo Europeu do século XVI
|
Neocolonialismo do século XIX
| |
Área principal de dominação
|
América
|
África e Ásia
|
Fase do capitalismo
|
Capitalismo mercantilista (comercial)
|
Capitalismo financeiro e monopolista (industrial)
|
Patrocinadores
|
Burguesia comercial e Estados metropolitanos europeus
|
Burguesia financeiro-industrial e Estados da Europa, América (EUA) e Ásia (Japão)
|
Objetivos econômicos
|
*Garantia de mercado consumidor para a produção econômica europeia
*Garantia de fornecimento de produtos coloniais, como artigos tropicais e metais preciosos.
|
*Reserva de mercado para produção industrial
*Garantia de fornecimento de matérias primas, como carvão, ferro, petróleo e metais preciosos.
*Controle dos mercados externos para investimento de capitais excedentes.
|
Justificativa ideológica
|
Expansão da fé cristã
|
O homem branco tem a missão de espalhar o progresso técnico-científico pelo mundo.
|
2. Caracterizar o termo darwinismo social de modo a relacioná-lo ao neocolonialismo do século XIX:
Teoria de Darwin (1859)
Sobrevivem as espécies que melhor se adaptarem ao meio em que vivem.
Justificativa-missão civilizadora.
· Características biológicas do povo (raça branca)
· Fé religiosa (cristianismo)
· Desenvolvimento técnico e científico (proveniente da revolução industrial)
3. Caracterizar os modelos de colonização do século XVI: povoamento e exploração:
Colonização de exploração:
· Atendia aos interesses da metrópole (país que colonizava).
· Era baseada na retirada de recursos e riquezas naturais (madeira e peles) das colônias com uso e mão de obra escrava.
· Foi introduzido nas colônias o cultivo de produtos agrícolas de alto valor no mercado europeu (cana de açúcar) algodão e tabaco.
Colonização de povoamento:
· Era baseada no trabalho livre e voltada para a criação de um mercado interno.
· O colonizador tinha interesse em devolver o território.
· Tinham autonomia e isso possibilitou a criação das bases do desenvolvimento.
4. Caracterizar as ações da Inglaterra após a Guerra dos Sete Anos:
A guerra dos sete anos foi uma disputa entre a França e a Inglaterra pela região do atual Canadá.
Eles disputavam, pois ambos desejavam o domínio do comércio de peles e pesca.
Os ingleses queriam atravessar os Montes Apalaches e o Rio Mississipi, avançando sobre as terras ocupadas pelos franceses.
Após a Guerra dos sete anos, os ingleses:
· Aumentaram os impostos sobre os colonos para suprir os gastos da guerra (lei do açúcar e lei do selo)
· Militarizaram dos colonos
· O comércio colonial ficou restrito, proibindo a exportação de fumo, arroz, alcatrão e madeira para outros países além da Inglaterra e Escócia.
5. Caracterizar as Leis Intoleráveis, as quais prejudicavam os colonos dos EUA:
· Ocupação da Inglaterra do Porto de Boston.
· Suspensão do direito de reunião na colônia.
· Fechamento das assembleias.
6. Identificar as principais características da Constituição dos EUA instituídas após a independência desse país:
A Constituição federalista dos EUA foi baseada nas teorias iluministas do filósofo Montesquieu. Os poderes da União foram divididos em Executivo, Legislativo e Judiciário, e o sistema adotado foi o presidencialismo. George Washington foi eleito o primeiro presidente dos EUA.
A Constituição dos EUA mantém suas características básicas desde 1790, porém pode ser alterada pela incorporação de novas medidas. Foram incorporadas dez novas normas (emendas) um ano após sua promulgação.
· Liberdade de expressão: todos têm direito à livre opinião, e o Estado não ode punir ninguém pela expressão de ideias.
· Liberdade de credo: todos têm direito a escolher sua religião.
· Liberdade de imprensa: o governo não pode interferir no conteúdo a ser publicado na imprensa.
· Liberdade de reunir-se em lugares públicos.
· Liberdade de ter armas de fogo.
· Liberdade de protestar contra as ações do governo e exigir mudanças.
Este resumo foi útil? Comente!
valeu ^^
ResponderExcluir