Bom, para quem quiser estudar os critérios abaixo, esse resumo ajudará bastante. Se você estuda em qualquer colégio Bom Jesus, esses são os critérios da primeira prova de geografia do segundo trimestre da 7ª série/8º ano.
Geografia
1. Reconhecer os grupos
étnicos que contribuíram na formação da população americana explicando a
diversidade desses povos nos países:
Astecas: Dominavam técnicas avançadas de construção com arrojo
arquitetônico, pavimentaram ruas com petróleo, construíram aquedutos, produziam
obras de artesanato, pintura e escultura. Desenvolveram a escrita pictórica, a
matemática e a astronomia. Deixavam a terra em descanso, e a irrigavam como
hoje em dia. Criavam animais, praticavam o comércio, desenvolveram a metalurgia
de ouro, prata, cobre, estanho e desenvolveram um calendário solar.
Alimentavam-se de milho, cacau, mel e carne.
Maias: Na época que os europeus chegaram à América, esta civilização já se
encontrava em decadência. Eram conhecidos como os “gregos do Novo Mundo”,
principalmente por seu forte desempenho na arquitetura. Eles elaboraram um
calendário completo e exato, com base em profundos conhecimentos Matemáticos e
Astronomicos, chegando a representar em tabelas, os eclipses da Lua e do Sol.
Viviam onde hoje estão situados Belize, Guatemala, Honduras, El Salvador entre
outros. Calendário solar: o ano era dividido em 365 dias, 18 meses com 20 dias
cada, além de um mês com cinco dias.
Incas: As terras ocupadas por esta civilização eram montanhosas, na maior parte
com mais de 3000 metros de altitude. Sua antiga capital era Cuzco. Foram a
primeira civilização americana a criar um animal de médio porte, a lhama, para
transporte. Atualmente os locais onde eles viviam são Peru, Bolívia, Chile e
Argentina. Construíram um canal de irrigação e desenvolveram a metalurgia.
2. Apontar fatores que
explicam o crescimento e distribuição da população no continente americano:
As taxas de crescimento populacional estão diretamente relacionadas ao
nível de desenvolvimento econômico e social de cada país. Isso explica, em
parte, as diferenças entre os índices de crescimento dos países
latino-americanos, que são elevados, e os índices do EUA e Canadá onde a
população cresce mais lentamente. A partir de 1950, várias conquistas médicas e
sanitárias foram estendidas a uma parte do mundo subdesenvolvido, incluindo
América - Latina, diminuindo os índices de mortalidade nessas regiões. Como não
ocorreu nenhuma alteração significativa no número de nascimentos houve uma
profunda aceleração no crescimento populacional nos países mais pobres da
América.
3. Interpretar e comparar
pirâmides etárias de países americanos:
Pirâmide etária: É um gráfico que apresenta a distribuição da
população por idade e por sexo. Ela serve para o planejamento socioeconômico
dos governos e para elaboração de planos de investimentos por alguns setores
empresariais.
As pirâmides etárias se dividem em três faixas de idades: jovens (0 a 19
anos), adultos (20 a 59 anos) e idosos (mais de 60 anos).
Os países desenvolvidos apresentam pirâmides com base estreita e topo
largo, já os países subdesenvolvidos apresentam pirâmides com base larga e topo
estreito.
4. Reconhecer a
distribuição da PEA americana nos setores da economia:
PEA: população economicamente ativa.
A PEA se distribui pelos três setores econômicos. De acordo com o grau
de desenvolvimento de um país, ele terá um ou outro setor mais desenvolvido.
5. Caracterizar a
mobilidade humana no continente americano:
Migração: movimento da população.
Imigração: entrada de pessoas no continente ou país.
Emigração: saída de pessoas de um país ou continente, em busca de melhor
qualidade de vida, buscando empregos no exterior.
A maior parte dos emigrantes americanos buscam os estados unidos. Outros
destinos da população Americana são a Espanha, o Japão e o Canadá.
O Brasil atrai Bolivianos e Peruanos, que vivem irregularmente no país.
O número de mulheres migrantes tem aumentado muito, principalmente das
domésticas.
6. Caracterizar a atividade
tectônica e de vulcanismo no continente americano:
O continente americano apresenta grande diversidade geológica. Devido à
sua grande extensão, possui terras situadas tanto próximas às zonas de contato
entra placas tectônicas, como na porção central dessas placas. Essa
característica, associada à variedade climática, criou formadas de relevo
diversificadas e de rara beleza natural.
A Terra é formada por 12 placas tectônicas que se movimentam sobre o
magma pastoso, elas se chocam, se afastam e se atritam continuamente.
As regiões do globo onde as placas tectônicas se chocam umas com as
outras estão sujeitas a terremotos de grande intensidade ou podem formar
montanhas, vulcões, falhas geográficas.
Observação:
·
Placas tectônicas que se chocam – convergentes
·
Placas tectônicas que se afastam – divergentes
·
Zona de subducção – área de convergência de
placas tectônicas, onde uma das placas desliza para debaixo da outra.
·
Zona de obducção – ocorre quando uma placa
tectônica é arrastada para cima de outra. É o oposto de subducção.
Zona de subducção debaixo da Cordilheira
dos Andes.
7. Identificar as
principais unidades do relevo americano, apontando características relevantes e
as influências no dia a dia da população:
O relevo americano se divide em montanhas e planaltos de leste,
planícies centrais e montanhas jovens de oeste.
Planícies centrais:
·
Planície do Rio São Lourenço: acompanha o vale desse rio, corresponde à
área mais povoada do Canadá e possui grande expressão econômica.
·
Prairies (pradarias), próximas aos Grandes Lagos, que corresponde a uma
área intensamente cultivada, onde se sobressai a cultura do trigo.
·
Planície do rio Orinoco: situada entre os Andes e os planaltos residuais
norte amazônicos, ocupando o território venezuelano. Apresenta vegetação
savana, onde se desenvolve a criação de bovinos.
·
Planície Amazônica: acompanha o rio Amazonas e caracteriza-se por uma
intensa sedimentação.
Planaltos da porção Oriental:
·
Planalto Canadense: te, a forma de uma grande ferradura voltada para a
baía de Hudson.
·
Montes Apalaches: se encontram as altitudes mais elevadas da América do
Norte, situado no estado da Califórnia do Norte.
Na América do Sul, os mais importantes são os planaltos e serras do
Atlântico-Leste-Sudeste (Brasil) e, no extremo sul da América do Sul, o
Planalto da Patagônia. Nessas formações encontram-se minerais, como ferro e
manganês, que são intensamente explorados no Canadá e Brasil. Nos Apalaches
desenvolve-se a atividade extrativa do carvão.
Gostaram do resumo? Comentem!
yes I liked the summary of geography.
ResponderExcluirthank you very hopefully help me hehehehe
Ajudou muito!!!!
ResponderExcluir:))
Muito bom!
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