Empreendedorismo
1° Diferenciar pessoa Física de Jurídica.Pessoa Física: É toda a pessoa do nascimento até a morte, enquanto pessoa civil. Economicamente pode atuar como autônomo, sócio, dependendo do caso.
Pessoa Jurídica: a unidade de pessoas naturais ou de patrimônios, que visa à consecução de certos fins, reconhecida pela ordem jurídica como sujeito de direitos e obrigações.
2° Compreender as siglas empresariais.
· SA (Sociedade Anônima): Empresa de capital aberto, geralmente de grande porte, cujo capital pertence à um grupo de sócios e um grupo de acionistas.
· S/S (Sociedade Civil): Constitui uma sociedade simples. Pequena empresa de prestação de serviços.
· LTDA (Sociedade Limitada): Nesse tipo de empresa, duas ou mais pessoas associam-se para a criação de uma pessoa jurídica. Quem responde pela sociedade são os sócios, quem responde pelas dívidas contraídas é o patrimônio da sociedade.
· Empresário/Individual: Oferece atividades para a produção de bens ou serviços, assumindo a responsabilidade integral pela empresa.
3º Diferenciar micro, pequena, média e grande empresa.
O que diferencia cada uma delas é o capital físico e bruto de cada empresa (o que a empresa ganha no ano) e o número de funcionários.
-Micro empresa: é definida como uma empresa que emprega menos de 10 pessoas e tem receita operacional bruta anual de até um milhão e duzentos mil reais.
-Pequena empresa: é definida como uma empresa que emprega menos de 50 pessoas e tem receita operacional bruta anual superior a um milhão e duzentos mil reais e inferior ou igual a dez milhões e quinhentos mil reais.
-Média empresa: é definida como uma empresa que emprega menos de 250 pessoas e tem receita operacional bruta anual superior a dez milhões e quinhentos mil reais e inferior ou igual a sessenta milhões de reais.
-Grande empresa: receita operacional bruta anual superior a sessenta milhões de reais.
4º Identificar aspectos positivos e negativos na ideia de negócio.
5º Reconhecer de modo geral as etapas de um plano de negócio.
· Identificação o empreendimento: dados feitos para identificar a sua empresa
· Caracterização do empreendimento: tipo de empreendimento que será implementado
· Análise de mercado e competitividade: ver as oportunidades que você percebe no seu empreendimento
· Consumidor: ver o perfil do consumidor
· Fornecedor: identifique seus fornecedores
· Concorrentes: identifique quais são seus concorrentes e seus pontos fortes e fracos
· Pessoal: dimensione sua equipe de trabalho
· Produtos e serviços: relacione os produtos que serão oferecidos pela empresa e suas características
· Publicidade e propaganda: ver as estratégias de comunicação, escolher os canais de comunicação que você pretende usar e definir uma marca, logomarca e slogan.
· Finanças: defina quais serão suas principais despesas.
Utilidade do plano de negócio
· Ver os prós e contras do negócio
· Conhecer os fornecedores
· Conhecer os concorrentes
· Conhecer o mercado
· Conhecer o público consumidor
Etapas de um plano de negócios
· Declare a sua meta (específica, mensurável, ação orientada, alcançável, tempo e recursos limitados).
· Classifique suas metas (priorize as metas, determine as metas de curto prazo – menos de 6 meses -, médio prazo – anual – ou longo prazo – mais de 3 anos -, e categorize as metas – individuais, familiares, desenvolvimento pessoal e financeiro -.).
· Explique a importância da sua meta (1-confirma que um objetivo é verdadeiramente digno da sua atenção. 2- Você terá um lembrete de por que você quis realizar esse objetivo.).
· Lista de itens para ação (pensar em como conseguirá atingir a meta).
· Declaração de metas (indicar o seu objetivo, porque quer chegar até ele e as ações necessárias para alcança-lo).
· Internalize suas metas (sinta a confiança e o poder, assim alcançará seus objetivos).
6º Diferenciar razão social de nome fantasia.
Razão Social: É o nome devidamente registrado sobre qual uma pessoa jurídica exerce suas atividades. A razão social se diferencia do nome dado ao estabelecimento Junto ao público. Normalmente associado ao serviço ou produto prestado pela empresa.
Nome Fantasia: É o nome comercial, de fachada; É o título popular, que se torna conhecido do público. Seu uso não é obrigatório, mas é recomendado para fins de marketing. Normalmente tem apelo e ajuda na informação da empresa.
7º Compreender o que é e para que serve a análise de mercado e competitividade.
Muitas oportunidades são encontradas pela identificação das tendências. Essas tendências merecem rigorosa atenção por parte das empresas para se destacar uma nova oportunidade. Por exemplo: um pet shop com serviço de diária, busca e entrega do animal, entre outras possibilidades de ganho.
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