Ensino Religioso
1. Exemplificar diferença como fenômeno natural e
diferença como produto social:
Natural:
Diz respeito às características humanas que possibilitam distinguir uma pessoa
demais como única, irrepetível e singular. Significa dizer que não existiu, não
existe e não existirá alguém exatamente igual a você (Cor da pele, cabelo
olhos, etnia...).
Social: É originada pelas relações desiguais de poder que “fabricam” o outro, ditando o que você deve ser, classificando como igual ou diferente. Neste caso, pode-se reconhecer e incluir, ou simplesmente, negar e excluir (Econômica, religiosa, politica...).
Social: É originada pelas relações desiguais de poder que “fabricam” o outro, ditando o que você deve ser, classificando como igual ou diferente. Neste caso, pode-se reconhecer e incluir, ou simplesmente, negar e excluir (Econômica, religiosa, politica...).
2. Relatar a forma como as Tradições Religiosas
podem auxiliar os jovens a compreender as dificuldades e a buscar o respeito
mesmo diante de conflitos:
As tradições religiosas, diante das diferenças, promovem reflexões para
conduzir os jovens ao discernimento, ajudando em seu desenvolvimento enquanto
sujeitos e cidadãos na comunidade em que vive. Ainda, auxiliam o jovem no seu
processo de socialização, sensibilizando-os para colher e reconhecer os seus
semelhantes, respeitando em suas singularidades.
• Cultiva-se o sentimento de pertença em que os jovens aprendem a valorizar e cultivar a cultura.
• Participação de palestras e encontros, cujos temas abordam os questionamentos e conflitos, a prática da caridade, sentindo-se parte importante da comunidade.
• Pela responsabilidade que cada jovem deve assumir diante do grupo.
• Cultiva-se o sentimento de pertença em que os jovens aprendem a valorizar e cultivar a cultura.
• Participação de palestras e encontros, cujos temas abordam os questionamentos e conflitos, a prática da caridade, sentindo-se parte importante da comunidade.
• Pela responsabilidade que cada jovem deve assumir diante do grupo.
3. Citar as orientações dadas aos jovens nas
Tradições Religiosas do Confucionismo, do Xintoísmo, do Cristianismo e do
Islamismo no processo de humanização dos jovens:
Confucionismo: Os jovens devem cultivar virtudes como amor e honestidade. Também devem dedicar-se ao máximo para ter uma educação que os de liberdade da ignorância, a fim de viverem mais plenamente na humanidade.
Confucionismo: Os jovens devem cultivar virtudes como amor e honestidade. Também devem dedicar-se ao máximo para ter uma educação que os de liberdade da ignorância, a fim de viverem mais plenamente na humanidade.
Xintoísmo: Os jovens aprendem a reverenciar os grandes personagens e familiares falecidos como uma forma de manter o presente em contato com o passado, conservando assim a memória dos ensinamentos transmitidos. Devem buscar a pureza, pois com ela, as pessoas vivem melhor com elas mesmas e enfrentam os desafios com mais naturalidade e sabedoria.
Cristianismo: A justiça, o amor e a fidelidade de Jesus à sua missão são exemplos de como os jovens cristãos devem se orientar em relações aos conflitos, as transformações e questionamentos, buscando sempre o entendimento e o reconhecimento da dignidade humana.
Islamismo: Os jovens devem conviver da melhor maneira possível com as diferenças, consideradas por Maomé bênçãos. Eles são iniciados nessa perspectiva, evitando o conflito com o outro, enfrentando os questionamentos e as transformações de uma forma coletiva e responsável.
O resumo ficou bom. :3 Obrigada!
ResponderExcluirEsses criterios nao sao da prova de recu?!?
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