terça-feira, 16 de outubro de 2012

Ensino Religioso 3º Trimestre

Oi pessoal! Desculpem pela demora, mas eu não tinha feito o resumo, então eu resolvi postar o resumo feito pela Sophia, com pequenas modificações. Acho que esta prova vai ser bem fácil, é basicamente só ler o livro umas duas vezes e deu, mas com bastante atenção, hein? Qualquer dúvida comentem.


Ensino Religioso
1.       Exemplificar diferença como fenômeno natural e diferença como produto social:
Natural: Diz respeito às características humanas que possibilitam distinguir uma pessoa demais como única, irrepetível e singular. Significa dizer que não existiu, não existe e não existirá alguém exatamente igual a você (Cor da pele, cabelo olhos, etnia...).
Social: É originada pelas relações desiguais de poder que “fabricam” o outro, ditando o que você deve ser, classificando como igual ou diferente. Neste caso, pode-se reconhecer e incluir, ou simplesmente, negar e excluir (Econômica, religiosa, politica...).

2.       Relatar a forma como as Tradições Religiosas podem auxiliar os jovens a compreender as dificuldades e a buscar o respeito mesmo diante de conflitos:
As tradições religiosas, diante das diferenças, promovem reflexões para conduzir os jovens ao discernimento, ajudando em seu desenvolvimento enquanto sujeitos e cidadãos na comunidade em que vive. Ainda, auxiliam o jovem no seu processo de socialização, sensibilizando-os para colher e reconhecer os seus semelhantes, respeitando em suas singularidades.
• Cultiva-se o sentimento de pertença em que os jovens aprendem a valorizar e cultivar a cultura.
• Participação de palestras e encontros, cujos temas abordam os questionamentos e conflitos, a prática da caridade, sentindo-se parte importante da comunidade.
• Pela responsabilidade que cada jovem deve assumir diante do grupo. 

3.       Citar as orientações dadas aos jovens nas Tradições Religiosas do Confucionismo, do Xintoísmo, do Cristianismo e do Islamismo no processo de humanização dos jovens:
Confucionismo: Os jovens devem cultivar virtudes como amor e honestidade. Também devem dedicar-se ao máximo para ter uma educação que os de liberdade da ignorância, a fim de viverem mais plenamente na humanidade.

Xintoísmo: Os jovens aprendem a reverenciar os grandes personagens e familiares falecidos como uma forma de manter o presente em contato com o passado, conservando assim a memória dos ensinamentos transmitidos. Devem buscar a pureza, pois com ela, as pessoas vivem melhor com elas mesmas e enfrentam os desafios com mais naturalidade e sabedoria.

Cristianismo: A justiça, o amor e a fidelidade de Jesus à sua missão são exemplos de como os jovens cristãos devem se orientar em relações aos conflitos, as transformações e questionamentos, buscando sempre o entendimento e o reconhecimento da dignidade humana.

Islamismo: Os jovens devem conviver da melhor maneira possível com as diferenças, consideradas por Maomé bênçãos. Eles são iniciados nessa perspectiva, evitando o conflito com o outro, enfrentando os questionamentos e as transformações de uma forma coletiva e responsável.

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