Empreendedorismo
1. Identificar os conceitos básicos de
marketing:
Marketing é uma expressão derivada da
palavra “mercari”, do latim, que significa comércio, mercar. É a entrega de
satisfação ao cliente na forma de benefício. O marketing é mais do que
propaganda ou venda. Busca atração, retenção e encantamento ao cliente.
É um processo que utiliza ferramentas para
a demanda (a procura do cliente por um determinado produto) aos desejos e
necessidades do consumidor.
1-produto.
2-público.
3-necessidade (fisiológica, estética, etc.).
4-estratégia de marketing (anúncios em
jornais, comerciais na TV...).
2. Diferenciar publicidade de propaganda:
Publicidade: divulgar, tornar
público.
Propaganda: compreender a ideia de
implantar; incluir uma ideia, uma crença na mente alheia.
Merchandising: é um conjunto de
operações táticas efetuadas no ponto de venda para colocar no mercado o produto
ou serviço certo no lugar certo, na quantidade certa, no preço certo, no tempo
certo, com o impacto visual adequado na exposição adequada.
3. Identificar os canais de divulgação:
Veja no critério abaixo.
4. Definir vantagens e desvantagens dos meios
de divulgação:
Televisão
É o meio de comunicação mais abrangente. É
vista em ambiente familiar e pode levar a uma discussão e troca de ideias sobre
os produtos.
Vantagens: meio audiovisual de
grande impacto, possibilita elevados níveis de penetração em todos os segmentos
da população, possibilita cobertura nacional, custo muito baixo por contato,
devido à sua eficácia e é um excelente veículo para a demonstração de produto e
serviço.
Desvantagens: necessidade de
orçamentos elevados para alcançar um mínimo impacto, dificuldade em alcançar um
alvo muito específico, saturação publicitária do meio, características técnicas
obrigam a um planejamento a longo prazo, elevados custos de produção, o tempo
de vida de um spot televisivo é normalmente curto, ás vezes há impossibilidade
de regionalização.
Marketing
Direto
É o meio mais personalizado. Pode ser mala
direta, telemarketing direto, e-mail, web marketing, venda face a face.
Vantagens: elevada possibilidade de
segmentação do alvo, possibilidade de um contato direto e personalizado com o
público-alvo, utilização de técnicas específicas de comunicação que garantem
uma maior eficácia nos resultados obtidos.
Impressão/escrita
É o meio mais versátil. Divide-se em:
- impresso cotidiano: nacional, regional.
- impresso periódico: revistas, semanários.
Vantagens: veículo essencialmente
informativo, maior tempo de exposição da comunicação ao alvo, possibilidade de
contato direto com o público de forma dinâmica, possibilidade de uma boa
reprodução de cores, não exige elevados orçamentos para um mínimo de impacto.
Desvantagens: baixos índices de
cobertura a alguns segmentos da população, infidelidade de audiência a cada
impresso, saturação publicitária, determinação de espaço e acompanhamento da
pauta, obrigam um planejamento de longo prazo.
Rádio
É um meio que exige menos concentração,
acompanhando-nos na maioria das nossas tarefas diárias.
Vantagens: possibilita a obtenção de
elevados índices de repetição, custo por contato muito baixo, diálogo direto
com o público, elevada capacidade de exploração musical, tornando-o um instrumento
fundamental na veiculação de um jingle, custos de produção muito baixos.
Desvantagens: fraca identificação e
demonstração do produto, rápido esgotamento da comunicação utilizada (por causa
dos níveis tão elevados de repetição) e saturação publicitária.
Mobiliário
Urbano
Pode ser outdoor, cartazes, zepelins,
placas, busdoor, front light, pontos de ônibus, termômetros e relógios, telas
em elevadores, etc.
Vantagens: boa penetração, não
requer uma atitude de seleção por parte do receptor para entrar em contato com
ele, obtém elevados índices de repetição, excelente meio para uma eficaz
identificação do produto, flexibilidade na forma, dimensão e regionalização.
5. Compreender as identidades de campanhas
publicitárias:
A identidade de uma campanha ou anúncio é o
registro da expressão utilizada. Há uma variedade de registros possíveis:
·
Demonstrativo
·
Emotivo
·
Humorístico
·
Autoritário
·
Grande espetáculo
·
Estético
·
Alegre
·
Dramático
6. Identificar os 4 Ps do marketing e sua
importância:
Produto: composto pelas
características, design, benefícios, marca, embalagem, serviços, garantia e
linha de produtos.
Preço: composto pelo preço da lista,
crédito, financiamento, descontos e política de preços.
Praça: composto pelos canais,
estoque, sortimento e locais de distribuição.
Promoção: composto pela propaganda,
promoção de vendas, relações públicas, venda pessoal e marketing direto.
Mt obrigada!
ResponderExcluirBjbj
blogsugarskull.blogspot.com
~Ella (á, tu sabe meu nome osaksoak)
Ui ~Ella, é a "marida" do ~L?KKK
ResponderExcluirMuito obrigado pelo resumo :D
KKKKK Nossa, Ale-kun kkkk Valeu pelo resumo Vivi!! :)
ResponderExcluir- Adi