segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Resumo de Geografia AV1 3º Tri

Oi pessoal! Eu não achei um critério, mas leiam o livro das páginas 211 até 221 que vocês vão se sair bem. E se alguém tiver encontrado, por favor, comente aqui nessa postagem!

Geografia
1.       Apontar características econômicas comuns entre Brasil, Argentina e México e respectiva localização geográfica desses países:
Características econômicas:
·         Mercado consumidor de porte considerável;
·         Abundância de matérias-primas agrícolas e minerais;
·         Oferta de mão de obra barata;
·         Fortes investimentos do estado em infraestrutura (transporte e energia);
·         Criação de empresas estatais e multinacionais em diversos setores;
·         Interesse em produzir o que antes era importado;
Localização geográfica:
Argentina: está totalmente localizado nos hemisférios sul e ocidental,
México: está totalmente localizado no hemisfério norte ocidental. Tem fronteiras ao norte com os Estados Unidos, ao Sul com Guatemala e Belize, ao leste com o Oceano Atlântico e ao oeste com o Pacífico.
Brasil: está totalmente localizado no hemisfério ocidental, e a maior parte no sul.


2.       Reconhecer os aspectos que caracterizam a política econômica adotada por Brasil, México e Argentina até o final dos anos 80 e as consequências decorrentes:
Como o objetivo foi produzir internamente bens industrializados que antes eram importados,  o processo de crescimento industrial do Brasil, Argentina e México ficou conhecido como industrialização por substituição de importação (ISI).
               Para possibilitar o desenvolvimento da indústria local, os países adotaram politica de restrição aos bens importados elevando as tarifas de importação e beneficiando, além das empresas privadas e estatais nacionais as próprias multinacionais instalas em seus territórios. Tratou-se, assim, de um modelo de desenvolvimento econômico caracterizado pelo protecionismo (as empresas nacionais e multinacionais instaladas no país eram protegidas da concorrência externa).
               Consequências:
•             As multinacionais se fortaleceram e provocaram a falência das empresas nacionais.
•             Durante duas ou três décadas de crescimento econômico expressivo e geração de empregos.
•             Ampliação do mercado consumidor.
•             Diversificação de produtos exportados, com a presença de bens industrializados.
•             As empresas multinacionais foram adquirindo fatias cada vez maiores no mercado consumidor interno (isso reduziu a concorrência e permitiu as empresas impor preço no mercado).
•             Dependência tecnológica aos países desenvolvidos em que se situavam as sedes transnacionais.
•             Grande concentração de riqueza a poucas pessoas.
Abertura econômica e privatizações. No final dos anos 80 e início dos 90 o modelo baseado das empresas locais e na forte presença do estado foi sendo substituído por uma politica de abertura econômica e privatizações. Consequência:
•             Dependência desses países em relação aos investimentos estrangeiros.
•             As empresas multinacionais aumentaram a produção e as vendas.
•             Boa parte do setor de telefonia e o setor de energia passou para a mão de estrangeiros.
•             O poder dos grupos estrangeiros influenciou a vida da sociedade como a quantidade de empregos, a qualidade de serviços (telefone e energia) e também a politica econômica do governo.

3.       Caracterizar o espaço econômico mexicano com relação às principais atividades econômicas:
A abundância de prata, petróleo e outros minerais e a expansão da produção de energia elétrica, das indústrias petroquímicas, siderúrgicas e automobilísticas favoreceram o desenvolvimento industrial mexicano.
Entre os principais produtos agrícolas cultivados no México destacam-se o milho, algodão, café e cana-de-açúcar.
O turismo é uma importante atividade econômica desse país. Ele é o mais visitado da América Latina, por suas belas praias, monumentos e ruínas históricas das civilizações asteca e maia.

4.       Caracterizar a população mexicana com relação à sua composição étnica, crescimento, distribuição no território:
Com exceção da área localizada entre as cidades de Tampico e Veracruz, a costa do golfo do México é pouco habitada. Nos extremos norte e sul do país encontram-se as menores densidades demográficas. O mais importante centro urbano mexicano é sua capital, a Cidade do México, no planalto de Anauhac. É cercada por vulcões e é a cidade mais antiga das grandes cidades do continente, e uma das que mais crescem no mundo, com mais de 18 milhões de habitantes na área metropolitana.
No estado de Chiapas, o mais pobre do país, quase metade das habitações não está conectada à rede de esgoto, 30% da população é analfabeta e quem mais sofre com a miséria é a população indígena.

5.       Caracterizar a migração que ocorre no México:
As primeiras maquiadoras começaram a funcionar em 1965 e, em meados dos anos 1970, já eram cerca de 120, passando a 2 mil no final de 1994, ano da implantação do Nafta. Atualmente somam mais de 3 mil empresas. Algumas delas são: Canon, Motorola, Phillips, Sony e BMW. Essas multinacionais se beneficiam da barata mão de obra mexicana, de impostos e encargos sociais mais baixos, e que em sua maioria estão estrategicamente instaladas nas áreas de fronteira com os EUA. Em razão desses benefícios e do acordo de livre-comércio (Nafta), os produtos produzidos pelas maquiadoras são vendidos nos Estados Unidos, seu principal mercado consumidor, por um preço reduzido. Assim, para muitas multinacionais, o México acaba sendo uma ótima porta de entrada para o mercado estadunidense.

6.       Apontar aspectos do processo de urbanização do México:
Com a população crescendo numa proporção maior do que a oferta de trabalho, o desemprego fez aumentar intensamente o número de favelas em torno da capital e das demais principais cidades do país. A capital mexicana também enfrenta o problema da violência, com o aumento da criminalidade, decorrente do crescimento do tráfico de drogas. Outro problema é a poluição atmosférica. Isso se deve à grande quantidade de veículos particulares e à presença de indústrias, além das características topográficas da área ocupada pela cidade, pois as elevações não favorecem a dispersão dos poluentes.

7.       Caracterizar a população argentina com relação à sua composição étnica e aos indicadores socioeconômicos:

Em meados da década de 1990, o país começou a enfrentar sérias dificuldades econômicas. O plano de estabilização, que recebeu amplo apoio do FMI e do Banco Mundial, acabou provocando a redução das exportações, pois a valorização da moeda fez com que os produtos argentinos se tornassem mais caros no mercado internacional. As importações, por sua vez, aumentaram. Além disso, algumas empresas multinacionais que atuavam no país e empresas nacionais encerraram suas atividades, diminuindo a oferta de empregos. Com isso, o índice de desemprego elevou-se consideravelmente, assim como o número de trabalhadores sem registro em carteira e o número de argentinos vivendo em situação de pobreza.
A Argentina é composta por uma população basicamente branca de origem europeia, principalmente espanhola e italiana. 

8.       Identificar fatores do processo de urbanização na Argentina:

9.       Caracterizar o espaço econômico argentino com relação à atividade agropecuária, extrativista e industrial:
                   Subdividida em 4 regiões: Pampa, Chaco, Patagônia e Região Andina.
                   No Pampa, uma das áreas mais produtivas do globo, é praticada intensa atividade agrícola ao lado de uma excelente criação de bovinos e ovinos. Seu solo é muito fértil o que favorece a alta produtividade, principalmente do trigo. É nessa região que eles obtêm metade de sua produção agrícola, é a região mais dinâmica, concentrando grande parte da produção agropecuária industrial. É onde fica Buenos Aires e nessa região se concentra 60% da população do país.
                   O rebanho bovino corresponde a mais de 60 milhões de cabeça, a menos da metade do rebanho brasileiro, e destina-se principalmente a produção de carne.
                   Eles exportam grandes quantidades de carnes, cereais (trigo e soja) e lã.
                   Setor industrial: Os mais expressivos são: Alimento (carne) e o têxtil (couro e lã). Outros setores são o automobilístico, o metalúrgico e da construção civil.
                   As empresas multinacionais controlam a grande parte das indústrias.
                   Apesar da produção reduzida de minerais, merecem destaque: Chumbo, Zinco, Prata, Cobre e Urânio, utilizado nas centrais nucleares responsáveis pela geração de energia (2,5%).

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