segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Resumo de Português AV1 3º Trimestre

Ooi, desculpem a demora pra postar, mas é de português, então é bem mais longo e complicado. Aqui está, espero que estudem bastante. Não se esqueçam de ler as páginas: 67-69 sobre vozes do verbo; 160-163 sobre complementos nominais e outras, mas principalmente essas.


Língua Portuguesa
1.       Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto:
2.       Relacionar as ideias explícitas ou implícitas do texto em análise com informações diversificadas:
3.       Interpretar o sentido de palavras ou expressões, com base no contexto:
4.       Reconhecer as características de uma resenha crítica:
·         Trata-se de um texto que informa sobre um objeto cultural, destacando aspectos positivos e negativos dele, com a finalidade de orientar o leitor a consumi-lo ou não.
·         Tem estrutura relativamente livre.
·         Descreve o objeto e avalia seus aspectos mais significativos.
·         Apresenta verbos predominantemente no presente do indicativo.
·          Linguagem geralmente impessoal, de acordo com a norma-padrão, mas que pode variar conforme o veículo em que é publicada e o público a que se destina.

5.       Interpretar resenhas críticas, identificando as intenções do resenhista:
A intenção do resenhista é fazer com que os leitores consumam ou não o produto que está sendo tratado, de acordo com as características (positivas ou negativas) dadas.

6.       Estabelecer relações intertextuais entre a obra lida e outros textos:
7.       Identificar os complementos nominais presentes em um texto percebendo o valor de sentido que eles têm:
Complemento nominal é o termo sintático que complementa nomes, isto é, substantivos, adjetivos e advérbios.
Normalmente é precedido de preposição e quase sempre representa o alvo para o qual tende um movimento, um sentimento ou uma disposição.
Ex.: Nicolau tem muito interesse por leitura. (Complemento nominal).

O complemento nominal pode ter como núcleo:
·         Um substantivo: Ele é apaixonado pelos filhos.
·         Um pronome: Sempre moramos perto deles.
·         Um numeral: Esta refeição é suficiente para dois.
·         Uma palavra ou oração substantivada: O asilo tem necessidade de que todos colaborem na campanha do agasalho.
                                                             
8.       Completar a significação de palavras, de acordo com as exigências da transitividade nominal e com o contexto:
9.       Identificar as três situações diferentes de o verbo se referir ao sujeito: na voz ativa, passiva e reflexiva:
Voz: é a forma tomada pelo verbo para indicar a relação entre a ação expressa por ele e o sujeito. Essa relação pode ser de atividade, de passividade ou de atividade e passividade ao mesmo tempo.
Voz Ativa: indica que a ação expressa pelo verbo é praticada pelo sujeito.
Ex.: A comissão (sujeito agente) sorteou (voz ativa) a tartaruga para o exame antidoping.
Voz passiva: Indica que a ação expressa pelo verbo é recebida pelo sujeito.
Ex
Agente da passiva: é o termo da oração que, na voz passiva, corresponde ao ser que realiza a ação recebida pelo sujeito. Esse termo sempre é introduzido pela preposição por ou de.
Voz passiva analítica: formada pelos verbos ser ou estar + particípio do verbo principal + agente da passiva.
Ex.: A tartaruga (sujeito paciente) foi sorteada (verbo auxiliar + particípio) pela comissão (agente da passiva) para o exame antidoping.
Voz passiva sintética: formada por verbo transitivo direto na 3ª pessoa + se + sujeito paciente.
Ex.: Sorteou-se a tartaruga.
Voz reflexiva: indica que a ação expressa pelo verbo é praticada e recebida pelo sujeito.
Ex.: A tartaruga (sujeito) lava-se (voz reflexiva) no lago.
Para admitir flexão de voz, o verbo precisa ser transitivo direto ou intransitivo direto e indireto.

10.   Apontar o sujeito do texto, reconhecendo-o como agente ou paciente do processo verbal:
Ex.: “Homens que não sabem ler e morrem de fome plantaram e colheram a cana”.
Sujeito de plantaram: Homens
Sujeito de colheram: Eles
São agentes e estão na voz ativa.

11.   Transformar frases com verbos na voz ativa para a voz passiva e vice-versa, explicando a alteração de sentido/intenção:
Voz ativa: Policiais cercavam os ladrões.
Voz passiva: Os ladrões estavam cercados por policiais.
Não houve alteração de sentido, mas houve de intenção: indicar que a ação expressa pelo verbo é recebida pelo sujeito.
                                                                                               
12.   Fazer a concordância nominal adequada com a palavra meio, observando o contexto discursivo:
A professora não deu esse critério, e eu não achei no livro, assim que achar, eu posto.
13.   Empregar a palavra menos, obedecendo à característica de classe de palavra invariável:
A professora não deu esse critério, e eu não achei no livro, assim que achar, eu posto.
14.   Escrever segundo as normas ortográficas:

4 comentários:

  1. Gente, sou da unidade Joana D'arc, e a nossa professora nos passou um trechinho sobre "MENOS" e "MEIO":

    A expressão “meio” ora se comporta como adjetivo, ora como advérbio. Quando assume o papel de adjetivo, concorda com o substantivo a que se refere. No caso da função de advérbio, refere-se a um verbo, adjetivo ou outro advérbio, permanece, portanto, invariável.


    Menos:
    É um advérbio, portanto é invariável. Não existe “menas”.


    Espero ter ajudado!

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    1. Obrigada pela colaboração, foi muito útil sim, pena que eu não vi seu comentário antes, se não eu teria atualizado o resumo, mas, enfim, obrigada.

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  2. gente, vamos criar um grupo no whatsapp? sou do bj são jose de petropolis

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