domingo, 21 de outubro de 2012

Resumo de Empreendedorismo

Ooi gente! Nossa, sério, nem precisava fazer resumo para essa prova porque tem toda a matéria nas folhinhas que o professor nos deu, mas como eu sei que a maioria de vocês perdeu essas folhas, fiz o resumo mesmo assim, hehe'.


Empreendedorismo
1.       Identificar os conceitos básicos de marketing:
Marketing é uma expressão derivada da palavra “mercari”, do latim, que significa comércio, mercar. É a entrega de satisfação ao cliente na forma de benefício. O marketing é mais do que propaganda ou venda. Busca atração, retenção e encantamento ao cliente.
É um processo que utiliza ferramentas para a demanda (a procura do cliente por um determinado produto) aos desejos e necessidades do consumidor.

1-produto.
2-público.
3-necessidade (fisiológica, estética, etc.).
4-estratégia de marketing (anúncios em jornais, comerciais na TV...).

2.       Diferenciar publicidade de propaganda:
Publicidade: divulgar, tornar público.
Propaganda: compreender a ideia de implantar; incluir uma ideia, uma crença na mente alheia.
Merchandising: é um conjunto de operações táticas efetuadas no ponto de venda para colocar no mercado o produto ou serviço certo no lugar certo, na quantidade certa, no preço certo, no tempo certo, com o impacto visual adequado na exposição adequada.

3.       Identificar os canais de divulgação:
Veja no critério abaixo.

4.       Definir vantagens e desvantagens dos meios de divulgação:
Televisão
É o meio de comunicação mais abrangente. É vista em ambiente familiar e pode levar a uma discussão e troca de ideias sobre os produtos.
Vantagens: meio audiovisual de grande impacto, possibilita elevados níveis de penetração em todos os segmentos da população, possibilita cobertura nacional, custo muito baixo por contato, devido à sua eficácia e é um excelente veículo para a demonstração de produto e serviço.
Desvantagens: necessidade de orçamentos elevados para alcançar um mínimo impacto, dificuldade em alcançar um alvo muito específico, saturação publicitária do meio, características técnicas obrigam a um planejamento a longo prazo, elevados custos de produção, o tempo de vida de um spot televisivo é normalmente curto, ás vezes há impossibilidade de regionalização.

Marketing Direto
É o meio mais personalizado. Pode ser mala direta, telemarketing direto, e-mail, web marketing, venda face a face.
Vantagens: elevada possibilidade de segmentação do alvo, possibilidade de um contato direto e personalizado com o público-alvo, utilização de técnicas específicas de comunicação que garantem uma maior eficácia nos resultados obtidos.

Impressão/escrita
É o meio mais versátil. Divide-se em:
- impresso cotidiano: nacional, regional.
- impresso periódico: revistas, semanários.
Vantagens: veículo essencialmente informativo, maior tempo de exposição da comunicação ao alvo, possibilidade de contato direto com o público de forma dinâmica, possibilidade de uma boa reprodução de cores, não exige elevados orçamentos para um mínimo de impacto.
Desvantagens: baixos índices de cobertura a alguns segmentos da população, infidelidade de audiência a cada impresso, saturação publicitária, determinação de espaço e acompanhamento da pauta, obrigam um planejamento de longo prazo.

Rádio
É um meio que exige menos concentração, acompanhando-nos na maioria das nossas tarefas diárias.
Vantagens: possibilita a obtenção de elevados índices de repetição, custo por contato muito baixo, diálogo direto com o público, elevada capacidade de exploração musical, tornando-o um instrumento fundamental na veiculação de um jingle, custos de produção muito baixos.
Desvantagens: fraca identificação e demonstração do produto, rápido esgotamento da comunicação utilizada (por causa dos níveis tão elevados de repetição) e saturação publicitária.

Mobiliário Urbano
Pode ser outdoor, cartazes, zepelins, placas, busdoor, front light, pontos de ônibus, termômetros e relógios, telas em elevadores, etc.
Vantagens: boa penetração, não requer uma atitude de seleção por parte do receptor para entrar em contato com ele, obtém elevados índices de repetição, excelente meio para uma eficaz identificação do produto, flexibilidade na forma, dimensão e regionalização.

5.       Compreender as identidades de campanhas publicitárias:
A identidade de uma campanha ou anúncio é o registro da expressão utilizada. Há uma variedade de registros possíveis:
·         Demonstrativo
·         Emotivo
·         Humorístico
·         Autoritário
·         Grande espetáculo
·         Estético
·         Alegre
·         Dramático

6.       Identificar os 4 Ps do marketing e sua importância:
Produto: composto pelas características, design, benefícios, marca, embalagem, serviços, garantia e linha de produtos.
Preço: composto pelo preço da lista, crédito, financiamento, descontos e política de preços.
Praça: composto pelos canais, estoque, sortimento e locais de distribuição.
Promoção: composto pela propaganda, promoção de vendas, relações públicas, venda pessoal e marketing direto.

3 comentários:

  1. Mt obrigada!
    Bjbj
    blogsugarskull.blogspot.com
    ~Ella (á, tu sabe meu nome osaksoak)

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  2. Ui ~Ella, é a "marida" do ~L?KKK
    Muito obrigado pelo resumo :D

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  3. KKKKK Nossa, Ale-kun kkkk Valeu pelo resumo Vivi!! :)

    - Adi

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