segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Resumo de Língua Portuguesa AV2 3º Trimestre

Oi pessoal, desculpem a demora, mas sabem como é resumo de português, né? Eu tirei todos os critérios do tipo: escrever de acordo com as normas ortográficas, fazer relações com outros textos, relacionar ideias implícitas e explícitas... E aí sobraram 9 critérios. Ainda é muito, mas faz diferença. Estudem bastante, refaçam as atividades do livro e boa sorte!


Língua Portuguesa
1.       Identificar no texto o início e o término de um período.
A primeira oração começa no início da frase, engloba um verbo ou locução verbal e vai até a conjunção, onde inicia o segundo período.
Ex.: Acho muito desagradável que vocês briguem por qualquer coisa.
Meu desejo era que todos desaparecessem dali.
Os meninos esperaram que a mãe saísse para pôr o som bem alto.

2.       Transformar períodos compostos em períodos simples e vice-versa.
Ex.: É importante que o professor tome uma atitude.
É importante a tomada de atitude do professor.

Ex.: O homem levou o carro.
O homem levou o carro, mas não o roubou.

3.       Analisar o tipo de relação que há entre as orações de um período, observando a ideia de dependência ou independência sintática ou semântica.
Período composto por coordenação: as orações apresentam independência sintática entre si e são chamadas de coordenadas.
Período composto por subordinação: as orações funcionam como termos de outras orações e denominam-se subordinadas.

4.       Interpretar o sentido expresso pelas conjunções presentes no texto.
5.       Identificar conjunções no texto de modo a reconhecer o tipo de relação estabelecida por elas.




6.       Substituir nos períodos as conjunções que ligam as orações, mantendo o mesmo significado.
Ex.: Comprei apenas as revistas, porque [como, visto que, já que] nenhum livro me interessou.
Cheguei mais cedo a fim de que [para que] possamos conversar.

7.       Estabelecer a coesão sequencial no texto por meio de expressões conjuntivas.

8.       Completar frases com orações de sentido adequado à conjunção que a inicia.
É preciso identificar a conjunção e saber o que ela expressa, para completar a frase de acordo.
Ex.: O diretor falava bem alto, a fim de que...
Todos o ouvissem.

9.       Empregar adequadamente a expressão senão, reconhecendo-lhe as possibilidades de sentido.
Senão é uma conjunção adversativa e preposição, com sentido de:
1.       Do contrário, caso contrário, de outro modo, de outra forma.
Ex.: Venha logo, senão chegaremos atrasados.
2.       Mas, mas sim.
Ex.: Não comprou os livros que gosta, senão os que precisa.
3.       Mais do que.
Ex.: Não há senão 20 passageiros a bordo.
4.       A não ser.
Ex.: Não lhe resta outra coisa senão pedir perdão.
5.       Falha, defeito.
Ex.: A miss só tem um senão: seu nariz é fino demais.

Eu sei que faltou o critério 7, mas eu não sei o que colocar, hehe. É só decorar as conjunções coordenativas e saber usar elas.

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