domingo, 12 de agosto de 2012

Resumo de Ciências AV2 2º Tri

Oi pessoal! Eu sei que estou atrasada, mas teve aula no sábado, dia dos pais e tals... Pelo menos postei antes da semana começar. Ah, esse resumo teve a participação da Adi, só pra avisar.


Ciências
1.       Identificar os órgãos do sistema digestório e suas respectivas funções:
Boca: onde forma-se o bolo alimentar. Contém enzimas na saliva que atuam sobre o amido, é onde ocorre a 1ª transformação.
 - língua: deglutição (processo mecânico)
 - dentes: mastigação
 - saliva: insalivação (processo químico)
              Faringe: Passagem de ar e alimentos

                Esôfago: Condução dos alimentos para o estômago, através dos movimentos peristálticos (contrações musculares).

                Estômago: Onde o alimento sofre a 2ª transformação. É onde ocorre a digestão e é produzido o suco gástrico; formado por acido clorídrico e enzimas que atuam sobre as proteínas contidas nos alimentos.
Quimificação: O bolo alimentar transforma-se em quimo.

                Intestino Delgado: Onde ocorre a 3ª transformação.
Absorção: os nutrientes atravessam as paredes do intestino delgado através de vilosidades e caem na corrente sanguínea.
              Quilificação: o quimo transforma-se em quilo. Uso de 3 sucos:
              - Suco entérico: produzido pelas paredes do intestino delgado.
              - Suco pancreático: produzido pelo pâncreas.
              - Bile: produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar.

              Intestino Grosso:
              - Absorção de água.
              - Eliminação dos restos de alimentos não digeridos -> Formam fezes, que são eliminadas pelo ânus.

2.       Explicar o caminho percorrido pelos alimentos no interior do tubo digestório, bem como a absorção de nutrientes pelas células:
Caminho percorrido:
Boca -> Faringe -> Esôfago -> Estômago -> Intestino Delgado -> Intestino Grosso -> Ânus

Absorção de nutrientes pelas células:
·         Água, sais minerais, vitaminas – não sofrem transformação.
·         Carboidratos: amidos são transformados pela saliva e suco pancreático, vira maltose, que é transformado pelo suco entérico e vira glicose.
·         Proteínas: proteínas grandes – suco gástrico – proteínas menores – suco pancreático e entérico = aminoácidos.
·         Lipídeos: lipídeos – bile + suco pancreático = ácidos graxos ou glicerol.

3.       Identificar as glândulas anexas ao sistema digestório, bem como suas respectivas funções:
Glândulas salivares: as glândulas que produzem a saliva são conhecidas como parótida, submandibular e sublingual. Elas ajudam a umidificar os alimentos e a lubrificar a mucosa, facilitando a mastigação e a deglutição.

Pâncreas: É uma glândula com cerca de 15 centímetros de comprimento, formato triangular e alongado, localizada sob o estômago. Ele produz bicarbonatos e enzimas que compõem o suco pancreático, importantes hormônios, a insulina e o glucagon, apresentando função endócrina. A insulina facilita a entrada de glicose nas células, diminuindo a taxa dessa substância no sangue.  O glucagon induz a transformação do glicogênio armazenado no fígado em glicose, elevando a taxa desta no sangue.

Fígado: Pesa cerca de 1,5 quilograma, tem cor marrom-avermelhada e localiza-se no lado direito do abdome, na altura das últimas costelas, abaixo do diafragma. Ele regula o nível de glicose no sangue, converte a glicose em gordura, transforma a amônia em ureia, que é excretada na urina e sintetiza colesterol e proteínas importantes para a coagulação do sangue. Além disso, o fígado também produz a bile, que é temporariamente armazenada na vesícula biliar, situada sob o fígado.

4.       Diferenciar os processos mecânicos e químicos da digestão:
Processos mecânicos:
·         Deglutição.
·         Ação da bile sobre as gorduras (já que a bile não possui enzimas, é um processo mecânico).
·         Peristaltismo.
Processos químicos:
·         Ação de enzimas sobre nutrientes.
·         As enzimas são responsáveis ela quebra de moléculas grandes para a formação de menores.
·         No corpo humano, existem várias enzimas, e cada uma degrada um tipo de nutriente.
·         As enzimas são encontradas na boca, estômago e intestino delgado.

5.       Identificar os principais nutrientes presentes nos alimentos:
Vide critério 6.
6.       Classificar os nutrientes de acordo com a respectiva utilização pelo organismo, bem como definir a importância de cada um:
Nutrientes
Função
Alimentos
Proteínas
Plásticos
Carne, leite, ovos, feijão
Lipídios
Plásticos e energéticos
Óleos, manteiga, gorduras, amendoim
Carboidratos
Energéticos
Arroz, massas, farinhas, batata
Vitaminas (A, B, C, D, E, K...)
Reguladores
Verduras, frutas
Sais minerais (cálcio, ferro...)
Reguladores
Carne, leite, ovos, cereais, verduras
Água
Regulador
Água

Funções dos alimentos:
·         Energética: obtenção de energia, funciona como combustível.
·         Plástica: fabricar mais matéria viva; produzir mais células para crescer ou para substituir células mortas e desgastadas.
·         Reguladora: manutenção da saúde; substâncias reguladoras são necessárias em pequenas quantidades.

7.       Reconhecer os órgãos que compõem o sistema respiratório e as suas respectivas funções:
Cavidade Nasal: É dividida pelo septo nasal em direita e esquerda. Também é revestida por muco, que ajuda na filtração e no umedecimento do ar.

              Faringe: Se comunica com a cavidade nasal e permite a entrada de ar na traqueia.

                Laringe: Se localiza entre a faringe a traqueia. Na laringe contém a epiglote, que fecha o orifício de comunicação com a laringe, fazendo com que o alimento não vá para a traqueia.

                Traqueia: Tem cerca de 12 cm de comprimento e 2cm de diâmetro. É formada por uma série de anéis cartilaginosos.

                Brônquios: São duas ramificações da traqueia (direita e esquerda) que penetram nos pulmões. Os brônquios se ramificam, até formar os bronquíolos; que também se ramificam formando os alvéolos pulmonares.

              Pulmões:
              - Semelhante a esponjas cheias de ar.
              - Cor-de-rosa.
              - Envolvidos por duas membranas (Pleuras).
              - Entre elas (Pleuras) tem um líquido lubrificante.

8.       Apontar a sequência de órgãos percorridos pelo ar durante a respiração:
Narinas ou Cavidades Nasais -> Faringe -> Laringe -> Traqueia -> Brônquios, Bronquíolos e Alvéolos (microscópicos) -> Pulmões.

9.       Explicar como ocorre a hematose no corpo humano:
A função do sistema respiratório é basicamente garantir trocas gasosas com o meio ambiente. Hematose é um fenômeno da respiração pulmonar que ocorre no interior dos alvéolos pulmonares e consiste na troca do sangue venoso (rico em gás carbônico) em sangue arterial (rico em oxigênio). 

Durante a respiração:
A inspiração e a expiração ficam a cargo do diafragma, dos músculos intercostais e da expansibilidade da caixa torácica, que garantem a consequente expansão dos pulmões.

Ar inspirado: rico em gás oxigênio - nos alvéolos passa para o sangue, tornando-o arterial.
Ar expirado: rico em gás carbônico - retirado do sangue que chega aos alvéolos como sangue venoso.

Observações:
·         A bile, suco produzido no fígado, não contém enzimas, possui ação detergente.
·         Respiração celular é a queima de glicose para liberar energia que ocorre nas células, que gera gás carbônico.

 Tá bem completo, espero que gostem! 

2 comentários:

  1. Pessoal do Bom Jesus Sao Luiz,aki quem fala é o sergio do bom jesus canarinhos,so quero lembrar que quarta feira que vem tem prova de historia e essa quarta tem prova de ciencias,acho que os calendarios de provas sao diferentes.
    Vlw.

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