domingo, 26 de agosto de 2012

Resumo de Filosofia 2º Trimestre

Ooi pessoal, desculpem a demora, mas só consegui terminar o resumo agora, e acho que segunda-feira o resumo de geografia já estará aqui. Mais uma coisa; não se esqueçam da prova do livro terça-feira. Na verdade vai começar na terça, já que é um quiz show, vai levar mais de uma aula...


Filosofia
1.       Argumentar sobre o uso da imagem no mundo virtual:
A imagem no mundo virtual não é necessariamente a realidade. Muitos usam o mundo virtual para passar uma imagem ideal, mas que na verdade, não corresponde a realidade. Essas imagens também podem ser usadas para fins de marketing, para promover um produto, mostrando imagens de alegria e prazer.

2.       Relacionar o contexto da cibercultura com o conceito heideggeriano de serenidade:
Para todos nós, os equipamentos, aparelhos e máquinas do mundo técnico são hoje imprescindíveis. Estamos dependentes dos objetos técnicos que até nos desafiam a um sempre crescente aperfeiçoamento. Contudo, estamos apegados aos objetos técnicos que nos tornamos seus escravos. Porém, também podemos utilizar os objetos técnicos e, permanecer livre deles. Podemos utilizá-los tal como eles têm de ser utilizados. Podemos dizer “sim” à utilização inevitável dos objetos técnicos e podemos ao mesmo tempo dizer “não”, impedindo que nos absorvam, confundam e esgotem a nossa natureza. Se dissermos “sim” e “não” aos objetos, a nossa relação com o mundo técnico torna-se maravilhosamente simples e tranquila. Deixamos os objetos técnicos entrar em nosso mundo cotidiano e ao mesmo tempo deixamo-los fora. Gostaria de designar esta atitude do sim e do não simultâneos em relação ao mundo técnico com a palavra serenidade para com as coisas.
(Heidegger, 2001, p.24).

3.       Diferenciar o ser daquilo que parece ser, de acordo com Platão:
Mito da caverna:
Alguns homens moram em uma caverna, e estão acorrentados dos pés ao pescoço, não podendo se mexer. Só podem ver o que está na frente deles. Existe só uma entrada, de onde vem a luz, que está atrás deles, vinda de uma fogueira. Entre a fogueira e os homens, passam pessoas, segurando estátuas, e só o que os homens dentro da caverna veem são as sombras, a realidade, para eles.
Um dia, um dos homens se liberta e consegue sair da caverna. Ele descobre que tudo que havia visto não era a realidade, somente parecia ser. Ele voltou para a caverna e contou aos outros, mas seus amigos não acreditaram e passaram a chama-lo de louco, e resolveram mata-lo.
Platão.

Um exemplo disso na vida real é o poder midiático que poderia ser comparado às correntes que muitas vezes não nos permitem refletir, ir além daquilo que parece ser, ir além das imagens, das aparências.
Somos como que enfeitiçados pelos mitos midiáticos, queremos ser como tal pessoa, vestir-nos como tal atriz ou ser parecidos com tal cineasta. Será que penso por mim mesmo ou vou na “onda”? Sou um fantoche, um brinquedinhos que se deixa movimentar conforme a vontade dos outros?

4.       Apresentar argumentos fundamentados nas ideias de Platão, percebendo em que situações a preocupação com a aparência na sociedade é um fator dominante:
No mundo em que vivemos, muitas vezes nos deixamos levar pelas aparências e não buscamos o verdadeiro sentido das coisas, da realidade. Ficamos acomodados em nosso “mundinho”, em nossa “caverna”. Um exemplo disso é o poder midiático que poderia ser comparado às correntes que muitas vezes não nos permitem refletir, ir além daquilo que parece ser, ir além das imagens, das aparências.

O mundo da imagem, o mundo aparente, o mundo midiático pode causar confusão na cabeça do telespectador, por meio de um processo de persuasão. Somos hipnotizados pela especulação. Na mídia, algumas estratégias são utilizadas:

•             Chamar a atenção
•             Despertar o interesse
•             Provocar o desejo
•             Levar à ação

5.       Relacionar os conceitos de empenho e aprendizagem:
Empenho: significa se esforçar, trabalhar para conseguir algo.
Aprendizagem: Quando nascemos, iniciamos um continuo e ininterrupto processo de aprendizagem. Aprendemos, aos poucos, a andar e comer sozinhos. Vamos então, aprimorando-nos da linguagem e aprendendo o que em nosso meio social é considerado certo ou errado. Podemos dizer que todas as nossas experiências de vida são de aprendizagem, assim como nossas experiências particulares, mas também como as pessoas com as quais convivemos.

6.       Compreender a análise filosófica se Schopenhauer acerca da aprendizagem:
Com certeza, empenhamo-nos com mais afinco nas atividades que despertam nosso maior interesse. Schopenhauer (1788-1860), filósofo alemão, afirma na sua obra Arte de Escrever que “só se dedicará a um assunto com toda a seriedade alguém que esteja envolvido de modo imediato e que se ocupe dele com amor” (SCHOPENHAUER, 2007, p.23).

Gostaram? Comentem!

5 comentários:

  1. nssaaaa me salvo , a prova é amanha e o prof nao passo o cri. , aki é BJ divina porv de JS 2016 , e no bjc nao tinha resumo de filo , vlllw memo , e flw por cs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só q nagora o 1 cri nao tem mais uso e o ultimo nao ta aki \: (Deus me lembro agora que isso é de 2012 :) )

      Excluir
    2. caraaai so bj sao miguel 2019 o meu tb n pasaso kkkk

      Excluir
    3. se for o prof marcio de gaspar... nessa prova ganhamos tres questoes , na minha sala ele n passou o conteudo inteiroe o slide errado kkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. nossa muito muito muito obrigado mesmo,sou de santa catarina do bj aurora e tem prova amanha,esse site me salvou hahaha

    ResponderExcluir