quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Resumo de Empreendedorismo 7ª Série 2º Trimestre

Oi gente! Estamos de volta, e sim, um resumo na quarta-feira! Bom, isso é porque, para quem ainda não sabe, haverá prova na sexta-feira, então estudem bastante, ok?


Empreendedorismo
1° Diferenciar pessoa Física de Jurídica.
Pessoa Física: É toda a pessoa do nascimento até a morte, enquanto pessoa civil. Economicamente pode atuar como autônomo, sócio, dependendo do caso.
Pessoa Jurídica: a unidade de pessoas naturais ou de patrimônios, que visa à consecução de certos fins, reconhecida pela ordem jurídica como sujeito de direitos e obrigações.

2° Compreender as siglas empresariais.
·         SA (Sociedade Anônima): Empresa de capital aberto, geralmente de grande porte, cujo capital pertence à um grupo de sócios e um grupo de acionistas.
·         S/S (Sociedade Civil): Constitui uma sociedade simples. Pequena empresa de prestação de serviços.
·         LTDA (Sociedade Limitada): Nesse tipo de empresa, duas ou mais pessoas associam-se para a criação de uma pessoa jurídica. Quem responde pela sociedade são os sócios, quem responde pelas dívidas contraídas é o patrimônio da sociedade.
·         Empresário/Individual: Oferece atividades para a produção de bens ou serviços, assumindo a responsabilidade integral pela empresa.

3º Diferenciar micro, pequena, média e grande empresa.
O que diferencia cada uma delas é o capital físico e bruto de cada empresa (o que a empresa ganha no ano) e o número de funcionários.
-Micro empresa: é definida como uma empresa que emprega menos de 10 pessoas e tem receita operacional bruta anual de até um milhão e duzentos mil reais.
-Pequena empresa: é definida como uma empresa que emprega menos de 50 pessoas e tem receita operacional bruta anual superior a um milhão e duzentos mil reais e inferior ou igual a dez milhões e quinhentos mil reais.
-Média empresa: é definida como uma empresa que emprega menos de 250 pessoas e tem receita operacional bruta anual superior a dez milhões e quinhentos mil reais e inferior ou igual a sessenta milhões de reais.
-Grande empresa: receita operacional bruta anual superior a sessenta milhões de reais.

4º Identificar aspectos positivos e negativos na ideia de negócio.

5º Reconhecer de modo geral as etapas de um plano de negócio.
·         Identificação o empreendimento: dados feitos para identificar a sua empresa
·         Caracterização do empreendimento: tipo de empreendimento que será implementado
·         Análise de mercado e competitividade: ver as oportunidades que você percebe no seu empreendimento
·         Consumidor: ver o perfil do consumidor
·         Fornecedor: identifique seus fornecedores
·         Concorrentes: identifique quais são seus concorrentes e seus pontos fortes e fracos
·         Pessoal: dimensione sua equipe de trabalho
·         Produtos e serviços: relacione os produtos que serão oferecidos pela empresa e suas características
·         Publicidade e propaganda: ver as estratégias de comunicação, escolher os canais de comunicação que você pretende usar e definir uma marca, logomarca e slogan.
·         Finanças: defina quais serão suas principais despesas.

Utilidade do plano de negócio
·         Ver os prós e contras do negócio
·         Conhecer os fornecedores
·         Conhecer os concorrentes
·         Conhecer o mercado
·         Conhecer o público consumidor

Etapas de um plano de negócios
·         Declare a sua meta (específica, mensurável, ação orientada, alcançável, tempo e recursos limitados).
·         Classifique suas metas (priorize as metas, determine as metas de curto prazo – menos de 6 meses -, médio prazo – anual – ou longo prazo – mais de 3 anos -, e categorize as metas – individuais, familiares, desenvolvimento pessoal e financeiro -.).
·         Explique a importância da sua meta (1-confirma que um objetivo é verdadeiramente digno da sua atenção. 2- Você terá um lembrete de por que você quis realizar esse objetivo.).
·         Lista de itens para ação (pensar em como conseguirá atingir a meta).
·         Declaração de metas (indicar o seu objetivo, porque quer chegar até ele e as ações necessárias para alcança-lo).
·         Internalize suas metas (sinta a confiança e o poder, assim alcançará seus objetivos).

6º Diferenciar razão social de nome fantasia.
Razão Social: É o nome devidamente registrado sobre qual uma pessoa jurídica exerce suas atividades. A razão social se diferencia do nome dado ao estabelecimento Junto ao público. Normalmente associado ao serviço ou produto prestado pela empresa.
Nome Fantasia: É o nome comercial, de fachada; É o título popular, que se torna conhecido do público. Seu uso não é obrigatório, mas é recomendado para fins de marketing. Normalmente tem apelo e ajuda na informação da empresa.

7º Compreender o que é e para que serve a análise de mercado e competitividade.
Muitas oportunidades são encontradas pela identificação das tendências. Essas tendências merecem rigorosa atenção por parte das empresas para se destacar uma nova oportunidade. Por exemplo: um pet shop com serviço de diária, busca e entrega do animal, entre outras possibilidades de ganho.

Em
E aí, gostaram do resumo? Foi útil? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário